ASN GO
Compartilhe

Uma produtora de vivências cinematográficas

Ana Cristina levou sua produtora audiovisual para a Chapada dos Veadeiros, envolvendo a comunidade local em suas obras e dando início a um novo tipo de turismo
Por Marcos Vieira, de Anápolis
ASN GO
Compartilhe

      Com mais de 20 anos de experiência no mercado audiovisual e trabalhos realizados em diferentes cidades do Brasil e do mundo, a jornalista Ana Cristina Costa e Silva decidiu levar sua empresa, a Dharma Filmes e Vivências Cinematográficas, para Alto Paraíso de Goiás, município da região nordeste de Goiás.

      Ao lado da família, Ana Cristina construiu um parque cenográfico em uma propriedade rural de 50 hectares situada na Chapada dos Veadeiros, dando início a um projeto de turismo cinematográfico, uma área nova no Brasil e do qual ela é pioneira, inclusive é autora de livros que tratam do tema.

      Entre 2017 e 2018, a Dharma Filmes produziu a série de TV ‘Escola de Mistérios’, que foi exibida pela TV Brasil e emissoras educativas do país. Os episódios também foram disponibilizados em serviços de streaming e hoje podem ser vistos no Youtube. É a partir dessa obra que Ana Cristina estruturou o seu movie tour.

      “É possível estar onde a série foi filmada e passar por uma galeria de arte, com mostra permanente e bastidores da produção. Depois você entra em uma sala de cinema e assiste alguns episódios, passa pelo estúdio onde cenários foram remontados, conhece o figurino, visita locações externas e internas, tem ainda área de gamificação e um empório onde são vendidos souvenirs personalizados”, explica.

      A visão empreendedora de Ana Cristina não passa apenas pelo crescimento do seu negócio. Ela entende que precisa contribuir para fomentar todos os elos da economia criativa na região em que vive, inclusive buscando o envolvimento das pessoas no que a Dharma produz. A ‘Escola dos Mistérios’ tem em seu elenco crianças moradoras de Alto Paraíso, o que fez com que a população local se sentisse realmente parte da obra filmada na Chapada dos Veadeiros.

      Ana conta que o Sebrae foi importante para seu negócio, pois através do Sebraetec uma empresa foi contratada para ordenar toda a propriedade intelectual do que é produzido pela Dharma. “E a partir disso compreendemos essa questão importante. A consultoria se tornou uma bússola para nos guiar daqui para frente”, relata a profissional. O licenciamento da obra abre outro campo para ela, a possibilidade de se criar franquias.

      A empreendedora frisa que sua empresa tem uma “mandala de negócios” e que seus projetos são transmídias, ou seja, são contados em diferentes canais de interação com o público. “É uma produtora que depois cria as vivências cinematográficas baseadas nos mundos imaginários daquela obra”, diz ela, apontando um dos vieses do empreendimento.

      Ana Cristina reconhece que algo tão novo exige a abertura de um mercado. Sua visão é de criação de público, algo até disruptivo, reconhece a empresária, pois muitos produtores do audiovisual geralmente trabalham para ganharem editais governamentais, obtendo lucro na produção e sem se preocuparem tanto com os valores gerados com a audiência.

      Ela diz que a perspectiva para o futuro é boa, pois se trata de um negócio replicável e com crescimento exponencial. “Lançamos a primeira temporada, que já tem seus produtos, ou seja, a série seguirá sendo vista e os souvenirs comercializados mesmo com a segunda temporada, que já está escrita”. Ana conta que a ‘Escola dos Mistérios’ terá cinco temporadas.

      Paralelo a isso, a Dharma vai lançar ainda em 2020 uma ficção científica. “Sempre lidamos com assuntos que tem a ver com o imaginário local para ter aderência desse desdobramento do turismo cinematográfico”, afirma a empresária.

      A proposta do turismo cinematográfico tem despertado a atenção de muitos. Ana Cristina conta que sua empresa foi um das 14 experiências selecionadas para compor um estande do Ministério do Turismo em uma feira internacional que acontece no final do mês em São Paulo. “Ficamos felizes e honrados”, resume Ana Cristina.

-

SERVIÇO:

Dharma Filmes e Vivências Cinematográficas

Telefone: (61) 99669-7373

Endereço: Caixa Postal 136, Centro, Alto Paraíso de Goiás (GO), CEP: 73.770-000

Site: www.dharmafilmes.com.br

E-mail: [email protected]

Série ‘A Escola dos Mistérios’

Site: www.aescoladosmisterios.com.br

Facebook: aescoladosmisterios /

Instagram: @aescoladosmisterios

Youtube: /aescoladosmisterios

-

Informações para a imprensa:

No Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2236 / 2252 / 99456-2491

Na Ideorama Comunicação em Anápolis: Marcos Vieira – (62) 98124-7487