Saiba como manter empresa regularizada para garantir a perenidade de seu negócio
Mais um ano está chegando ao fim e, com isso, inúmeras dúvidas e dificuldades surgem na vida dos empreendedores. Para auxiliar os micro e pequenos negócios, o especialista Almir Ferraz, que é professor universitário e analista do Sebrae, reuniu dicas de como garantir a organização e o controle desses empreendimentos.
De acordo com Almir, uma das maiores dúvidas que surgem nesta época está relacionada ao recolhimento de guias de impostos. Segundo ele, é necessário que o empreendedor tenha controle de sua empresa, e isso inclui o domínio financeiro, de estoque e do preço de venda de produtos e serviços.
“As micro e pequenas empresas que possuem contador já contam com este profissional para assessorar. Já o microempreendedor individual deve lembrar que precisa cuidar de tudo. Hoje são mais de 14 milhões no Brasil, sendo mais de 500 mil apenas em Goiás”, pontua o analista.
Uma das dicas é realizar um planejamento, que auxilia em tomadas de decisões, finanças, vendas e na atenção especial ao estoque de mercadorias, melhorando o giro.
Atenção para a inadimplência
O analista informa que a inadimplência pode ser um ponto sensível para micro e pequenas empresas e optantes do Simples Nacional. Uma boa opção aos inadimplentes é a renegociação de débitos junto aos órgãos responsáveis.
“As empresas que possuem débitos na Receita Federal correm o risco de exclusão. Desse modo, é aconselhável verificar se a dívida foi encaminhada para Dívida Ativa, que fica disponível pelo portal Regularize”, comenta Almir.
Trabalhando com metas
Segundo o especialista, a estratégia de estabelecer metas para vendas e serviços pode funcionar muito bem para que o micro e o pequeno empreendedor possam fechar suas contas de forma positiva no final de ano. Além disso, as metas ajudam na redução de despesas, fazendo com que o empreendedor acompanhe as tendências do mercado.
“Para fechar as contas com tranquilidade, pode ser necessário monitorar os indicadores e lançar mão de promoções como as de Natal e Ano Novo, tanto para vendas como para serviços. O empreendedor também deve acompanhar a situação tributária da empresa no portal da Receita Federal”, destaca Almir.
Organização
A organização da documentação deve ser feita durante todo o ano para evitar transtornos de última hora. Ter tudo em ordem também ajuda as empresas na aquisição de empréstimos, já que exigem certidões negativas. Conforme destaca Almir, também é necessário estar livre de restrições junto aos cartórios, Serasa e SPC, tanto para os CPFs quanto para os CNPJs.
Suporte de especialistas
O analista destaca que é sempre bom buscar aconselhamento e suporte de especialistas. “O Sebrae Goiás, por exemplo, disponibiliza inúmeros serviços voltados aos micro e pequenos negócios, abrangendo todas as áreas, como comércio, prestação de serviço, agronegócio, entre vários outros”, explica.
Ele lembra que diversos cursos presenciais e remotos estão disponíveis na entidade, e estes podem ajudar em planejamento, finanças, marketing, vendas, estoque, gestão e todas as áreas necessárias para alcançar o sucesso. “Os cursos, consultorias e oficinas contam com temas variados, exemplos práticos e métodos participativos, com conteúdo para aplicação rápida nas empresas”, completa.
Os empresários podem procurar o Sebrae de forma presencial, em qualquer unidade mais próxima ou ainda de forma remota pelo site ou por fone.
SERVIÇO
Atendimento Sebrae Goiás
Presencialmente: verifique em sua cidade
Site: https://vitrine.sebraego.com.br/
Fone e WhatsApp: 0800 570 0800
Informações para a imprensa
Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2263 / 99456-2491
Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Pollyana Cicatelli (62) 99221-6861
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn