ASN GO Atualização
Compartilhe

Expo Joias de Pirenópolis reúne 30 expositores e mais de 3 mil peças em prata

Exposição realizada pelo Sebrae Goiás tem objetivo de fomentar negócios e consolidar cada vez mais o reconhecimento da joalheria exclusiva do município
Por Pollyana Cicatelli, de Pirenópolis
ASN GO Atualização
Compartilhe

Exposição realizada pelo Sebrae Goiás tem objetivo de fomentar negócios e consolidar cada vez mais o reconhecimento da joalheria exclusiva do município

Representantes do Sebrae, dos expositores e do município na abertura da 2ª Expo Joias de Pirenópolis (Fotos Leandro Barbosa)

Iniciando a programação da segunda edição da Expo Joias, a Pousada dos Pireneus, em Pirenópolis, recebeu, na tarde desta sexta-feira, 25, convidados, expositores e autoridades do estado para um almoço de abertura. A exposição foi inaugurada oficialmente às 15h, seguida por um bate-papo sobre a Identificação Geográfica das peças presentes. O evento segue até amanhã (27).

Com cerca de 30 expositores e mais de 3 mil peças em prata, a mostra também foi prestigiada por autoridades, como a secretária municipal de Turismo, Vanessa Leal, do secretário de Cultura, Ronaldo Félix, e ainda do prefeito Nivaldo Melo. Durante o almoço solene, os convidados puderam conferir um desfile com modelos regionais da terceira idade, além de apresentação com representante das cavalhadas, artista visual, cantora e sanfoneiro. O diretor superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, participou do evento.

Para o prefeito Nivaldo Melo, a exposição traz o merecido reconhecimento ao trabalho dos artesãos regionais, oferecendo novas oportunidades e proporcionando a movimentação econômica da cidade. “O evento une os artistas aos consumidores. Além das feiras convencionais da cidade, os artesãos contam com a oportunidade de mostrar o trabalho e gerar o sustento de forma digna”, disse o prefeito, que também destaca a possibilidade de adicionar o evento na agenda anual da cidade.

O Sebrae Goiás é um dos realizadores da Expo Joias e um dos apoiadores das duas entidades responsáveis por sua organização: a Associação Cultural e Ecológica dos Artesãos em Prata de Pirenópolis (Aceapp) e a Associação da Cultura Artesanal de Pirenópolis (Acap).

A feira propicia visibilidade e novos negócios para joalheiros

Apoio à Indicação Geográfica

Segundo o analista técnico e gestor estadual de Indicação Geográfica (IG) do Sebrae Goiás, João Luiz Prestes Rabelo, as associações são imprescindíveis para os produtores, o que permite o sucesso de forma simplificada, com garantia de controle e rastreabilidade dos produtos com a (IG). “A Identificação Geográfica das pratas de Pirenópolis é uma propriedade intelectual, que permite reconhecimento nacional e valorização cultural para o município”, pontua.

A IG é a junção de características exclusivas das peças produzidas pelos artesãos locais, que estão protegidas como um produto originário de uma área geográfica, que lhe confere qualidade, reputação e outros atributos essencialmente ligados à região onde são produzidos.

De acordo com João Luiz, Goiás conta apenas com duas Indicações Geográficas até o momento: a prata de Pirenópolis e o açafrão de Mara Rosa. Atualmente o Sebrae está auxiliando outras cidades na conquista do reconhecimento, como a esmeralda de Campos Verdes, o cristal de Cristalina e a cachaça de Orizona. “O Sebrae atua com o apoio do dossiê do produto, contando a história, com o caderno de especificações, forma de extração e fabricação, entre vários outros fatores”, completa o analista.

Para fortalecer ainda mais a produção de joias de prata no município, o Sebrae está buscando implantar ainda dois cursos técnicos profissionalizantes na Universidade Estadual de Goiás, em parceria com a secretaria da retomada. “Os cursos técnicos vão gerar renda, emprego, profissionalismo, ocupação e ainda vão auxiliar a manter a cultura para as novas gerações”, salienta o gestor.

Bate-papo foi uma das atividades do primeiro dia da feira

As pratas de Pirenópolis alcançaram a Indicação Geográfica em 2019, mas a produção das joias com as características atuais foi iniciada ainda na década de 70, por artesãos que vieram de outras regiões do país. O artista Carlos Ronald Henrique, natural de São Paulo, conta que aprendeu as técnicas da produção praticamente sozinho e teve a oportunidade de ensinar o trabalho para outras pessoas.

“Trabalho com artesanato há quase 40 anos e cheguei cedo em Pirenópolis, ao lado de mais dois outros pioneiros. Faço a fundição, a laminação, os desenhos e todas as outras etapas para chegar ao resultado final”, explica Carlos, que tinha altas expectativas para a Expo Joias 2022.

SERVIÇO

2ª Expo Joias Pirenópolis

Até 27 de novembro

Das 10h às 18h

Gratuito

Pousada dos Pireneus: Rua do Carmo, 80, Chácara Mata do Sobrado, Bairro do Carmo)

Informações para a imprensa

Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2236 / 2252 / 99456-2491

Na Regional Centro-Leste | Anápolis: Marcos Vieira / Agência Entremeios Comunicação – (62) 98124-7487

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn

  • evento
  • Expo Joias
  • exposição
  • Negócios
  • Pirenópolis