A inovação é fundamental para promover o crescimento econômico e o desenvolvimento. Ideias inovadoras levam à criação de novos negócios, que, por sua vez, geram oportunidades de emprego e contribuem para o desenvolvimento da economia. Com o propósito de fomentar os pequenos negócios aliados às novas tecnologias, o Sebrae Goiás tem trabalhado ativamente no Ecossistema de Inovação.
O ecossistema é um ambiente de apoio e colaboração que une atores que influenciam positivamente e contribuem para criação de negócios inovadores. O Ecossistema da Inovação é formado por quatro “hélices” que sustentam o pacto: governo estadual, empresariado, entidades da sociedade civil organizada e academia (universidades e instituições educacionais).
“O Sebrae é uma instituição muito importante para a saúde do ecossistema porque é um dos veículos mais transversais. Embora façamos atendimento apenas de pequenos negócios, com faturamento máximo de R$ 4,8 milhões ao ano, atendemos todos os setores: indústria, comércio, prestadores de serviços e produtores rurais”, explica Athos Ribeiro, analista do Sebrae Goiás.
A instituição, que atua há mais de 50 anos no estado, tem metodologias próprias para trabalhar com os municípios no desenvolvimento de projetos e para o fortalecimento da criação de governanças. “O Sebrae consegue atuar de forma que os atores dessas hélices consigam convergir levando em conta os potenciais tecnológicos de cada região, as vocações econômicas e os negócios ligados ao agronegócio, à indústria, à biotecnologia e à tecnologia da informação”, frisa Athos.
Produtos consolidados
Por trabalhar há anos com inovação, o Sebrae Goiás possui produtos e serviços consolidados, como o Sebraetec e o Start Agro. E os investimentos em startups têm ganhado cada vez mais espaço, não só na criação, mas também na capacitação, aproximação com investidores e internacionalização.
“O momento é de estruturação de diretrizes para definição de macrodesafios para a melhoria da qualidade de vida de toda a população. Mesmo falando em tecnologia e inovação, nós estamos tratando da qualidade de vida das pessoas, sobre ambientes favoráveis para que os empreendimentos tenham sucesso”, ressalta o analista. Ele lembra também que o ambiente de inovação é complexo e competitivo para as empresas, pois a competição é mundial e não faz sentido as instituições não se conectarem com dinamismo, cooperação e com democracia sobre o acesso à informação.
O ecossistema em Goiás tem recebido uma atenção especial das instituições. No dia 22 de março foi lançado o movimento Pacto Goiás pela Inovação, em que as instituições voluntárias e signatárias se comprometeram em atuar em favor da inovação no estado. “É preciso olhar para Goiás, para nossos municípios de maneira conjunta para que consigamos criar ambientes mais prósperos tanto para os empresários quanto para o nosso povo”, diz Athos.
Importância da inovação
A inovação é mais do que apenas criar produtos ou serviços; trata-se de encontrar novas e melhores maneiras de fazer as coisas, melhorar os processos existentes e otimizar os recursos. A inovação também pode ajudar as empresas a reduzir custos, aumentar a eficiência e melhorar a produtividade, levando ao aumento dos lucros e receitas. Além disso, a inovação também pode ajudar na criação de soluções sustentáveis que enfrentem os desafios do mundo, tais como a mudança climática, a pobreza e a desigualdade.
Informações para a imprensa
Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2263 / 99456-2491
Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn