ASN GO Atualização
Compartilhe

Festival Burger Time vende 35 mil sanduíches e premia vencedores

Durante o evento o Sebrae anunciou a criação da Rota dos Pit Dogs e Hamburguerias para aqueles que buscam nomes e endereços das sanduicherias
Por Adrianne Vitoreli, de Goiânia
ASN GO Atualização
Compartilhe

Os melhores sanduíches de hambúrguer e de pit dog de Goiás em 2023 foram revelados na noite desta terça-feira (18), durante a terceira edição do Festival Burger Time, que aconteceu na Casa do Turismo, em Goiânia. Além de ter bicampeão no quesito melhor pit dog, com o Eldorado Burg, também teve anúncio de um novo serviço para facilitar a procura pelas sanduicherias: o Sebrae Goiás e a organização do evento anunciaram que vão lançar a Rota dos Pit Dogs e Hamburguerias, que vai contemplar Goiânia, Aparecida de Goiânia e Senador Canedo, municípios que se inscreveram no festival.

O Eldorado Burg sagrou-se bicampeão na categoria Pit Dog

Os números desta edição superaram as expectativas da organização. Participaram 59 estabelecimentos, foram vendidos quase 35 mil sanduiches (superando os 32 mil da edição passada), de 16 de junho a 2 de julho, período de duração do festival. Mais de 10 mil votos (votação popular) válidos foram computados, e três colocados para a categoria Pit Dog foram premiados. O Eldorado Burg (@eldoradolburg) sagrou-se bicampeão em primeiro lugar, seguido por Kid Abelha Campinas (@kidabelhaampinas_oeste) e Natha’s Burgues Sanduicheria (@nathasburgues_).

Já na categoria Hamburgueria, os vencedores foram Fogata BBQ Steak Burguer (@fogata_bbqsteakburguer) em primeiro lugar, Oficial Hamburgueria (@oficial hamburgueria), em segundo e Deguste Burguer (@deguste_burguer) ficou na terceira colocação. Entre as premiações, os ganhadores receberam homenagens, vouchers para compra de equipamentos, kits de patrocinadores, curso Empretec oferecido pelo Sebrae para o primeiro colocado de cada categoria.

Na categoria Hamburgueria, o Fogata BBQ Steak Burguer foi o vencedor

O evento contou com a participação da considerada a “madrinha” dos pit dogs em Goiás, a deputada estadual Adriana Accorssi. Ela propôs uma lei estadual (originalmente projeto de lei de nº 2028/20) que torna Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de Goiás a gastronomia e cultura dos pit dogs no estado. A lei foi aprovada e sancionada pelo governador em outubro passado. Estiveram presentes na premiação representantes de todos os parceiros, como governo de Goiás, Goiás Turismo, Sebrae, Fecomércio, Senac, Abrasel, Sindiposto, Sindilojas, Ajetul, Sindibares, entre outros parceiros privados que apoiam o evento desde a primeira edição, como Fujioka, Casa do Pica Pau.

Para o vice-presidente da Fecomércio e presidente do Sindicato dos Proprietários de Pit Dogs em Goiás (SindiPit-dog), Ademildo Godoy, o Burger Time veio para somar e melhorar as empresas, ressaltar a tradição, dar visibilidade para um segmento que possui só no sindicato mais de 3 mil empresas cadastradas e andar de mãos dadas com o turismo. “São empresários e famílias que se dedicam nas noites e madrugadas para oferecer uma alimentação típica e de qualidade. A maioria são de pequenos negócios e nossa intenção é, além de mostrar ao mundo algo criado por nós, que oferece uma experiência de sabores, cores, criatividade, harmonização de ingredientes e técnicas, que também participamos ativamente da economia com a geração de emprego e renda e aguardamos por mais linhas de crédito específicas”, explicou.

Matheus Suassuna, um dos organizadores do evento, disse que os pequenos negócios têm sido impactados pelo festival e que a busca pelas capacitações tem sido um dos bons frutos colhidos com o Burger Time. Outro ponto de destaque, segundo Matheus, é que o desafio tem impulsionado o segmento a se unir e não a competir. “Temos um sanduiche que tem história e faz parte da nossa cultura imaterial e a possibilidade de incluir essas maravilhas de sanduíches e hambúrgueres na rota do turismo gastronômico, que traz pessoas para conhecer nossa tradição”, analisou.

A gerente regional Larissa de Souza Ribeiro falou da importância do festival e reforçou o suporte do Sebrae

A gerente regional do Sebrae, Larissa de Souza Ribeiro, reforçou a importância do Burger Time, já que Goiânia é uma capital de eventos e as sanduicherias e hamburguerias são, na maioria, pequenos negócios que precisam oferecer o melhor em qualidade, preservando as memórias afetivas de cada alimento usado e estar em dia com a gestão da empresa, utilizando as melhores técnicas de marketing e inovação para garantir um negócio fortalecido. “O Sebrae possui diversas capacitações, cursos e treinamentos para manter esse empresário tranquilo na gestão e trabalhar cada vez melhor nessa criatividade, nessa mistura de sensações com gosto, cheiro e muitas referências goianas”, disse.

Uma das organizadoras do evento, que também é consultora do Sebrae Goiás, Cynara Bretas, agradeceu a participação de todos os envolvidos nesse festival, que tem a intenção de nivelar sempre positivamente o segmento. “Agora é o momento de celebrar com todos que se engajaram nesse desafio e já pensar o Burger Time de 2024”, disse.

Realização

O Festival Burger Time é realizado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Goiás (Fecomércio), pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac Goiás) e pelo Sindicato dos Proprietários de Pit Dogs de Goiânia (SindPit-dog), com apoio do Sebrae Goiás, Prefeitura de Goiânia, por meio da Agetul, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e Sindicato de Bares e Restaurantes de Goiânia (Sindibares Goiânia), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Goiás), Instituto Hub Cerrado, Federação das Associações dos Jovens Empreendedores e Empresários de Goiás (Faje Goiás) e Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo no Estado de Goiás (Sindiposto) e Sindicato do Comércio Varejista no Estado de Goiás (Sindilojas). São parceiros-patrocinadores: Goiás Turismo/Governo de Goiás, Eisenbanh, Kuat e Schweppes, Imperador Alimentos, Fujioka e LG, Casa do Pica Pau, Capital Mídias, Alpha FM, 89 – A Rádio Rock, Coletar Ambiental, City Tour Transportes, Seiko, Bonfrigo, Super Frango e Boua.

Premiação reuniu centenas de pessoas

-

Vencedores na categoria Pit Dog

1º Eldorado Burg (@eldoradolburg)

2º Kid Abelha Campinas (@kidabelhaampinas_oeste)

3º Natha’s Burgues Sanduicheria (@nathasburgues_)

-

Vencedores na categoria Hamburgueria

1º Fogata BBQ Steak Burguer (@fogata_bbqsteakburguer)

2º Oficial Hamburgueria (@oficial hamburgueria)

3º Deguste Burguer (@deguste_burguer)

-

Informações para a imprensa

Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2263 / 99456-2491

Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178

Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn

  • Aparecida de Goiânia
  • Festival Burger Time
  • Goiânia
  • hanbúrguer
  • pit dog
  • sanduicheria
  • sanduíches
  • Senador Canedo