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Sustentabilidade está na moda: Sebrae Goiás participa de feira em Amsterdã

Evento reúne a cadeia produtiva mundial do jeans para apresentar inovações com foco na responsabilidade social das empresas
Por Wilson Lopes, de Amsterdã
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Pavilhões da feira de moda são instalados no complexo SugarCity (Foto KINGPINS / Divulgação)

A KINGPINS Show não tem o glamour das feiras de moda. Não exibe modelos em roupas sensuais e nem permite a montagem de estandes exuberantes, pois são todos iguais e muito simples, demarcados por cabideiros para pendurar roupas num espaço de 16m2.

Os expositores precisam contar com a certificação de Responsabilidade Social Corporativa (RSC), documento que garante o compromisso moral e ético da empresa no trato com os empregados, o ambiente, a concorrência e a economia. De quebra, a feira também não permite o acesso ao público em geral, pois os visitantes são especialmente convidados, de todas as partes do mundo.

Nos pavilhões da feira, instalados no complexo SugarCity, uma antiga usina de açúcar de 110.000m² que operou de 1863 a 1992 (restaurada em 2018) o fundador da KINGPINS, Andrew Olah, experimentou o modelo, que depois se estendeu para Nova York, Hong Kong e China.

Andrew Olah explica que o jeans absorve mais de 35% do algodão produzido no mundo, necessitando de grande quantidade de água, energia e corantes para sua transformação, além da emissão de dióxido de carbono (CO2) quando o índigo (corante natural azul extraído do indigueiro) não é usado. Por isso a preocupação de exigir dos expositores certificados com padrões químicos sustentáveis e transparentes. “Estimulo a competição dentro das paredes da feira e o esforço dos fornecedores para criar produtos mais sustentáveis e bonitos. Pois, ainda, nada impulsiona mais as vendas do que a empolgação visual”, observa.

Os organizadores não revelaram o número de expositores, participantes e de negócios gerados. Mas o caderno de iniciativas contemplava empresas da Alemanha, Áustria, Bangladesh, China, Cingapura, Coréia do Sul, Egito, Espanha, Estados Unidos, França, Hong Kong, Ilhas Maurício, Itália, Japão, Paquistão, Peru, Taiwan, Tunísia, Vietnã, além da brasileira Vicunha.

Ações inovadoras

Foi para conhecer esse conceito, onde o que se expõe é a sustentabilidade da cadeia produtiva, e não apenas a tendência, o design e o estilo, que uma missão empresarial formada por conselheiros e diretores do Sebrae Goiás participou da programação da KINGPINS Show, em Amsterdã, na Holanda.

O grupo participou dos seminários, viu as iniciativas do trade para arrecadar dinheiro para os sobreviventes dos terremotos na Turquia e conferiu coleções de designs de jeans gerados por inteligência artificial.

Para os diretores do Sebrae Marcelo Lessa Medeiros Bezerra (Técnico) e João Carlos Gouveia (Administração e Finanças), foi uma oportunidade para buscar inspirações para a Amarê Fashion – Semana da Moda Goiana, evento que será promovido pelo Sebrae em parceria com o governo de Goiás, Fecomércio, Sesc e Senac de 29/08 a 02/09, e que almeja ser um dos maiores eventos de moda do Brasil.

Os conselheiros Marcelo Baiocchi Carneiro (Fecomércio), Ubiratan da Silva Lopes (Facieg) e Fabrício Borges Amaral (Goiás Turismo) destacaram os conceitos que foram empreendidos no evento, como a simplicidade e praticidade dos estandes, a organização, o conteúdo e o foco especialmente na celebração de negócios.

Como resultado imediato da missão empresarial, em resposta à carta de intenção protocolada no Consulado, o embaixador do Brasil na Holanda, Cezar Amaral, manifestou interesse em participar da Amarê Fashion. As tratativas já foram iniciadas e esta iniciativa poderá estimular a participação das pequenas empresas de moda goiana na balança comercial entre Brasil e a Holanda.

SERVIÇO

KINGPINS Show
Site: kingpinsshow.com
Local: Amsterdã (Holanda)

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