ASN GO
Compartilhe

Bons índices marcam a 2ª Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo Estadual em 2025

Realizada na última semana de fevereiro, a reunião destacou dados de fechamento do ano de 2024
Por Taissa Gracik, de Goiânia
ASN GO
Compartilhe

Realizada no dia 27 de fevereiro, a 2ª Reunião Ordinária de 2025 do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae Goiás foi conduzida pelo presidente do Conselho, José Mário Schreiner. Para além dos membros do CDE, a reunião contou com a participação da vice-presidente do Conselho Fiscal (CF) do Sebrae Goiás, Mariana D’Ávila.

Como ato primário da reunião, o presidente colocou em aprovação junto aos conselheiros a ata da 1ª Reunião Ordinária, realizada no dia 30 de janeiro, que foi aprovada com unanimidade. Além disso, o presidente José Mário parabenizou o conselheiro André Rocha pela posse como presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG), cuja cerimônia foi realizada no dia 24 de fevereiro.

Na sequência, os conselheiros foram situados sobre os trabalhos de auditoria nas demonstrações contábeis do Sebrae Nacional, uma vez que Sebrae Goiás será o primeiro estado auditado. Da mesma forma, o presidente convidou os membros do CDE a participarem do Programa de Desenvolvimento para Conselheiros do Sistema Sebrae, lançado pelo Sebrae Nacional com o objetivo de fortalecer a governança em todo o sistema e aprimorar a atuação estratégica dos conselhos.

A revista Empreender Mais, produzida pelo Sebrae Goiás, também foi enfatizada na reunião. Nesta edição, que corresponde à primeira de 2025, há uma entrevista com o presidente do CF, Humberto Rodrigues.

Em continuidade às pautas da reunião, o conselheiro suplente do CDE, Camilo do Prado Cabral, indicado pelo Banco do Brasil, assinou o termo de posse em substituição ao conselheiro Nelson Figueira da Silva Júnior. Recém-empossado, Camilo demonstrou sua satisfação em integrar o grupo.

O diretor de Administração e Finanças do Sebrae Goiás, João Carlos Gouveia, apresentou ao Conselho o Programa de Desenvolvimento de Lideranças, também do Sebrae Nacional. Uma vez que a Diretoria Executiva da instituição está participando dos módulos da capacitação, os conselheiros aprovaram a presença dos diretores na imersão a ser realizada no campus da Universidade de STEINBEIS, na Alemanha, com o objetivo de aumentar resultados estratégicos.

Em seguida, o conselheiro e relator do Comitê de Governança e Sustentabilidade do CDE, Oseias André Schlemmer, evidenciou o parecer acerca da aquisição de um terreno em Caldas Novas e um em Rio verde, de modo a construir sedes próprias das agências do Sebrae nas duas cidades. O parecer foi aprovado pelo Conselho Deliberativo Estadual.

Por sua vez, o auditor interno do Sebrae Goiás, Éder José, apresentou o Relatório Trimestral de Auditoria Interna. 89% das ações de controle, que envolvem o monitoramento da conclusão de envio de informações aos órgãos de controle (Controladoria Geral da União e Tribunal de Contas da União), já foram concluídas. As outras 11% seguem em andamento e dentro do prazo.

Já o gerente substituto da Unidade de Gestão Corporativa, Marcos Fernando, expôs ao CDE o Relatório Trimestral de Compliance e Integridade Corporativa. Como um dos destaques, o gerente substituto elencou a execução de 136 ações ao longo de 2024, iniciadas a partir de apontamentos de auditorias para mitigação de riscos. Também foram instituídas duas Comissões de Ética no Sebrae Goiás e realizadas 11 capacitações de processos com orientação do Programa de Integridade Corporativa para empregados, terceirizados de apoio e estagiários, bem como cinco capacitações sobre Código de Ética para conselheiros, diretores, empregados, agentes locais de inovação (ALIs) e fornecedores.

Aliado a isso, o relator do Comitê de Compliance e Auditoria, José Caetano, proferiu a leitura da conclusão do parecer do Comitê referente ao Programa de Integridade Corporativa, Compliance e de Auditoria Interna. De acordo com o relator, os relatórios apresentados demonstram a maturidade no processo de governança corporativa do Sebrae Goiás.

Posteriormente, o auditor interno da instituição, Éder José, realizou uma nova apresentação aos conselheiros. Neste momento, foi abordado o Relatório Anual de Atividades da Auditoria Interna do ano de 2024. A totalidade das atividades previstas no plano anual da auditoria interna foram realizadas e, como destaque, foi evidenciado que 111% dos processos priorizados em 2024 foram auditados, ou seja, 11% a mais do que o previsto para o ano. O relatório foi aprovado pelo CDE.

Logo após a aprovação, o gerente da Unidade de Gestão Estratégica do Sebrae Goiás, Francisco Lima, expôs o Relatório de Acompanhamento e Avaliação Semestral. De acordo com o gerente, 152,2% dos atendimentos previstos a estudantes foram realizados no 2º semestre de 2024, representando a superação da meta estabelecida. Outro indicador enfatizado foi o de recorrência no atendimento, que atingiu 131,1% e também superou a meta elencada para o período.

Por sua vez, a analista Jéssica Nogueira, da Unidade de Administração, apresentou o Relatório Semestral de Licitações e Inexigibilidade. 64% das licitações contratadas em 2024 foram de microempresas e empresas de pequeno porte, o que reforça o compromisso do Sebrae Goiás com o fomento aos pequenos empreendedores.

Como ato final da reunião, o diretor técnico da instituição, Marcelo Lessa, apresentou ao Conselho a nova campanha publicitária em vigor, intitulada “Chame o Sebrae”. E, ao fim do encontro, os conselheiros aniversariantes do mês de fevereiro (José Mário, Angelita Pereira e Mariana D’Ávila, Do Conselho Fiscal) foram homenageados junto ao CDE.

  • CDE
  • conselheiros
  • Conselho Deliberativo Estadual
  • Reunião do CDE