A Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) e o Sebrae renovaram a parceria de sucesso para 2023, com apresentação das ações programadas para este ano e de balanço das atividades desenvolvidas em 2022. O anúncio foi feito durante reunião de diretoria plena da Fieg, conduzida pelo vice-presidente da entidade Flávio Rassi, com participação do diretor superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, e do diretor de Administração e Finanças, João Carlos Gouveia.
“Temos todo apreço e interesse nessa parceria com a Fieg e com os sindicatos. É uma oportunidade de alcançar resultados efetivos junto às empresas que formam a base do setor em Goiás. Nossa expectativa é de somar ainda mais em 2023, aumentando o volume financeiro e de ações, com toda a estrutura do Sebrae à disposição para desenvolvimento da indústria goiana”, afirmou Antônio Carlos.
Para 2023 estão previstos apoio técnico e financeiro para realização de feiras de negócios e participação em missões nacionais e internacionais, buscando ampliar mercados para produtos made in Goiás. Estão previstos eventos dedicados aos setores industriais de calcário, confecções, cosméticos, construção civil e alimentos e bebidas.
No âmbito das missões empresariais, estão previstas incursões às regiões Sul e Sudeste (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Espírito Santo) e, fora do Brasil, a feiras na Turquia (Beauty Istambul), Portugal (Web Summit) e Estados Unidos (AAPEX Automotive), além de benchmarking em empresas de infraestrutura e energia no Texas (EUA).
Paralelamente, o programa “Sindicato Forte, Comércio Forte”, que já é desenvolvido em parceria com o setor de Comércio e Serviços, será desdobrado para atendimento às indústrias. A ação busca agregar mais um serviço do Sebrae à parceria com a Fieg, de olho em fortalecer as entidades patronais e empresas representadas, capacitando e desenvolvendo dirigentes, gestores e lideranças do setor.
Para tanto, estão previstas consultorias, capacitações e seminários on-line. A metodologia adotada leva em consideração seis eixos norteadores (atuação legislativa, relações sindicais, representação, produtos e serviços, comunicação institucional e atuação gerencial), avaliando o grau de maturidade para diagnóstico, construção de plano de ação, execução e monitoramento e avaliação de resultados, com início de um novo ciclo ao final, considerando oportunidades e melhorias.
Balanço de 2022
No ano passado, a parceria entre Fieg e Sebrae Goiás mobilizou atendimentos a quase 70 mil CNAEs industriais, sendo 21.263 CNPJs únicos atendidos, 59% deles de setores ligados à moda, construção civil, panificação e fabricação de móveis. No total foram aplicados R$ 6,5 milhões em ações com a Fieg, Sesi, Senai, IEL e sindicatos das indústrias, impulsionando negócios, movimentando a economia e promovendo a geração de empregos.
“A atual gestão do Sebrae tem se destacado com a dinâmica e celeridade nas ações. O resultado desse empenho podemos medir na parceria firmada com a Fieg. São ações que fortalecem o setor produtivo goiano, melhoram o ambiente de negócios e impulsionam o empreendedorismo”, avaliou o vice-presidente da Fieg Flávio Rassi.
* Com Assessoria da Fieg
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn