ASN GO
Compartilhe

Pequenas empresas marcam presença na maior feira de negócios do Centro-Oeste

Sebrae está apoiando a presença de 67 MPE na 17ª edição da Goiâniacal
Por Adrianne Vitoreli, de Goiânia
ASN GO
Compartilhe
O diretor superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, com os diretores da feira: Marciovan Evangelista, Helio Vicente e Tiago Furtado Bastos (Fotos Divino Batista)

A participação de empresas em feiras de negócios segmentadas, independente do porte – micro, pequenas, médias e grandes – é sempre uma oportunidade para a geração de negócios. O ambiente também é propício para informações sobre tendências e inovações do mercado. E para fomentar e promover as micro e pequenas empresas (MPEs), o Sebrae apoia 67 dos 200 expositores que participam da 17ª edição da Goiâniacal Feira de Negócios 2023/2024, que acontece de 15 a 19 de agosto no Centro de Convenções de Goiânia. Cerca de 1,7 mil lojistas de todo Brasil devem visitar a feira durante os próximos dias.

O evento reúne representantes de 700 marcas, entre goianas, nacionais e internacionais, como a Nike e a Under Armour, e é considerada a maior feira de negócios do Centro-Oeste. De acordo com um dos diretores, Tiago Furtado Bastos, a Goiâniacal é a feira regional no Brasil com maior faturamento e com maior mix de produtos para atender os lojistas, principalmente o magazine. “A expectativa nesta edição é que sejam concretizados de 15% a 20% a mais de negócios em relação à edição anterior, e chegar a R$ 170 milhões negociados para o semestre”, afirma.

São representantes de moda masculina e feminina para todas as idades e estilos – calçados, roupas íntimas, acessórios, brinquedos, relógios e perfumes – que diferenciam a feira. Solange Carvalho, que possui a representação de cinco fábricas de artigos para bebês (Galzerano, Bienme, Zany Baby, Plasútil e Chiquelique), disse que a expectativa é fazer negócios. “Por isso esperamos vender 100% mais do que na última feira”, acredita a empreendedora proprietária da Solange Representações. Para ela, o apoio do Sebrae tem sido de suma importância para a empresa que ganhe visibilidade e network.

O representante Cléber Silvério Santos: presença na feira traz diversos benefícios

Para Cleber Silvério Santos, da CSS Representações, outra empresa que possui o apoio do Sebrae, estar presente na Goiâniacal é uma estratégia de marketing com diversos benefícios, já que a feira possui um público específico e segmentado. Segundo ele, é possível oferecer experiências de compras diferenciadas com atendimento presencial e expandir o alcance das marcas. A CSS representa as marcas Eckzem, Elemento Zero (camisetas e moletons), Peoples adulto e infantil (jeans, masculino e feminino), SKL (jeans) e Biongo (óculos). Com uma visão otimista, Cleber acredita que os compradores vão aproveitar para abastecer as lojas para o fim de ano, já que o mercado está promissor e as coleções estão lindas. “Esperamos vender em torno de 20% mais que a feira anterior.”

O sucesso nas vendas também está no planejamento da Anna Flor, empresa que representa as rasteiras Giovana Dias e as sandálias de salto Via Gata. O representante Arnóbio Júnior explica que o principal mercado comprador é Goiás, mas as marcas também são vendidas em Mato Grosso, Pará, Bahia e Tocantins. O cenário econômico, para ele, está em um período de retomada, e qualquer aumento de vendas será positivo para a empresa. “E participar da feira com apoio é muito importante para as micro e pequenas empresas de representação nesse momento porque permite a expansão e a consolidação das marcas”, frisa.

Arnóbio Júnior com a analista do Sebrae Camila Carvalho e outros representantes: expansão das marcas

Potencial e alcance

E o fortalecimento do acesso ao mercado é, para Camila Carvalho, gestora do evento pelo Sebrae Goiás, um dos principais objetivos do apoio da entidade às 67 empresas goianas. “O Sebrae avalia o potencial e o alcance da feira, a credibilidade, o custo-benefício para as micro e pequenas empresas e promove a participação dos pequenos negócios”, explica.

Para o diretor superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, que visitou as empresas na feira, o propósito, acima de tudo, é fomentar o desenvolvimento dos pequenos negócios nos segmentos de moda, calçados e acessórios, que são destaques no estado. “Em uma feira de referência como essa os empreendedores têm a oportunidade de expor seus produtos para compradores de várias partes do país, ampliar a capacidade de negociação, prospectar novos mercados e ampliar toda a cadeia produtiva. É um momento de consolidação das parcerias e do apoio do Sebrae, que trabalha para que as micro e pequenas empresas aproveitem as chances de participar de uma vitrine de negócios que se fortalece a cada edição. Estamos juntos com os empreendedores para apoiá-los no que for possível e necessário”, afirma o superintendente.

Tiago Furtado e Antônio Carlos: Amarê Fashion está sendo divulgada no importante evento ligado ao segmento da moda

Palestra Magna

Nesta quarta-feira (16), às 19h, será realizada na Goiâniacal uma palestra magna com tema ‘Vamos falar de loja?’, com Ermelindo Espíndola, do canal Falando de Loja. A palestra é gratuita e exclusiva para os lojistas e acontece na sala de palestras do Centro de Convenções.

A Feira de Negócios GoiâniaCal 2023/2024, além do Sebrae Goiás, conta com o apoio do Sindicato do Sistema do Comércio (Sindilojas-GO), Vitlog Transportes, Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Goiás (FCDL – GO), Câmara de Dirigentes Lojistas de Goiás (CDL – GO), Conselho Regional das Representações Comerciais do Estado de Goiás (Core – GO) e do Confort Hotel Goiânia.

SERVIÇO

17ª edição Goiâniacal Feira de Negócios – 2023/2024

De 15 a 19 de agosto

Horário: das 8h30 às 19h (dia 19 das 8h30 às 16h e o credenciamento até 13h)

Local: Centro de Convenções de Goiânia

Exclusivo para lojistas (entrada gratuita)

Informações para a imprensa

Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2263 / 99456-2491

Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178

Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn

  • feira
  • Goiânia
  • Goiâniacal
  • Negócios