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Integração dos elos da cadeia e preços são desafios da produção e comercialização de leite

Interleite Brasil 2023 mostrou que ainda é preciso aperfeiçoar setor produtivo para melhoria nos resultados
Por Leydiane Alves, de Goiânia
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Marcelo Pereira de Carvalho, CEO da Milk Point Adventure: desafios e oportunidades (Foto Silvio Simões)

Pelo segundo ano consecutivo em Goiânia, o Interleite Brasil, o maior evento da cadeia produtiva leiteira do país, trouxe debates, oportunidades de negócios e conhecimento técnico e comercial. Realizado nos dias 02 e 03 no Centro de Convenções, o evento reuniu cerca de 1,5 mil pessoas relacionadas à cadeia láctea. O Sebrae foi apoiador e manteve um estande de atendimento no local. O diretor superintendente Antônio Carlos de Souza Lima Neto considera que uma das grandes realizações do evento foi debater os grandes desafios, principalmente a interação entre os elos da cadeia.

“Nós temos o produtor, a indústria e o supermercado. Às vezes, o produtor vende o leite a R$ 2 ou R$ 3, mas o produto chega nas gôndolas do supermercado a R$ 8. O desafio, muitas vezes já começa aí, por isso esses debates são tão importantes”, avaliou.

Apesar das dificuldades na atividade, Antônio Carlos pontua que os produtores têm evoluído muito. “Vemos grandes projetos de produção de leite estabelecidos em Goiás, no Brasil e até fora do país. Isso tudo demonstra que temos realmente trabalhado muito ao longo desses últimos anos. E a partir de agora a cadeia precisa buscar ainda mais direcionamento estratégico para que a gente consiga alcançar os resultados de uma forma mais rápida e mais efetiva”, sugeriu.

Segundo ele, Goiás tem se tornado modelo para outros estados quando o assunto é produção de leite. “Nós consideramos que a cadeia do leite está sendo a vitrine nacional, por isso um evento com o Interleite é muito valorizado por nós”, disse.

Para o superintendente, outro ponto alto foi a oportunidade de relacionamento entre os representantes da cadeia. “Aqui tivemos a oportunidade de repassar informação, compartilhar experiências e criar relacionamentos com todos os importantes atores envolvidos na cadeira leiteira”, destacou.

Evento de sucesso

Marcelo Pereira de Carvalho, CEO da Milk Point Adventure, realizadora do Interleite, comemorou o sucesso do encontro, que conseguiu mais uma vez atender às expectativas. “Este ano o Interleite foi um desafio muito grande porque o mercado de leite está num momento difícil, com preços em queda. Mas acredito que nesses momentos é que é importante a realização do evento. Pois o produtor está buscando informação e vendo caminhos”, diz.

Ele pontuou ainda que a presença de cerca de 1,5 mil pessoas mostra a importância da cadeia e a relevância do evento. “Conseguimos esse respeito porque temos grandes parcerias, como a do Sebrae, que nos ajudam a levar o conhecimento que a cadeia anseia”, disse. Marcelo acrescentou ainda que o público foi dividido entre especialistas da área, estudantes, laticínios e empresas de insumos, entre outras. “Nosso desejo é que o evento tenha contribuído para uma retomada do leite aqui no Centro-Oeste, especialmente em Goiás”, disse o CEO.

Cadeia leiteira no Brasil e em Goiás

O Brasil é o terceiro maior produtor mundial de leite, de acordo com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), com mais de 34 bilhões de litros produzidos ao ano em 98% dos municípios brasileiros. O país conta com mais de 1 milhão de propriedades produtoras de leite, e as projeções do agronegócio da Secretaria de Política Agrícola do Mapa estimam que, para 2030, irão permanecer os produtores que se adaptarem às tecnologias, trouxerem melhorias à gestão e tiverem maior eficiência técnica e econômica.

Goiás se destaca no cenário nacional. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apenas no primeiro trimestre de 2023 o estado registrou 533 milhões de litros de leite industrializados, conquistando a sexta posição no ranking dos maiores produtores do país, com 9,1% da produção nacional. Além disso, o Valor Bruto da Produção de Leite estimado para 2023 é de R$ 5,7 bilhões, um crescimento de 5,4% em relação ao ano anterior.

Informações para a imprensa

Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2263 / 99456-2491

No Polo Sebrae Agro: Agência Entremeios Comunicação / Leydiane Alves – (62) 9540-6111

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