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Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae Goiás encerra trabalhos de 2025 com destaque em Governança

11ª e 12ª Reuniões Ordinárias foram realizadas dia 27 de novembro
Por Kalyne Menezes
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No dia 27 de novembro, o Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae Goiás realizou a 11ª e 12ª Reuniões Ordinárias, encerrando os trabalhos de 2025. O presidente do CDE, José Mário Schreiner, conduziu o encontro com conselheiros das entidades e a Diretoria Executiva, composta pelos diretores Antônio Carlos de Souza Lima Neto (Superintendente), Marcelo Lessa (Técnico) e João Carlos Gouveia (Administração e Finanças).

Logo no início da reunião, em agradecimento aos trabalhos desenvolvidos, os conselheiros receberam um kit do Goiás Original, projeto que valoriza produtos e experiências que preservam, compartilham e enriquecem a cultura e o território goiano. Os conselheiros também receberam o “Manual do CDE”, com informações e documentos importantes para apoiarem as atividades do Conselho.

Fotos: Silvio Simões.

Entre as deliberações iniciais da 11ª Reunião Ordinária, os presentes aprovaram de forma unânime o Calendário Temático 2026, bem como uma atualização do Regimento Interno do Sebrae Goiás, apresentada pelo conselheiro Wellington Matos de Lima, relator do Comitê de Governança e Sustentabilidade.

Na sequência, o presidente do Conselho Fiscal, Humberto Rodrigues de Oliveira, apresentou aos demais o papel e as atribuições do Conselho Fiscal, que é de assessorar a instituição em relação aos assuntos financeiros e de gestão, apoiando a conformidade legal e a boa aplicação dos recursos. Humberto destacou que a gestão financeira do Sebrae Goiás é excelente, sendo, inclusive, referência nacional para outras instituições. José Mário Schreiner agradeceu o apoio dos conselheiros fiscais e reforçou o papel autônomo e independente do Conselho Fiscal.

Em seguida, a gerente da Unidade de Finanças, Veronice Costa, apresentou o Relatório de Convênio Bimestral, discorrendo sobre as parcerias com entidades como Fecomércio, Fieg, Senar, Facieg, UFG, OAB, e outras, para fortalecer os pequenos negócios goianos em diversos segmentos.

Posteriormente, encerrando a pauta da 11ª Reunião Ordinária, o presidente José Mário Schreiner apresentou os aprendizados e experiências adquiridas na Missão Agritechnica 2025, realizada em Hannover, na Alemanha, de 8 a 16 de novembro. É a maior feira do agronegócio no mundo, com a participação de mais de 140 países e uma estrutura física robusta.

José Mário Schreiner liderou a missão, cuja programação também contemplou, além da feira, visitas técnicas em associações de referência, fazendas e entidades do setor produtivo, e assinatura de parcerias internacionais. O presidente ressaltou a tecnologia de ponta que tem sido desenvolvida e utilizada no setor, com máquinas ultramodernas, e o investimento em Pesquisa e Desenvolvimento, que também tem observado a sustentabilidade no segmento agrícola. José Mário Schreiner enfatizou que o Brasil é destaque mundial no agro e tem a oportunidade de se fortalecer ainda mais nessa área.

Após a apresentação, iniciou-se a 12ª Reunião Ordinária, com a deliberação e aprovação do Plano Anual de Auditoria 2026, apresentado pelo auditor interno Éder Oliveira. Para a construção do plano, foram seguidas várias etapas, que consideraram o embasamento legal, as diretrizes nacionais e a análise de riscos, dentre outros pontos.

Os conselheiros enfatizaram a qualidade e a técnica das auditorias do Sebrae Goiás, também referência no Sistema Sebrae. Nesse sentido, Éder também informou ao CDE que em 2026 está previsto o Encontro Nacional de Auditores Internos dos Sebrae UF em Goiânia, uma oportunidade de também compartilhar boas práticas de auditoria interna.

O diretor Superintendente, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, apresentou um resumo das ações, eventos e projetos que o Sebrae Goiás realizou no último mês em todo o Estado. Um dos pontos destacados pelo diretor foi a avaliação da Feira da Indústria e Comércio (FIC), realizada em outubro com parceiros, que representou um balanço positivo da união do setor produtivo. O Sebrae participou da FIC com a Feira do Empreendedor de Goiânia, oferecendo palestras, consultoria e atendimento especializado.

Em seguida, o diretor de Administração e Finanças, João Carlos Gouveia, comemorou os avanços registrados no último ano nas práticas ESG (ambiental, social e governança), que trouxeram resultados significativos para a instituição. Entre eles está o Relatório de Autodiagnóstico, no qual os números alcançados pelo Sebrae Goiás superaram a média nacional. Outra ação de destaque foi a adesão ao projeto Cestampas, que transforma tampinhas plásticas em cestas básicas destinadas a pessoas em situação de vulnerabilidade. O Sebrae Goiás superou a meta inicial de arrecadar 801 kg por ano e alcançou 5,5 toneladas de tampinhas, gerando um impacto social ainda mais positivo.

Ao final, o presidente José Mário Schreiner agradeceu aos conselheiros, à diretoria executiva, ao gabinete do CDE e ao corpo técnico de colaboradores do Sebrae Goiás pelo empenho diário durante o ano no atendimento às demandas dos pequenos negócios goianos.

Após as reuniões, todos comemoraram os aniversariantes de novembro e dezembro: José Caetano (Sebrae Nacional), Marciano de Freitas (Caixa), Jesiel de Freitas (UFG), Wellington Matos (Sead), Valter Serra (Facieg) e a Vânia Teixeira (Secretária do CDE).

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