Um estudo da Global Entrepreneurship Monitor (GEM) constatou que 60% da população brasileira sonha em ter o próprio negócio. Entre os jovens, esta vontade é ainda mais latente, pois, de acordo com levantamento feito pelo Sebrae, 80% dos entrevistados com até 24 anos de idade já haviam pensado em abrir a própria empresa antes mesmo de completarem 18 anos.
Os números são comprovados pela pesquisa ‘Empreendedorismo Jovem no Brasil’, produzida pelo Sebrae para identificar o perfil dos empreendedores jovens no País, revelando a existência de 1,9 milhão de negócios geridos por jovens de até 24 anos.
Atento à questão, o Sebrae conta com uma série de ações para incentivar o espírito empreendedor nas novas gerações. Uma delas é o Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP). O programa é voltado para alunos de 6 a 14 anos, com o objetivo de despertar o espírito empreendedor, aliado à orientação para os negócios.
O JEPP é realizado em parceria com estabelecimentos de ensino privados e públicos, como é o caso Escola Municipal Abdon Elias, em Santo Antônio do Descoberto (53 km de Brasília; 184 km de Goiânia), que acaba de realizar, na sexta-feira (26/05), a sua 1ª Feira do Projeto JEPP, expondo, na prática, o trabalho dos 900 estudantes que participaram da ação. Na oportunidade, eles comercializaram brinquedos ecológicos, ervas aromáticas, temperos naturais e guloseimas, frutos de produção própria.
Francinete Rodrigues de Oliveira, mãe da estudante Maria Clara, aproveitou a ocasião e comprou brinquedos feitos a partir de material reciclável. “É um incentivo, uma motivação que vai além da rotina da escola”, afirmou, dizendo que sua filha ficou empolgada com o JEPP.
Essa empolgação, explica a professora Flávia Costa, acontece pela atratividade da proposta. “As noções de empreendedorismo são ensinadas de maneira leve e didática, que chamam mais atenção ainda quando são levadas para a prática”. Flávia diz que o JEPP foi importante até mesmo para as disciplinas normais. “Porque para chegar ao preço de um produto é preciso da matemática. Para fazer o cartaz tem que saber língua portuguesa”, ressalta a docente.
Essa interdisciplinaridade é um dos pontos comemorados pelo diretor da Escola, Paulo Alexandre da Silva Lacerda. A tenda ‘Sabores e Cores’, de comidas e guloseimas, vendia porções de galinhada. “Na aula de história os alunos aprenderam que esse prato está inserido na nossa cultura”, explica.
O diretor agradeceu ao Sebrae pela parceria e lembrou que os livros do JEPP foram disponibilizados para todos os estudantes. Os professores também foram preparados para ministrar as aulas de empreendedorismo, um conhecimento que pode ser replicado sempre.
A capacitação do corpo docente é o primeiro passo do JEPP, explica a coordenadora estadual do Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE), Cleonice Silva. “O JEPP planta uma sementinha para dar frutos no futuro. Aqui tem exemplos de vários aprendizados: trabalho em grupo, educação financeira e empreendedorismo. São as crianças aprendendo como gerar renda”, destaca Cleonice.
A analista e gestora de microrregião do Sebrae, Kelin Fátima Chagas, diz que a grade de disciplinas do JEPP é enriquecedora, pois fala de inovação, sustentabilidade e outros temas que estão em voga em qualquer ambiente empreendedor.
O gerente da Regional Entorno do DF/Nordeste do Sebrae Goiás, Cléber Chagas, revela que Santo Antônio do Descoberto abraçou de fato o JEPP. “Pelo menos oito escolas municipais desenvolveram o projeto. A feira é uma demonstração disso: percebemos claramente o engajamento de toda a comunidade escolar”.
Cléber explica que o projeto não termina na feira. Segundo ele, tem o pós-evento, que é quando os estudantes vão contabilizar os ganhos e aferir o lucro que obtiveram. Todo o dinheiro arrecadado servirá para uma festa feita na escola para os próprios alunos.
O prefeito de Santo Antônio do Descoberto, Aleandro Olívio Caldato, visitou a feira, agradeceu ao Sebrae, assumiu o compromisso de fazer novas parcerias e ainda comprou alguns produtos das crianças. A aluna Caroline Borges, de 13 anos, comemorou a venda de dois bolos no pote para o chefe do Executivo municipal. “Nunca desista, tenha força que você irá chegar aonde quer”, comentou a menina.
Para o secretário municipal de Educação, Elismar Malta Ribeiro, a educação precisa de iniciativas como essa. “É bom ver a comunidade escolar envolvida e feliz com os resultados de um trabalho bem feito”, finalizou.
Informações para a imprensa
Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2263 / 99456-2491
Na Regional Entorno do DF/Nordeste | Posse: Agência Entremeios Comunicação / Renato Feitosa – (61) 99947-1248
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn