ASN GO
Compartilhe

Profissionais do Sebrae Goiás participam de doação de sangue

Uma Unidade Móvel do Hemocentro de Goiás esteve na instituição para coletar o sangue dos doadores
Por Taissa Gracik, de Goiânia
ASN GO
Compartilhe

Nesta quinta-feira, 29, o Sebrae Goiás recebeu a Unidade Móvel da Rede Estadual de Serviços Hemoterápicos (Rede Hemo) para a doação de sangue e cadastro para doação de medula óssea. Funcionários do Sebrae e o público externo com idades entre 16 e 69 anos puderam contribuir para salvar vidas não só em Goiás, mas em todo o Brasil. Segundo dados do Ministério da Saúde, uma única bolsa de sangue pode ajudar até quatro pessoas.

A iniciativa de receber uma Unidade Móvel da Rede Hemo na sede do Sebrae Goiás partiu da Associação dos Funcionários do Sebrae Goiás (AF Sebrae), em parceria com o próprio Sebrae e com o Hemocentro de Goiás no ano de 2023. Para o presidente da Associação, Vinícios Araújo, o reconhecimento da necessidade de manter bons estoques de sangue nos hospitais da região foi fundamental para o início da ação, que ocorreu em 2023 e se repetiu em 2024. “À medida em que fomos nos aproximando desse contexto, entendemos que havia uma baixa no estoque de sangue no estado, mas uma alta demanda em função de doenças e acidentes. Foi aí que resolvemos engajar com essa causa e envolver os profissionais do Sebrae”, explicou.

Doação de sangue na Unidade Móvel da Rede Hemo que esteve no Sebrae

Ainda segundo o presidente da AF Sebrae, a motivação não é voltada apenas para a doação de sangue, mas também para o cadastro de doadores de medula óssea. As informações ficam armazenadas em um banco de dados e, quando a compatibilidade é identificada entre o possível doador e o paciente, aquele que se cadastrou é acionado para a confirmação da vontade e disponibilidade em doar. De acordo com dados do Ministério da Saúde, o Brasil tem o terceiro maior banco de doadores de medula óssea do mundo, totalizando mais de 5,5 milhões de brasileiros cadastrados.

Tatielly Bueno durante doação de sangue

Se tratando da doação de sangue, aproximadamente 1,4% da população brasileira é doadora, o que representa 14 pessoas a cada mil habitantes (com informações do Ministério da Saúde). O índice é baixo, mas com ações como a realizada no Sebrae Goiás, os números podem subir. Para a doadora e assistente da instituição, Tatielly Bueno, a atividade é necessária e serve como forma de conscientização. “Doar sangue é rápido e fácil. Com um gesto simples a gente percebe o quanto podemos ajudar outras pessoas. Com alguns minutos do nosso tempo podemos contribuir para salvar uma vida”, comentou.

Já de acordo com o terceirizado de apoio do Sebrae Goiás, Benito Roger, o estímulo da organização é fundamental para a campanha de doação de sangue. “Tivemos bastante incentivo do Sebrae para doar. No ano passado eu também doei quando o ônibus veio até aqui e eu acho que isso é o mínimo que podemos fazer para ajudar outras pessoas, sem atrapalhar nada do nosso dia”, ressaltou. As doações podem ser realizadas ao longo do ano todo, nas Unidades Móveis ou nos Hemocentros de todo o Brasil, respeitando o intervalo mínimo de quatro meses entre uma doação e outra.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463

Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178

Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.

Siga-nos em nossas redes sociais: InstagramFacebookTwitterYouTube e LinkedIn

  • doação de sangue
  • Hemocentro