ASN GO
Compartilhe

Jornalistas sul-americanos conhecem roteiros no coração do Brasil

Profissionais de comunicação da Argentina, Chile e Peru visitaram atrações turísticas e culturais de Goiás e do Distrito Federal, com o objetivo de divulgar o potencial da região
Por Jéssica Torres, de Goiânia
ASN GO
Compartilhe
‘Press trip’ com profissionais de comunicação da Argentina, Chile e Peru, em cidades turísticas de Goiás e do Distrito Federal (Fotos Divulgação/Embratur-Sebrae)

Em janeiro de 2023, o Brasil contabilizou a entrada de 868.587 turistas estrangeiros no país, de acordo com registros da Polícia Federal. Provenientes da Argentina, Estados Unidos, Paraguai e Chile, nesta ordem (Anuário Estatístico do Ministério do Turismo), eles têm como principal destino, em levantamento do Booking.com, Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Foz do Iguaçu (PR), Salvador (BA) e Fortaleza (CE),

Para ampliar a oferta turística e divulgar os potenciais históricos e naturais de outros destinos, o Sebrae promoveu, em parceria com a Embratur, Secretaria de Estado de Turismo do Distrito Federal, Agência Estadual de Turismo (Goiás Turismo) e a Brazilian Luxury Travel Association (BLTA), além de chefs e empreendedores locais, um ‘press trip’ com profissionais de comunicação de Argentina, Chile e Peru em cidades turísticas de Goiás e do Distrito Federal.

Press trip é um termo utilizado para descrever a ação onde jornalistas e formadores de opinião são convidados para vivenciar uma experiência relacionada a algum destino ou serviço.

Cinco profissionais realizaram as visitas: Diana Pazos, do Clarín (Argentina); Pierre Dumas, do La Nación (Argentina); Carolina Arraigada, do El Mercurio (Chile); Ale Hales, do Diário Financeiro e Revista Comino (Chile) e María Rosa “Maro” Villalobos, do El Comercio (Peru). Em uma programação de sete dias (23 a 30/05), os profissionais vivenciaram experiências turísticas que correspondem ao perfil dos viajantes desses países da América Latina.

Acompanhamento

Segundo a gestora estadual de Turismo do Sebrae Goiás, Priscila Vilarinho, o Sebrae apoiou a formatação dos roteiros que foram apresentados. O analista Ewerton Costa disse que a atuação do Sebrae incluiu a indicação de atrativos turísticos e de empreendimentos, a fim de garantir a melhor experiência possível.

O gerente da Regional do Entorno do DF/Nordeste do Sebrae Goiás, Cléber Chagas, destaca a importância da iniciativa para a região. “Essa experiência é importante, porque eles levarão para seus países toda a potencialidade do turismo goiano”, destaca. Cléber relata que o projeto visa alavancar as possibilidades de negócios e de mercado para os produtos turísticos brasileiros. “Sem dúvida a ação irá abrir mercado para estes destinos de forma excepcional”, conclui.

O presidente da Goiás Turismo do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur), Fabrício Amaral, afirma que a parceria na ação é fundamental para dar continuidade aos trabalhos de promoção do turismo internacional em Goiás. “A vinda destes jornalistas internacionais é de grande importância, pois coloca lá fora os produtos do nosso Estado para este público internacional. Se torna uma vitrine, com custo baixo e grande eficiência”, ressalta. Segundo ele, Pirenópolis e a Chapada dos Veadeiros são exemplos de municípios que já estão mais preparados, com guias em uma comunicação bilingue, que se torna essencial para receber estes profissionais.

Experiências

As cachoeiras de Cavalcante (GO) estiveram no roteiro

Em Goiás, foram visitados quatro destinos: Pirenópolis, São Jorge, Alto Paraíso e Cavalcante. Entre os atrativos estavam o Centro Histórico de Pirenópolis e a Chapada dos Veadeiros. Além disso, passaram pelo Sítio Histórico e Patrimônio Cultural Calunga, um dos maiores quilombolas do Brasil.

Já no Distrito Federal, os jornalistas realizaram visitas ao Plano Piloto de Brasília, reconhecido como Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco (1987), e à Rota Lago Oeste, com experiência no Balancéu, o maior balanço do Brasil, localizado no meio do cerrado.

A gastronomia também foi ponto importante das experiências. Todos os restaurantes incluídos no roteiro abordaram o conceito de uma cozinha autoral com uso dos ingredientes nativos do cerrado, segundo maior bioma brasileiro.

Informações para a imprensa

Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2263 / 99456-2491

Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn

  • Alto Paraíso
  • Chapada dos Veadeiros
  • Pirenópolis
  • press trip
  • São Jorge
  • Turismo internacional