ASN GO Atualização
Compartilhe

Plataforma Sebrae Startups é apresentada no Web Summit Rio

Sebrae Goiás foi representado pelo diretor superintendente, que destacou que a ferramenta será importante para a integração regional
Por Redação, de Goiânia*
ASN GO Atualização
Compartilhe
O diretor superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, com o presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, e o diretor técnico, Bruno Quick, no lançamento da plataforma (Fotos Charles Damasceno / ASN Nacional)

O diretor superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, esteve na 13ª edição do Web Summit, maior conferência de inovação do mundo, que está sendo realizada no Rio de Janeiro entre os dias 1º e 4 de maio. Pela primeira vez fora da Europa, o Web Summit Rio esgotou os ingressos disponíveis, e a expectativa é que mais de 20 mil pessoas passem pelo evento.

“Durante o Web Summit ocorre uma forte conexão entre os participantes, promovendo discussões através de diversas palestras, apresentações de startups, demonstrações das multinacionais e presença de investidores e entusiastas do assunto”, disse Antônio Carlos. Missão Técnica com 13 empresários goianos, de diversas atividades como imobiliária, telefonia, marketing, escola de inglês e TI, entre outras, está participando do encontro.

O Sebrae Nacional apresentou, no dia 2, em seu estande, a maior plataforma de fomento e crescimento de startups da América Latina, o Sebrae Startups, que reúne programas nacionais e regionais voltados a empresas nascentes, que impactaram quase 8 mil negócios em 2022. O objetivo é alcançar 10 mil ainda neste ano. O Sebrae Startups é uma plataforma que agrega iniciativas de capacitação, conexão e fortalecimento de empresas em early stage para estimular o empreendedorismo inovador em todo o Brasil. Somente em 2023 o Sebrae pretende investir R$ 312 milhões no ecossistema ao acelerar negócios, disponibilizar tecnologias para empresas de todos os setores e fomentar ambientes de inovação pelo país.

“A nova ferramenta vem para unificar a atuação regional, que, hoje em dia, é feita nas unidades estaduais do Sebrae, que executam ações de fomento a startups e ao ecossistema de inovação. O ‘Startups’ irá agregar e disponibilizar todas as ações em uma mesma rede, facilitando a troca de ideias e conhecimento”, disse o diretor superintendente.

Apenas em 2022, os programas do Sebrae em todos os estados brasileiros impactaram 7.777 negócios. Estimativas de entidades e empresas de dados, como o Sling Hub, apontam que o país conta atualmente com cerca de 20 mil startups. Com a plataforma, o Sebrae pretende atender em 2023 metade desse número: 10 mil empresas. Para o presidente do Sebrae, Décio Lima, a meta é audaciosa, porém coerente com o protagonismo que a entidade já possui no setor.

Para o presidente do Sebrae, Décio Lima, a meta é audaciosa, porém coerente com o protagonismo que a entidade já possui no setor. “O Sebrae é, historicamente, um dos grandes fomentadores do ecossistema brasileiro de inovação. Esta plataforma chega para reunir todas as nossas iniciativas para as startups. Temos uma capilaridade no país como nenhuma outra entidade, então há muito para contribuir. O empreendedorismo, em especial na área da inovação , é fundamental para o desenvolvimento do país no médio e longo prazo”, afirmou Lima. Entre outros representantes, também marcou presença no evento o diretor técnico do Sebrae Nacional, Bruno Quick.

Um dos maiores eventos de inovação do mundo, Web Summit Rio foi palco para lançamento do Sebrae Startups

Iniciativas futuras

Para atingir a meta de 10 mil empresas atendidas em 2023, o Sebrae Startups já está preparando algumas iniciativas para os próximos meses. Uma delas é o programa 1k+ Startups, que levará ao evento Startup Summit, em agosto, mil startups, que poderão expor durante um dos três dias da feira, participar de rodadas de conexão com fundos de venture capital, representantes de programas de internacionalização e grandes empresas com iniciativas de inovação aberta. O Startup Summit, inclusive, passa a ser o principal evento da marca Sebrae Startups. A edição de 2023 será entre 23 e 25 de agosto em Florianópolis (SC).

Em 2022, inclusive, Santa Catarina passou a ser Polo de Referência Sebrae em Startup, solução do Sistema que reúne as melhores práticas e iniciativas para desenvolvimento do ecossistema brasileiro. Foi no âmbito do Polo de Referência que a marca Sebrae Startups foi criada, fortalecendo o posicionamento da entidade neste ambiente.

Outra iniciativa que será apresentada em agosto no Startup Summit é o Observatório Sebrae Startups, para monitorar o setor por meio de levantamentos e pesquisas frequentes.

Saiba mais sobre o Sebrae Startups aqui: www.sebraestartups.com.br

*Com ASN Nacional

Informações para a imprensa

Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2263 / 99456-2491

Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn

  • Rio de Janeiro
  • Sebrae Startups
  • Startups
  • Web Summit Rio