ASN GO Atualização
Compartilhe

Plano anual e orçamento do Sebrae Goiás para 2024 em pauta

Apresentações feitas na reunião de outubro do CDE evidenciaram consolidação de uma cultura de indicadores e eficiência operacional
Por Alice Galvão
ASN GO Atualização
Compartilhe

Conduzida pelo Presidente José Mário Schreiner no dia 31 de outubro a 10ª reunião do Conselho Deliberativo do Sebrae Goiás foi marcada por apresentações focadas na governança da instituição para os próximos anos.

Durante exposição do plano anual e orçamento para 2024, o conselheiro José Caetano, que representa o Sebrae Nacional e foi relator do Comitê de Estratégias, ressaltou a importância da adesão de Goiás aos programas nacionais e do reajuste de metas feito pela diretoria do Sebrae Nacional. Sua fala foi precedida pela do vice-presidente do CDE André Rocha (FIEG), coordenador do Comitê, que conta ainda com a participação dos conselheiros Pedro Alves (FIEG) e Ubiratan Lopes (FACIEG).

A apresentação sobre os direcionamentos estratégicos do Sistema Sebrae para o período de 2024 a 2027 foi conduzida pelo Gerente da Unidade de Gestão Estratégica, Francisco Lima, em conjunto com o Diretor de Administração e Finanças, João Carlos Gouveia. O gestor também abordou, com a contribuição do diretor, o relatório trimestral do monitoramento do orçamento.

Foi anunciado que para este mandato Sebrae Goiás aderiu aos 12 programas nacionais: Cliente 360, Transformar Juntos, Governança Empreendedora, impulso Tecnológico, Impulsionar Negócios, Educação que Transforma, Conexão Financeira, Data Biz, Humanizar, Plural, Saber em Ação e Conecta Tech.

Das contribuições e aprendizados de Goiás durante as discussões do planejamento para o Centro-Oeste, foram destacados o método de gestão para conquistar o alto desempenho nos indicadores, a compreensão sobre o contexto dos pequenos negócios da região e a importância da internacionalização. Foi pontuado pelo diretor Gouveia o potencial de atendimento aos empreendedores que ainda não tem CNPJ e o crescimento da cultura de monitoramento dos indicadores organizacionais pelos times operacionais. O Presidente José Mário aproveitou para parabenizar toda a equipe do Sebrae Goiás pela eficiência que a instituição tem demonstrado em cumprir metas, pontuando a importância de olhar para o indicador “recursos aplicados na atividade fim” como impulsionador dos resultados em atendimento.

As consultoras Maria Rita e Núbia Almeida fizeram a atualização do Manual de Governança 2023/2024

As consultoras Maria Rita e Núbia Almeida fizeram a atualização das recomendações de boas práticas para o primeiro semestre do Manual de Governança 2023/2024, tendo como parâmetro o nível de maturidade da governança e a consolidação das entrevistas feitas no período. Foram considerados também os apontamentos do relatório do Programa de Integridade Corporativa – Compliance do Sistema Sebrae e da atualização das Boas Práticas de Governança IBCG 6ª edição. Foram ouvidos durante o processo os conselheiros, diretoria e gabinete do CDE. Como recomendações foram pontuados aspectos como investimento no conhecimento e no nivelamento de informações entre as áreas para melhor adesão aos processos e maior satisfação das pessoas; evolução constante no nível de maturidade da gestão de riscos e compliance; manutenção do programa de avaliações internas e pesquisa de satisfação e efetividade das soluções; e ampliação da comunicação com o nível executivo e operacional da instituição, bem como com a sociedade.

O diretor João Gouveia ressaltou a importância da rotina de alinhamentos periódicos e permanentes

Por fim, durante a apresentação da Direx, além da retrospectiva dos eventos do mês, o diretor Gouveia ressaltou a importância da rotina de alinhamentos periódicos e permanentes com os times, dando ênfase nos encontros: com gerentes, área técnica e geral (com toda a casa).

-

Informações para a imprensa
Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2263 / 99456-2491
Agência Entremeios Comunicação: Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn

  • CDE
  • Conselho Deliberativo Estadual