Bate-papos levantaram temas importantes, e participação de representantes estrangeiros vai render parcerias
Durante a 2ª Expo Joias, realizada de 25 a 27 de novembro em Pirenópolis, foram promovidos bate-papos com empreendedores locais, para troca de experiências e debates sobre desafios que a categoria enfrenta atualmente. No sábado (27), o tema foi “Turismo de Experiências e o Mercado de Luxo em Pirenópolis”.
Mediado pela secretária de Turismo da cidade, Vanessa Leal, o evento teve as participações de Marcelo Sáfadi (Divina Pousada / Tutto Ristorante / Rosário 26 / Romaria Bistrô), Mércia Crema (Pousada dos Pireneus) e Marco Aurélio (artesão e joalheiro).
Vanessa disse que os números mostram crescimento da procura por destinos bucólicos e pelo turismo de experiência entre os mais ricos, o que representa um nicho a ser explorado. A empresária Mércia usou o exemplo da Pousada dos Pireneus para mostrar que o luxo atualmente representa despojamento, conforto e bem-estar.
Sáfadi confirmou a tendência. “O luxo vinha do material, do dourado, do lençol dos mil fios, que se você usar em Pirenópolis vai sentir calor e desconforto”, explicou o empresário, que é dono de uma pousada com somente 11 quartos, onde investe no turismo de experiência.
O joalheiro Marco Aurélio, o Marcão, contou um pouco da sua trajetória profissional e da importância de a categoria ter se unido em associações, culminando na conquista da IG no Inpi. Segundo ele, o Estilo Pirenópolis é valorizado no exterior, o que representa um mercado aberto, mas há desafios locais, como a criação de um centro de ensino para que futuras gerações possam aprender também a trabalhar a prata, a partir da tradição iniciada ainda na década de 1970.
No domingo (27), o tema do bate-papo foi “As Pratas da Casa’, mediado pela gestora estadual de Moda do Sebrae Goiás, Thaís Oliveira, com a participação de nomes de Pirenópolis que ajudam a divulgar a cidade.
A ex-modelo Tais Moreira, naturopata, contou da sua chegada a Pirenópolis, contribuindo para a mudança do atendimento na área em hotéis e pousadas, a partir da criação de uma agência de terapeutas, somando mais elementos ao turismo de experiências.
O artesão joalheiro Jota Clavijo também compartilhou sua experiência de ter rodado o mundo e depois fincado raízes em Pirenópolis, onde ajudou a fundar a comunidade de Terra Nostra, que deu origem ao estilo das joias em prata que virou marca da cidade.
Raíza Goulão, atleta de mountain bike, campeã nacional e internacional, demonstrou seu orgulho por Pirenópolis e os desafios de ser uma atleta profissional. Bruno Ribeiro, da Sorveteria Colorê, uma das marcas da cidade, também falou da sua trajetória e a escolha de fazer um produto artesanal, que exige mais trabalho, mas que segue a proposta inicial de quando abriu o negócio. Ernesto Matias, da Cervejaria Santa Dica, também falou dos desafios e do pioneirismo da sua marca, uma das primeiras cervejas artesanais produzidas em Goiás.
Representantes estrangeiros
Uma das grandes conquistas da 2ª Expo Joias foi sua internacionalização, a partir da participação de representantes de Panamá, Barbados, Gana, Argentina e Áustria.
Duas embaixadoras, Tonika Sealy-Thompson (Barbados) e Abena Busia (Gana), e o embaixador Miguel Lecaro Bárcenas (Panamá) estiveram nos três dias do evento.
A Embaixada da Argentina foi representada por Ingrid Laís de Oliveira, do Departamento Econômico, e a Embaixada da Áustria por Judith Schilderberger, ministra Conselheira e Chefe de Missão Adjunta.
O analista do Sebrae Goiás João Luiz Prestes Rabelo disse que um protocolo de intenções de cooperação foi firmado com esses países. “A gente vai retomar o diálogo para fazer essa negociação nos próximos 90 dias. Assim que o catálogo da exposição ficar pronto, vamos voltar nas embaixadas para entregá-lo e retomar a conversa”.
De acordo com João, uma das possibilidades ventiladas, e que será amadurecida ainda, é levar os artesãos de Pirenópolis e suas peças para exposições fora da cidade e também trazer artistas de outros países para a cidade, estabelecendo trocas, fazendo benchmarking, aperfeiçoando os conhecimentos de todos.
Além de interações com autoridades e artesãos durante a exposição na Pousada dos Pireneus, os embaixadores e representantes de embaixadas estiveram no Ateliê Filigrama e na Galleria Shop, onde puderam ter acesso a um maior número de criações. “É uma honra para a gente. Ficamos muito felizes de mostrar um pouco da nossa cultura, do nosso trabalho. O Brasil é muito grande, as pessoas às vezes não conhecem todas as manifestações artísticas, não chegam à fonte de quem as produz e eventos como esse proporcionam isso”, comentou a artesã joalheira Amazona Fernandez.
Informações para a imprensa
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