
Ângela Campos é moradora de Cidade Ocidental, município há 50 km de Brasília, e ainda não se formalizou como microempreendedora individual. Ela sempre atuou na área de vendas, mas desta vez, junto à filha, quer iniciar um novo empreendimento no setor de beleza: “É a primeira vez que venho à Sala do Empreendedor, quero saber como abro a minha MEI e também ter mais conhecimento sobre empreendedorismo” disse.
A Sala do Empreendedor de Cidade Ocidental fica na Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Trabalho – SMMADETT, no centro da cidade. Só em 2019 foram abertas 95 MEIs, mapeadas mais de 400 empresas no município e realizados 890 atendimentos e consultorias pelo Sebrae.
Ledir Martis, diretor de Indústria, Comércio e Turismo de Cidade Ocidental e responsável pela Sala do Empreendedor no município, explica que o projeto foi implantado no município há cerca de dois anos e que está aberto a toda comunidade: “A Sala do Empreendedor funciona de segunda a sexta, em horário comercial, os interessados não precisam agendar um horário para serem atendidos, basta virem até o local”
Ledir ainda explica que o espaço oferece diversos serviços à comunidade e que atende tanto empreendedores formais, quanto aqueles que ainda buscam a formalização: “Dentre os serviços que mais realizamos até agora estão: apoio e consultoria à abertura de MEIs, suporte para realização das declarações anuais e pagamentos de impostos” finalizou.
A Sala do Empreendedor é um projeto realizado em parceria entre o Sebrae e as prefeituras, que por sua vez, tem um papel fundamental neste trabalho. Ela presta informações e orientações sobre lei de zoneamento, formulários, notas fiscais, livros fiscais, exigências da Vigilância Sanitária, parcelamento de débitos municipais, uso e ocupação de solo (ambulantes), setor de licitações, aquisição da agricultura familiar (PAA, PNAE e PPAIS), emissão da DAP para grupos de agricultores familiares. Também providencia a Inscrição Municipal do contribuinte e faz a inscrição do MEI; além de disponibilizar agente do Banco do Povo oferecendo assessoria para financiamentos e encaminhando interessados ao Sebrae para cursos gratuitos de gestão e demais serviços.
-
Informações para a imprensa:
No Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2236 / 2252 / 99456-2491
Na Ideorama Comunicação em Luziânia: Viviane Sena – (61) 99822-0233
