Desde agosto de 2022 a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, o Conselho Municipal de Turismo e o Sebrae Goiás estão de mãos dadas na construção do Plano Municipal de Turismo de Trindade.
O objetivo do plano é traçar um direcionamento estratégico para o turismo da região, com o compromisso de ser executado nos próximos oito anos. O secretário de Turismo e Cultura de Trindade, Warley Lopes, fala sobre a expectativa dos resultados oriundos dessa parceria. “Foi feito um diagnóstico da nossa situação do turismo, da maneira que estamos hoje, do potencial que nós temos e do que temos que aprimorar. Temos que desenvolver o segmento para que Trindade seja destaque no turismo estadual e nacional. Vamos implementar o plano que está sendo desenvolvido para que Trindade seja reconhecida como um grande polo turístico”, afirma.
A perspectiva é que a centenária Trindade vá muito além do tradicional turismo religioso. A gestora estadual de Turismo do Sebrae Goiás, Priscila Vilarinho, aposta que a região tem potencial para muito mais. “O plano vai evidenciar o tamanho de Trindade em relação ao turismo. É muito rica em artes plásticas e cênicas, em gastronomia e em cultura. Vamos tornar isso ainda mais evidente”, afirma.
O trabalho que será entregue é uma construção coletiva. Já foram realizados quatro workshops com participação da equipe da Secretaria Municipal de Turismo, empresários relacionados ao setor (hotéis, restaurantes, farmácias, artesãos), membros de entidades e associações locais, igrejas e comunidade em geral.
A consultora do Sebrae Goiás que está coordenando o levantamento dos dados, catalogação e elaboração do documento final, Rejane Pasquali, afirma que, além do turismo religioso, Trindade pode se destacar pela gastronomia, artesanato e pelo característico jeito
acolhedor do goiano. “Foi um processo bem bacana. A gente percebe o crescimento deles falando em turismo, o amadurecimento da governança local. Na quinta-feira (26/01) fizemos o último workshop, que é a validação final do plano. A entrega possivelmente será na primeira quinzena de março. O posicionamento do município nos próximos anos perante outros destinos turísticos do país será balizado por 12 objetivos estratégicos e cem metas”, diz.
“Para nós é uma honra poder participar e colaborar com um projeto tão grandioso”, diz a analista da Regional Metropolitana Nadyene Albernaz, que parabeniza a gestão da instituição por estar tão preocupada com o futuro do turismo na cidade.
Um pouco de história
Trindade localiza-se 16 km a oeste da capital do estado. Com uma área de aproximadamente 719 km², é o nono mais populoso do estado goiano, com 149.167 habitantes, segundo estimativas de 2022.
Localizado no centro de Goiás, Trindade surgiu do extinto município de Campinas, que, em 1909, tinha como distrito Barro Preto. Após sua fragmentação, em 1920, mudou de nome em homenagem à história dos garimpeiros Ana Rosa e Constantino Xavier, casal que encontrou uma medalha com a ilustração do Divino Pai Eterno, na mesma região em que se situa, atualmente, o Santuário Basílica, templo o qual atrai cristãos à cidade durante a Festa do Divino Pai Eterno.
A festa
A grande Festa do Divino Pai Eterno é sempre no primeiro domingo do mês de julho de cada ano. Durante os nove dias que o antecedem, são celebradas missas e novenas; ocorrem encontros de jovens e acolhimento aos carreiros do Divino Pai Eterno (procissão dos carros de boi), foliões, tropeiros e outros devotos.
Ao todo, são realizadas cerca de cem missas e mais de 46 novenas, além de procissões, batizados, vigílias, alvoradas e confissões. Mais de 2,5 milhões de pessoas passam pela romaria durante os dez dias de festa, e vários outros fazem visitas ao longo do ano.
Muitos devotos percorrem, a pé, o trajeto entre os municípios de Goiânia e Trindade, chegando até o Santuário Basílica como forma de pagar promessas, pedir graças e agradecer bênçãos alcançadas. Os peregrinos também partem de outras cidades e estados.
Informações para a imprensa
Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2263 / 99456-2491
Na Regional Metropolitana | Aparecida de Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Liliane Almeida – (62) 99150-3899
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn