A cidade de Pirenópolis foi classificada junto a outros 11 municípios para o Programa Futuro do Brasil e representará assim o estado de Goiás. A iniciativa tem como objetivo apoiar o fortalecimento e a consolidação da estratégia de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI) no país e, através disso, facilitar a interação e integração dos visitantes antes, durante e depois de suas viagens. A realização do projeto é feita pelo Sebrae em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
A secretária de Turismo, Vanessa Leal Adorno, diz ter enxergado a classificação da cidade no programa como uma prova de que a administração pública está no caminho certo para tornar o turismo local inovador e sustentável. “Pensar em desenvolvimento turístico sem pensar em tecnologia e inovação é impossível. Por isso, ter um programa como esse é um verdadeiro presente para o país”, afirma.
No Centro-Oeste, a outra cidade escolhida foi Bonito (MS). Já no Nordeste, Penedo (AL) e as capitais São Luís e Recife. Já na região Norte foram selecionadas a capital Belém e a cidade de Novo Airão (AM). No Sul do país, a capital Curitiba e Bombinhas (SC) foram as escolhidas. No Sudeste, Belo Horizonte, Ilhabela (SP) e Paraty (RJ) receberão a metodologia. A primeira reunião com o grupo de selecionados será em São Paulo, no dia 4 de abril, durante a WTM.
A cidade
Pirenópolis recebeu esse nome em homenagem à Serra dos Pireneus, que cerca todo município. Com cerca de 25 mil habitantes, manteve conservada e intacta sua feição original e suas tradições. Por isso, atualmente tem sua economia baseada no turismo e artesanato, recebendo todos os meses cerca de 40 mil turistas, que vão em busca de paz, tranquilidade e de um contato direto com as tradições locais e o meio ambiente.
Em Goiás, as cidades de Alto Paraíso de Goiás, Goiás e Trindade também se destacaram durante o processo, apesar de não terem chegado até a final.
A seleção
O edital do “Programa Turismo Futuro do Brasil” foi lançado em setembro de 2022 com objetivo de selecionar, inicialmente, dez destinos turísticos no Brasil que seriam apoiados com a elaboração e/ou implementação de suas estratégias de Destinos Turísticos Inteligentes. O amplo número de candidaturas recebidas e a qualidade dos projetos motivou a seleção de dois municípios a mais.
Três premissas fundamentais guiaram o edital: oportunizar a participação de quaisquer municípios, desde que estivessem no Mapa do Turismo Brasileiro 2022 do Ministério do Turismo (MTur), proporcionar a representatividade das cinco regiões brasileiras entre os destinos selecionados para o apoio e selecionar destinos com perfis distintos, de pequeno, médio e grande porte. Conforme o edital, o programa selecionou os destinos turísticos brasileiros para receberem um assessoramento, que ajudará na elaboração e implementação de ações-chave.
Um dos destaques do edital foi incluir critérios que possibilitaram a participação de municípios de pequeno porte como se pode observar no resultado dos destinos selecionados. “Um destino turístico inteligente, conceitualmente, é o local que gerencia dados para conhecer o perfil do turista que o visita, é comprometido com a sustentabilidade e gera experiências positivas tanto aos visitantes, quanto aos moradores da região”, ressalta a coordenadora de Turismo do Sebrae Nacional, Ana Clévia Guerreiro.
Entre as principais iniciativas que os destinos podem aplicar estão: a implantação de acessibilidade, acesso à internet em pontos estratégicos, facilitação no acesso de informações turísticas e criação de aplicativos de suporte aos visitantes. “O processo dos Destinos Turísticos Inteligentes é inclusivo. Está sendo feito de forma integrada aos parceiros, respeitando a extensa região geográfica do nosso país e sua diversidade. Vamos unir as estratégias disponíveis, contribuir para a competitividade dos destinos turísticos, melhorar a estadia dos visitantes, gerar emprego, renda e novos produtos para quem vive do turismo. É uma proposta centrada na sustentabilidade e no respeito às boas práticas de gestão”, afirma Ana Clévia.
Para Juliana Bettini, especialista em turismo do BID, a iniciativa se destaca por ofertar suporte técnico e especializado para a cadeia econômica dos negócios turísticos. “O conceito de destinos turísticos inteligentes traz um olhar inovador para a competitividade desses territórios, essencial para que superem os efeitos negativos da pandemia de forma sustentável. A parceria entre BID e Sebrae nasce justamente da necessidade de apoiar essa recuperação sustentável e resiliente dos destinos brasileiros, mas incorporando a ela a inovação”, pontua.
*Com ASN Nacional
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