Foi realizada, na quinta-feira (25/01), a primeira reunião ordinária de 2024 do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae Goiás. Liderado pelo presidente do CDE, José Mário Schreiner, o encontro pautou as aprovações de ata das duas últimas reuniões de 2023 (11ª e 12ª), além de receber a presença – como ouvinte – de um membro do Conselho Fiscal do Sebrae Goiás, na oportunidade representado pelo seu presidente, Humberto Rodrigues de Oliveira (Fieg).
Com uma perspectiva de mais de cem novas ações propostas para 2024 o Diretor Técnico, Marcelo Lessa, em conjunto com o Diretor de Administração e Finanças, João Carlos Gouveia, apresentou e demonstrou de forma descontraída o posicionamento da diretoria quanto aos impactos da inteligência artificial no mercado de trabalho e nos micro e pequenos negócios. Foi abordada a importância de posicionar o Sebrae Goiás entre os protagonistas do desenvolvimento e capacitação de agentes para este cenário da inovação no estado, tendo como alguns de seus desafios a qualificação de mão de obra e o aumento da efetividade nos atendimentos. Como parte deste projeto foram captados 101 novos credenciados em 2023 e já foi realizado um programa-piloto de capacitação em Consultoria para Agentes Locais de Inovação.
Foi solicitada às entidades conselheiras a indicação de um representante para concorrer ao cargo de Conselheiro Fiscal Suplente do Sebrae Goiás, com mandato vigente até 2027. Foi apresentada para apreciação do conselho a proposta de composição da Comissão de Ética pelos conselheiros Márcio Luís da Silva (Facieg), Adryanna Caiado (GoiásFomento) e Eduardo Veras (Faeg), tendo este como coordenador.
O conselheiro Leopoldo Moreira (Facieg) retomou posse como Conselheiro Suplente após afastamento institucional e foi apresentado pelo Diretor Técnico, Marcelo Lessa, e aprovado o calendário de missões empresariais para 2024, atendendo à demanda de diversificação de temas por segmento atendidos pelo Sebrae (comércio, serviços, indústria, agro e políticas públicas).
Na apresentação do relatório quadrimestral de sindicâncias feita pelo gerente da Unidade de Gestão Corporativa, Rodson Marden, foi comunicada a inexistência de sindicâncias para o ano de 2023. Este monitoramento faz parte do 3º pilar do Programa de Integridade Corporativa da instituição (Código de Ética).
A gerente da Unidade de Finanças, Veronice da Silva Costa, fez a apresentação do relatório bimestral de convênios, apresentando um panorama de 135 convênios ativos, sendo 17 para o Ponto de Atendimento ao Parceiro, 113 para a Sala do Empreendedor, 04 de cooperação técnica (sem movimentação financeira), 01 de parcerias (também sem movimentação financeira).
Durante a apresentação do relatório trimestral do monitoramento do orçamento pelo gerente da Unidade de Gestão Estratégica, Francisco Lima Júnior, chamou a atenção o número de 86,2% de recursos aplicados na atividade-fim, representando 113% de execução.
O presidente do CDE, José Mário Schreiner, reconheceu e parabenizou o empenho de todos em 2023 e demonstrou confiança nas ações e resultados propostos para 2024, frisando a importância das ações de integração e aproximação das lideranças com os colaboradores, da clareza e transparência quanto às diretrizes estratégicas e melhoria do clima organizacional, bem como da atenção à melhoria contínua para que não se perca o foco na excelência. Suas palavras foram reforçadas e validadas pelo vice-presidente, André Luiz Rocha (Fieg), e pelos conselheiros Cláudio Carvalho (AGPE), Valdir Ribeiro (FCDL) e Márcio Luís (Facieg).
A reunião foi encerrada com a comemoração dos aniversariantes do mês de janeiro: conselheiros Marco Chaul (Fecomércio) e Helton Faria (Banco do Brasil).
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2263 / 99456-2491
Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn