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MEIs são os mais adeptos às contas bancárias digitais

Pesquisa do Sebrae revela que serviços presenciais nos bancos estão cada vez mais em desuso
Por Redação, de Goiânia*
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MEIs buscam mais contas digitais para movimentações financeiras (Freepik)

As contas digitais de pessoas físicas estão crescendo entre os donos de pequenos negócios e 56% deles já aderiram. Os microempreendedores individuais (MEIs) são os que mais buscam esse tipo de relacionamento bancário. De acordo com a segunda edição da pesquisa Hábitos de Uso de Produtos Financeiros, realizada pelo Sebrae para medir os hábitos bancários de empreendedores como pessoas físicas, 60% desse segmento possuem contas em bancos digitais. Entre as microempresas, esse índice cai para 50%, e entre as pequenas é de 43%.

“As contas digitais são menos burocráticas e geralmente oferecem custo menor para os empreendedores. Isso também explica que quanto menor o negócio, maior a adesão a esse tipo de produto bancário, talvez por isso essa modalidade esteja crescendo”, observa o presidente do Sebrae, Carlos Melles. Ele ainda destaca que essa escolha pode ser explicada também ao uso cada vez menor das estruturas físicas dos bancos.

A pesquisa revela que atendimentos bancários como caixa eletrônico, caixa do banco e correspondente bancário são utilizados de forma muito esporádica, ou seja, a maioria utiliza tais serviços raramente. “Por outro lado, serviços digitais como os aplicativos de bancos para celular são utilizados diariamente ou pelos menos semanalmente por parcela expressiva dos empresários: 81%”, ressalta Melles.

Os jovens são os que mais possuem contas digitais: 74% dos empreendedores entrevistados com idade entre 25 e 34 anos possuem contas em fintechs contra 29% dos que têm mais de 65 anos. Apesar do grande número de adeptos nas contas digitais, elas ainda não são os serviços bancários mais utilizados pelos empreendedores.

O levantamento mostra que cartão de débito faz parte da rotina de 83% dos donos de pequenos negócios, sendo o serviço financeiro mais utilizado, seguido pelo cartão de crédito (76%). Conta corrente em banco tradicional por 75% dos empresários, poupança por 65% e cheque especial por apenas 21%, resultado bem inferior ao verificado na primeira edição da pesquisa, em 2015, que mostrava que 55% dos empreendedores usavam cheque especial.

Goiás 

Em Goiás, a pesquisa apontou que 50% da população do estado tem mais de uma conta em bancos tradicionais, já em relação a quem possui mais de uma conta digital, como pessoa física, este índice vai para 59%. Já quando o assunto é pagamento de despesas da empresa com a conta Pessoa Física, 60% dos goianos apontam já ter feito essa ação.

Pensando também na proteção e continuidade do negócio, os dados apontam que 41% dos empresários em Goiás fazem um seguro de veículo. Este segmento é o mais usado também nos demais estados. Depois disso, o seguro de vida é o mais escolhido, com 23% , e em seguida o seguro para acidentes pessoais, com 15%. Já o seguro de residência, entre outros são menos escolhidos. No caso de plano de saúde, os 28% dos empreendedores aderem, e apenas 9% disponibiliza seguro saúde. Na contribuição para o INSS, 48% dos empresários goianos fazem parte, e somente 13% tem previdência privada.

A pesquisa apontou ainda que menos de metade dos entrevistados, em Goiás, realizaram algum tipo de economia de dinheiro nos últimos seis meses (40%). Dentre eles, a maior parcela guardou em conta corrente (39%). Na sequencia, a mais usada foi a conta poupança (29%). Mas na hora de comprarem produtos em prestações, nos últimos seis meses, 56% dos goianos optou por essa forma de pagamento.

Metodologia

A segunda edição da pesquisa Hábitos de Uso de Produtos Financeiros pretende conhecer os hábitos dos empresários em relação ao uso de produtos financeiros como pessoa física. Foram feitas 6.126 entrevistas por telefone entre 07 de dezembro de 2022 e 20 de janeiro de 2023. O erro amostral é de 1,25% para resultados gerais. O intervalo de confiança é de 95%. A primeira edição foi realizada em 2015.

Baixe aqui a pesquisa completa.

*Com ASN Nacional

Informações para a imprensa

Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2263 / 99456-2491

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