A pesquisa ‘Transformação Digital nos Pequenos Negócios’, realizada pelo Sebrae em parceria com a Opinião Informação Estratégica, demonstrou que alguns comportamentos foram incorporados aos pequenos negócios, como a utilização dos canais digitais para promover as vendas e se comunicar e relacionar com os clientes.
O estudo mostra que 57% das empresas pesquisadas contam com redes sociais ou websites na internet. Destas, o Instagram é a principal plataforma (94%), seguido pelo Facebook (69%), pelos websites (27%) e Youtube (14%). No total, 74% afirmam que o Whatsapp é a principal ferramenta digital para realização das vendas. Catálogos de produtos e serviços também estão presentes nas páginas e perfis de 65% dos entrevistados.
A pesquisa mostra, também, que as vendas por canais digitais já representam em média 11% da participação da receita das empresas, sendo que 35% afirmam que mais de 20% são provenientes destes canais.
Assim como cresce o uso da internet no âmbito dos pequenos negócios, também evolui a necessidade de se aliar um conteúdo relevante com uma boa imagem para a promoção das vendas. Com a ascensão das redes sociais e a crescente digitalização dos negócios, a forma como o empreendedor se apresenta on-line se tornou um elemento fundamental para o sucesso de suas carreiras e empresas.
Atento à questão, o fotógrafo Enio Tavares criou o projeto ‘Seu Lado A’, dedicado a criar ou reposicionar a imagem corporativa de profissionais liberais, pequenos empresários e influencers no meio digital. “O objetivo é oferecer muito mais que a produção de fotos em estúdio, mas uma consultoria gratuita e personalizada que ajude as pessoas a mostrarem sua melhor versão, levando em conta suas características e histórias pessoais únicas”, explica.
O fotógrafo iniciou sua carreira como repórter-fotográfico do jornal O Popular, referência no jornalismo goiano. Em 2006, passou a se dedicar exclusivamente ao empreendedorismo, montando o Estúdio Emporio Imagem, para atender o mercado publicitário local e clientes corporativos. Atualmente, se dedica à produção de retratos corporativos, além da fotografia ‘fine art’ para decoração de ambientes residenciais e comerciais.
A primeira impressão…
Tavares ressalta que a credibilidade de um profissional começa com sua foto de perfil e se complementa com as imagens que ele posta nas redes sociais e sites institucionais. “Uma foto ruim, como uma selfie feita no espelho de um banheiro, pode ser extremamente prejudicial pra quem utiliza a internet como parte de seus esforços de marketing e canal de negócios”, adverte. Para o fotógrafo, negligenciar a importância das imagens pode não só não atrair, mas afastar as pessoas de um perfil.
Ênio cita com um bom exemplo o caso do chef de cozinha André Barros, um de seus clientes. “Orientamos desde a definição dos figurinos e acessórios, ao tipo de mensagem a ser transmitida de forma não verbal. Em geral, as pessoas não conseguem explicar com clareza o que esperam do ensaio fotográfico e esse é meu papel principal, orientá-las de maneira estruturada até o resultado final”, pondera.
No entanto, adverte, há casos e casos. “A irreverência característica André Barros deu o tom da sessão de fotos, o que não funcionaria pra advogados ou médicos que demandam uma postura mais sóbria”, conclui Tavares, que em seu portfólio conta com um leque diversificado de profissionais, como arquitetos, dentistas, músicos, DJs, jogadores de futebol.
SERVIÇO:
Estúdio Emporio Imagem
Telefone: (62) 99671 4003
Email: [email protected]
Instagram: @seuladoa
Site: www.seuladoa.46graus.com
Informações para a imprensa
Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2263 / 99456-2491
Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn