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2ª Expo Joias atrai mais de 2,5 mil visitantes e movimenta mercado em Pirenópolis

Em três dias, evento cumpriu missão de colocar a prata como um dos atrativos do roteiro de uma das cidades turísticas mais conhecidas do Centro-Oeste do Brasil
Por Marcos Vieira, de Pirenópolis
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Em três dias, evento cumpriu missão de colocar a prata como um dos atrativos do roteiro de uma das cidades turísticas mais conhecidas do Centro-Oeste do Brasil

O salão da Pousada dos Pireneus foi ocupado pela exposição e por espaço para bate-papos sobre o mercado (Fotos Leandro Barbosa)

Mais de 2,5 mil pessoas passaram pela 2ª Expo Joias de Pirenópolis, realizada neste último final de semana, na Pousada dos Pireneus. Foram três dias de evento – 25 a 27 de novembro –, em que os artesãos joalheiros da cidade puderam negociar suas criações e também dar visibilidade a um estilo de produção de peças reconhecido por Indicação Geográfica (IG) e que vem ganhando o mercado nacional e internacional. O Sebrae Goiás foi um dos realizadores da exposição, em apoio à Associação Cultural e Ecológica dos Artesãos em Prata de Pirenópolis (Aceapp) e à Associação da Cultura Artesanal de Pirenópolis (Acap).

O analista técnico do Sebrae Goiás João Luiz Prestes Rabelo, que também é gestor estadual de Indicação Geográfica da entidade, ressaltou que foram dias de muita troca de informações e negócios gerados. “Foi uma oportunidade de demonstrar o talento e a exclusividade que temos das joias em prata feitas em Pirenópolis. Muitas conexões foram feitas com compradores, com empresas parceiras e com o poder público”, disse.

João Luiz revelou que nos próximos dias será feito um levantamento com cada um dos expositores do volume de vendas gerado no evento, mas adiantou que é possível dizer que foi representativo, embora o ponto alto também tenha sido a divulgação dada ao trabalho de cada um, através de uma ampla cobertura feita pela imprensa de Goiânia e Brasília.

O analista informou alguns projetos que nascem a partir da 2ª Expo Joias, levantados em conversas com os artesãos: a importância de se investir em capacitação e ajudá-los a ter ferramentas de gestão e de marketing e conhecimentos financeiros para que o negócio siga saudável e, com isso, dê a visibilidade do tamanho do talento que cada um já tem.

Também existe um processo que culminou na IG reconhecida pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi) que busca incluir definitivamente a prata no circuito turístico do destino que é Pirenópolis, já muito procurado dentro e fora do país. “Estou satisfeito porque os artesãos se dedicaram, fizeram questão de contar suas histórias, explicar suas técnicas. Temos muito que fazer daqui para frente, mas a semente a gente plantou e agora é hora de consolidar o projeto”, comentou João Luiz.

O presidente da Aceapp, Ronisvon Mendes de Morais

O presidente da Aceapp, Ronisvon Mendes de Morais, classificou a 2ª Expo Joias como algo importantíssimo para Pirenópolis, que representou vendas – no caso dele acima da média – e deu visibilidade à arte produzida na cidade. Ele destacou o compromisso feito pelo prefeito Nivaldo Melo, de incluir a exposição no calendário oficial de eventos de Pirenópolis. Segundo Roni, essa era uma luta antiga da categoria. “Além disso, tivemos um reconhecimento muito grande dos visitantes, que adoraram o que viram, pois aqui tem muita diversidade. Vamos alavancar voos mais altos”, disse. Ele também falou do apoio dado pelo Sebrae aos artesãos joalheiros. “Estamos muito agradecidos. Tenho certeza que a entidade seguirá ao nosso lado, são parceiros há muitos anos, desde o começo para conseguir a Indicação Geográfica. Acredito que sem o Sebrae isso tudo não teria acontecido.”

Valorização

Amazona Fernandez, do Ateliê da Filigrama, ressaltou que a Expo Joias valoriza os artesãos, evidenciando as técnicas individuais que formam o Estilo Pirenópolis de se criar joias em prata. Segundo ela, nesse contexto a IG tem um papel fundamental, pois dá credibilidade ao trabalho de cada um, reforça que cada peça tem uma assinatura única e mostra que é um produto de qualidade, que dura muito tempo, passando de mãe para filha, por exemplo.

Amazona também disse que a exposição serve para estimular os jovens a serem artesãos, impedindo a extinção da técnica que fez as peças de Pirenópolis se tornaram famosas internacionalmente. A artesã é exemplo daquilo que defende: ela aprendeu a arte com o pai, Royer Fernandez, que por sua vez foi ensinado pelo tio. Seu marido, Márcio Barbosa, também artesão, desenvolveu seu estilo a partir de ensinamentos do professor Pel.

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Informações para a imprensa

Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2236 / 2252 / 99456-2491

Na Regional Centro-Leste | Anápolis: Marcos Vieira / Agência Entremeios Comunicação – (62) 98124-7487

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