Cooperativa tem como missão transformar vidas por meio do empreendedorismo social reunindo costureiras e bordadeiras em Goiânia
Pela segunda vez, a cooperativa Bordana é uma das vencedoras do Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato. A premiação nacional contou com mais de mil projetos inscritos, e o resultado oficial foi divulgado no último dia 17, no Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (Crab), no Rio de Janeiro. As cem peças de produção artesanal que tiveram o reconhecimento passaram por três etapas de análise, sendo a etapa final de avaliação realizada por uma banca de jurados, especialistas do mercado. E a Bordana foi uma das reconhecidas.
Celma Grace de Oliveira, 52, representa a cooperativa da qual é fundadora e presidente. “A premiação nos mostra e faz entender que estamos indo pelo caminho certo, nos faz continuar acreditando que é possível, sim, viver com dignidade por meio do artesanato. Mais que isso, dá a dimensão para nossas bordadeiras e todos que trabalham conosco do tamanho do nosso trabalho”, completa.
Celma é uma geógrafa goiana que começou a empreender como forma de superar uma dor. Ela conta que foi por um anseio pessoal e por acreditar que a vida faz sentido quando se toca outras vidas que decidiu partir para o empreendedorismo social. “A Bordana nasceu de uma inquietude diante das injustiças sociais, diante dos problemas enfrentados do dia a dia e percebendo que podemos nos unir para resolvermos nossas questões”, explica.
O nome escolhido significa “Bordados + Ana” e se refere à filha de Celma, que faleceu em 2007, aos 10 anos de idade. Ana Carol gostava de desenhar, criar e sonhava em ser designer de moda. “Também sou filha de bordadeira e costureira, e foi por isso, no momento mais difícil da minha vida, que pensei na minha mãe, na minha filha e na história de tantas mulheres que foram buscar no artesanato, e especialmente no bordado, essa superação”, conta.
De acordo com Celma, o reconhecimento do prêmio aumenta a visibilidade e eleva o patamar do artesanato goiano. As peças que concorreram foram: um painel intitulado “Memória do Cerrado”, uma tela bordada em moldura, com tema também do Cerrado, e uma manta com a fauna e a flora do Cerrado, que levou mais de 224 horas de bordado.
O próximo passo das bordadeiras será expandir no mercado internacional. Apesar de já terem peças vendidas por todo país e algumas fora, a ideia é crescer ainda mais.
Fomento ao artesanato
A gestora do projeto de artesanato do Sebrae Goiás, a analista Daniela Caixeta, explica que o foco de sua atuação da instituição é organizar o segmento goiano, transformando esses artesãos em empreendedores, e que por isso foi uma alegria quando se constatou que o estado teve quatro vencedores em uma premiação com mais de mil inscritos (confira os outros ganhadores aqui, aqui e aqui).
“Estamos buscando sempre fomentar práticas empresariais para tornar os negócios de artesanato mais competitivos aqui e nacionalmente, promovendo a sensibilização e a articulação de atores estratégicos relacionados ao tema, à economia criativa e à produção associada em nosso estado”, afirma.
SERVIÇO
Loja: bit.ly/LojaIntegradaBordana
Facebook: www.facebook.com/BordanaCoop/
Fone: (62) 98426-6118
Informações para a imprensa
Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2236 / 2252 / 99456-2491
Em Goiânia: Aline Bouhid / Agência Entremeios Comunicação – (62) 98200-0404
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn