ASN GO
Compartilhe

Com quase 200 expositores, 16ª Goiâniacal traz tendências e negócios aos lojistas de Goiás

Considerada a principal feira do segmento de moda do Centro-Oeste, evento tem parceria com o Sebrae e vai até dia 9 no Centro de Convenções da capital
Por Larissa Feitosa, de Goiânia
ASN GO
Compartilhe

A 16° edição da Goiâniacal teve início neste domingo (5), no Centro de Convenções de Goiânia, apresentando as principais tendências do Outono/Inverno 2023. A feira acontece em parceria com o Sebrae Goiás e demais entidades e, por ser exclusiva para lojistas, já faz parte do calendário de negócios, ao proporcionar um excelente ambiente de networking e vendas para toda a cadeia produtiva.

Os empresários interessados podem visitar o evento até quinta-feira (9). De 5 a 8 de fevereiro a feira funcionará das 08h30 às 20h. Mas no dia 9 o funcionamento será das 08h30 às 16h, com credenciamento sendo realizado até as 13h. A expectativa é que pelo menos 1.500 lojistas passem pelo local.

Nesta edição estão presentes 182 expositores e cerca de 700 marcas, que reúnem os segmentos de calçados, confecções, cama, mesa e banho, relógios, perfumaria, acessórios, esportivos, bolsas, mochilas/malas, brinquedos e sistemas. Desse total, 84 micro e pequenas empresas recebem o apoio do Sebrae Goiás.

Rodson Marden Witovicz, analista técnico do Sebrae, explica que a Goiâniacal é um evento que oportuniza aos lojistas do estado as novidades de todas as principais marcas nacionais em um único lugar. “O número de expositores tem crescido a cada ano que passa. Inclusive de pessoas de outros estados. Isso porque a feira consegue trazer as melhores e maiores empresas do ramo e as coloca em um mesmo lugar para que os lojistas possam ver o que tem de melhor e quais são as tendências e comprar tudo num único local. Sem precisar sair, indo em vários lugares”, avalia.

Reini e Rodrigo Bastos, de Jataí: visitas frequentes à Goiâniacal

Rodrigo Bastos é dono de uma empresa de confecção de calçados em Jataí, no Sudoeste de Goiás, há quase uma década. Ele afirma que é a sexta vez que visita a Goiâniacal por conta das oportunidades. “A gente gosta de vir para ver as novidades, fazer novos negócios. É uma feira que gera muita oportunidade para gente”, diz.

Sinônimo de oportunidade

Inicialmente, a Goiâniacal era um evento de exposições apenas do mercado de calçados. Porém, sua relevância foi tanta que, ao passar dos anos, novos segmentos foram incluídos. Um dos organizadores da feira, Tiago Furtado Bastos, afirma que, atualmente, os calçadistas representam 30% do total de expositores.

“A novidade desta edição é que nós agregamos outros novos expositores importantes e acreditamos numa retomada plena do mercado”, explica. “A parte mais importante para um lojista é a compra. Quanto mais assertivo o lojista for na compra, mais ele vai vender e lucrar. Ele comprando em uma loja de balcão, com distrações, não tem a qualidade de compra que ele tem aqui. Temos vários clientes que, no primeiro dia, não compram nada, apenas analisam tudo que há de exposto, para voltarem no segundo dia e então comprarem as coleções mais atrativas”, complementa.

Na avaliação do organizador, o sucesso da Goiâniacal está atrelado ao fato de a feira ser feita pela indústria para os lojistas (B2B). Justamente por isso somente esse público pode comparecer na feira. “A gente atende lojistas de todos os estados. As matrizes estão em Goiânia, mas vêm representantes de 12 estados”, afirma Tiago. Além de Tiago, o evento é organizado pelos empresários Marciovan Evangelista e Hélio Vicente.

Tiago Furtado Bastos, um dos organizadores, afirma que evento vem agregando novos expositores

Orientações de mercado

A 16° edição da Goiâniacal também oferece orientações de mercado aos lojistas. No dia 6, às 19h, acontecerá uma palestra do presidente da Calçados Beira Rio, Roberto Argenta, na sala 5A do Centro de Convenções de Goiânia.

Durante a apresentação, o empresário irá falar sobre “o segredo do sucesso”. Isso porque o grupo Beira Rio fabrica 550 mil pares de calçados por dia e é líder no segmento calçadista brasileiro.

As vagas para participação na palestra são limitadas. Os interessados podem buscar por reservas e informações pelo telefone (62) 98210-6532.

Empresas consagradas

Diego Gontijo é representante da Altenburg, empresa nacional com mais de cem anos de história e dona do título de maior produtora de travesseiros do Brasil. A companhia atingiu uma média de faturamento mensal de cerca de R$ 30 milhões, e todos os meses mais de 1,2 milhão de produtos são comercializados e chegam à casa dos brasileiros e de toda a América Latina.

Diego Gontijo, da Altenburg, vê a feira como uma grande vitrine

“É a terceira vez que participamos da Goiâniacal porque a feira é uma vitrine para todo o estado de Goiás, um lugar onde os clientes vêm. Nossa expectativa é aumentar as vendas e conseguir novos clientes”, afirma. “Trouxemos toda a linha de travesseiros, mais de 82 tipos. Sempre preocupados em proporcionar ao consumidor final um conforto na hora de dormir”, completa.

De acordo com Diego, a Altenburg conta com unidades fabris em Blumenau, polo têxtil de Santa Catarina, em Sergipe, na Região Nordeste, em São Roque (SP) e no Paraguai. Comercializa seus produtos também em 13 lojas próprias e no e-commerce www.altenburg.com.br.

Já Antônio Alves Ferreira Filho é sócio-proprietário da Systec. Há 16 anos, a empresa une a indústria aos seus representantes a partir da implementação de sistemas internos. “O nosso sistema oferece uma ferramenta de relatórios e é ótima para os lojistas, pois contabiliza, por exemplo, o que já foi vendido e ajuda no controle de estoque”, explica. “É a sexta vez que participo da feira. Ela é perfeita para nós, porque reúne o nosso público, é onde encontramos o nosso nicho. É uma vitrine muito forte para chegarmos em outras regiões. Atualmente atendemos 10 estados e nossa expectativa é expandir isso e chegar em outros lugares”, completa Antônio.

Antônio Alves Ferreira Filho, da Systec, aproveita oportunidade para venda de sistemas de TI

SERVIÇO

16ª Goiâniacal Feira de Negócios

https://pt-br.facebook.com/goianiacal/

https://www.instagram.com/goianiacal_/

Informações para a imprensa:

Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2263 / 99456-2491

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn

  • calçados
  • evento
  • feira
  • Goiânia
  • Goiâniacal
  • moda
  • Negócios