Apaixonado pelo Cerrado, em especial pelo capim-colonião, João Gomes mostra que é possível produzir artesanato em harmonia com o meio ambiente
João Gomes, mais conhecido como Juão de Fibra, está hoje entre os ganhadores do Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato, cujos agraciados na 5ª edição foram anunciados nacionalmente pelo Sebrae no último dia 17 no Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (Crab), no Rio de Janeiro.
Para alcançar esse patamar, Juão enfrentou dificuldades e muita luta. Tudo começou como brincadeira, aos 6 anos de idade, quando saiu do Ceará e foi morar em Novo Gama, município goiano vizinho da capital do país.
Juão conta que olhava o Cerrado e via artesanato: “fiz guirlandas de Natal, arranjo de flores, mas minha vontade mesmo era preservar aquele bioma, tão devastado pelas queimadas”, relembra. Com o passar do tempo, aos 22 anos, o artesão se especializou em fibras. Começou a produzir bolsas, cestos e biojoias.
Em 2005 ele conheceu o Sebrae e teve seu primeiro contato com design de peças. “Fiquei encantado. Vi que estava no lugar certo e que tinha escolhido bem minha matéria-prima. Depois disso o trabalho deslanchou, além da minha produção comecei a dar aulas e ensinar minha técnica para outras pessoas. Hoje minha maior preocupação é formar novos artesãos que queiram dar sequência ao meu trabalho, principalmente com o capim-colonião”, afirma.
O artesão hoje é dono de um terreno em Novo Gama. O espaço será destinado a cursos, palestras, visitas guiadas e principalmente ao plantio do capim-colonião, matéria-prima para a confecção de seu artesanato e que hoje já não se encontra facilmente no Cerrado. Para ajudar a custear a realização de todo esse trabalho, ele lançou uma vaquinha no Instagram @juaodefibra.
Juão visitou as maiores feiras de artesanato do Brasil e em 2019 teve a oportunidade de viajar para a Itália, onde participou de um evento em Milão. E esse foi o caminho trilhado até o TOP 100 de Artesanato, prêmio que o próprio Juão de Fibra recebeu com surpresa. “Não acreditava que seria possível, fiz minha inscrição por insistência dos amigos. Escolhi o Cesto Quintella, que fiz em homenagem a Sônia Quintella, presidente da Artesol, para ser o meu representante. E deu certo. Fico muito feliz em representar o meu estado nessa premiação”, finaliza.
SERVIÇO
Instagram: @juaodefibra
Vaquinha: www.vakinha.com.br/2911725
Informações para a imprensa:
Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2236 / 2252 / 99456-2491
Na Regional Leste | Luziânia e Posse: Viviane Sena / Agência Entremeios Comunicação – (61) 99822-0233
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn