A sabedoria popular diz que “Sozinhos vamos mais rápido. Juntos vamos mais longe”. Em sintonia com esse ensinamento, o Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico e Ambiental do Nordeste Goiano (CISBAN-GO) acaba de chancelar o primeiro Serviço de Inspeção Municipal (SIM) consorciado do estado de Goiás.
O empreendimento certificado é a Queijaria Pé do Morro, de Cabeceiras, município distante 340 km de Goiânia e 136 km de Brasília. A chancela certifica que o processo de manipulação dos alimentos de origem animal foi realizado de forma adequada, resultando num alimento seguro para o consumo humano. Também expande a área de comercialização dos produtos para os 26 municípios que integram o CISBAN-GO. “Trata-se de uma ação histórica e importantíssima para o Nordeste Goiano e para os pequenos negócios e produtos de origem animal da região”, ressalta o gerente da Regional Entorno do DF/Nordeste do Sebrae, Cléber Chagas.
Cleber destaca que a certificação só foi possível por conta de uma convergência de esforços, reunindo o Sebrae, prefeituras, Câmaras de Vereadores, o CISBAN-GO e os empreendedores locais. “O Sebrae atuou desde o início do processo, inclusive com consultorias para implementação das leis municipais”, observa.
Na oportunidade, o Sebrae também promoveu o lançamento de três cartilhas orientativas para o produtor, o consumidor e para as lideranças municipais interessadas no consórcio público.
Trabalho em parceria
Com o SIM, a Queijaria Pé do Morro poderá vender seus produtos, além dos 8 mil habitantes de Cabeceiras, para cerca de 600 mil consumidores dos municípios abrangidos pelo consórcio, atendendo a todos os requisitos legais.
O selo também promove a dinamização da economia local, a ampliação de mercado para produtores (inclusive nas compras públicas) e a criação um ambiente favorável para a estruturação de novos encadeamentos produtivos, fortalecendo o desenvolvimento territorial.
O prefeito de Cabeceiras, Éverton Francisco, o Tuta, que também é vice-presidente da CISBAN-GO, comemorou o lançamento oficial do SIM. Ele destacou o trabalho realizado em parceria com a Câmara Municipal, produtores locais, Sebrae e o consórcio. “Recebemos prefeitos e líderes de todo o entorno aqui em Cabeceiras, onde colocamos em prática um projeto que há tempos sonhávamos”, destacou. De acordo com ele, o SIM permitirá aos produtores locais comercializarem seus produtos de forma regularizada, abrindo novas oportunidades no mercado. “Com o selo, nossos produtores estarão à frente na competitividade. É um trabalho em conjunto, com nossa equipe administrativa dedicada a buscar alternativas para melhorar a vida dos cabeceirenses. Com a expansão junto ao CISBAN-GO, poderemos melhorar a vida das pessoas no Nordeste Goiano, aproveitando o potencial agrícola dessa região”, enfatizou.
Joaquim Cardoso, representante do Sindicato Rural do município, destacou que o SIM é uma conquista importante para a região. Segundo ele, o sistema traz a possibilidade de regulamentar as normas e garantir a segurança tanto para os produtores quanto para os consumidores. “A implementação do SIM permite que os produtores trabalhem dentro das normas municipais, estaduais e federais, garantindo a qualidade e a credibilidade dos produtos. Também abre as portas para a legalização da agropecuária de corte, visando evitar o abate clandestino e combater problemas como doenças para os consumidores, perdas econômicas para o município e o estado, além do roubo de gado”, disse.
João Orestes Soares de Oliveira, superintendente do CISBAN-GO, também ressaltou a importância da implantação do SIM. Ele destacou o trabalho em conjunto com o consórcio e o cadastro de um médico veterinário no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), possibilitando a assinatura oficial do sistema. “O SIM também servirá de exemplo para outros municípios da região, buscando cercar Brasília com produtos legalizados”, disse.
O proprietário da empresa que foi certificada com o SIM, Clarival de Miranda, conhecido como Clarival do Cartório, enfatizou a importância da conquista para os produtores de queijos. “É um motivo de orgulho para todos nós, e é uma importante transição da clandestinidade para a legalidade”, disse. Segundo ele, o selo vai permitir agora comercialização dos produtos com muito mais qualidade e segurança.
Também participaram do lançamento a prefeita de Buritinópolis e presidente do CISBAN-GO, Ana Paula Dourado, o prefeito de Flores de Goiás, Altran Avelar, representantes da Emater e da Agrodefesa Regional, o deputado estadual Alessandro Moreira, vice-prefeitos, secretários, vereadores e lideranças de outros municípios da região, além de empreendedores e produtores rurais.
O CISBAN-GO conta com um total de 26 municípios consorciados (Nordeste Goiano e Entorno do DF):
- Água Fria de Goiás
- Alto Paraíso de Goiás
- Alvorada do Norte
- Buritinópolis
- Cabeceiras
- Campos Belos
- Campo Limpo de Goiás
- Cavalcante
- Colinas do Sul
- Damianópolis
- Divinópolis de Goiás
- Flores de Goiás
- Formosa
- Guarani de Goiás
- Iaciara
- Mambaí
- Monte Alegre de Goiás
- Nova Roma
- Planaltina de Goiás
- Posse
- São Domingos
- São João d’Aliança
- Simolândia
- Sítio d’Abadia
- Teresina de Goiás
- Vila Boa
Acesse as cartilhas:
Oportunidades via Consórcio Público
Cartilha do Produtor
Cartilha do Consumidor
Informações para a imprensa
Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2263 / 99456-2491
Na Regional Entorno do DF/Nordeste | Posse: Agência Entremeios Comunicação / Renato Feitosa – (61) 99947-1248
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn