ASN GO
Compartilhe

Sebrae Goiás em crescente evolução

Programas e ações de apoio crescem em reconhecimento por parte dos micro e pequenos negócios, revela Pesquisa de Percepção do Atendimento e Experiência do Cliente Sebrae
Por Alice Galvão, de Goiânia
ASN GO
Compartilhe

Em 21 de março foi realizada a terceira reunião ordinária do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae Goiás em 2024, presidida pelo conselheiro Marcelo Baiocchi (FECOMÉRCIO), em decorrência da ausência do presidente do CDE, José Mário Schreiner (FAEG) e de seu vice, André Rocha (FIEG).

Durante a apresentação dos resultados da Pesquisa de Percepção do Atendimento e Experiência do Cliente Sebrae, realizada pelo consultor Kim Macherini Marques, da Santa Dica Consultoria e Pesquisa, foram apontadas melhorias significativas na percepção dos clientes, levando-se em consideração os recortes de agosto de 2020, março de 2021, março e agosto de 2022 e janeiro de 2024. Um dos tópicos mais relevantes foi relacionado à redução da não lembrança do atendimento, que caiu de 38,8% em 2020 para 10,7% em 2024. Destas pessoas que não se lembraram, o número de não confirmações do atendimento, após especificação das informações que constam no sistema do Sebrae Goiás, caiu de 27,6% para 6,9%.

A nota média para as avaliações dos Agentes Locais de Inovação (notas 1 a 10) foi de 9,8; para as Consultorias Gerenciais foi de 9,5; para Capacitação para a Gestão foi de 9,5; para a Escola de Negócios foi de 9,6; para o Sebraetec foi de 9,7; para o Sebrae Na Sua Empresa foi de 9,8 para os itens “educação” e “atenciosidade”, e de 9,6 para os itens “conhecimento e capacitação” e “interesse em lhe auxiliar e ao seu negócio”. Destacou-se também o indicador NPS (Net Promoter Score), subindo de 81,8 em 2020 para 88,3 em 2024. De acordo com o conselheiro professor Jesiel Freitas (UFG) espera-se que estes dados traduzam uma percepção crescente da relevância do Sebrae Goiás na vida dos micro e pequenos negócios. Ele aproveitou para fazer a sugestão de leitura do livro “A arte de esquecer”, de Iván Izquierdo. Por sua vez, o conselheiro Márcio Luís (FACIEG) pontuou a dificuldade de atendimento em algumas localidades do interior do Estado e sugeriu que os números positivos destacados na pesquisa fossem divulgados para o público geral, ilustrados e reforçados por relatos de casos reais.

O Relatório de Gestão Anual do Sebrae Goiás para o Exercício de 2023 foi apresentado pelo Gerente da Unidade de Gestão Estratégica, Francisco Lima, que informou que o documento aprovado será disponibilizado para consulta no Portal da Transparência após assinatura do CDE. Presente como ouvinte, o presidente do Conselho Fiscal, Humberto Rodrigues (FIEG), reforçou a lisura do processo de aprovação sem ressalvas das demonstrações contábeis e da prestação de contas, após recebimento do relatório assinado pela auditoria externa independente da empresa Grant Thornton. Fazem parte de seus tópicos o detalhamento da visão organizacional; da governança; da gestão de riscos, oportunidades e desempenho; do planejamento estratégico; dos resultados por área de atuação interna; das informações orçamentárias, financeiras e contábeis. Com destaque para o indicador de 94% de cumprimento da execução orçamentária, o desempenho regional foi reconhecido pela conselheira Gilvany Isaac (Sebrae Nacional), que pontuou o excelente trabalho que vem sendo desenvolvido em Goiás.

Conselheira Gilvany Isaac, do Sebrae Nacional

O conselho deliberou ainda pela aprovação do parecer elaborado pelo Comitê de Governança e Sustentabilidade, acerca das mudanças na composição dos comitês temáticos do CDE. Sob a liderança do conselheiro Cláudio Carvalho (AGPE) e leitura do documento pelo conselheiro Allan Trancoso (BB), a sugestão acatada estabeleceu as seguintes mudanças: O Comitê de Governança e Sustentabilidade deixa de ter um representante da AGPE e recebe um da FACIEG; o Comitê de Estratégias deixa de ter um representante do Sebrae Nacional e da FACIEG e recebe um da SEDI e outro da AGPE; e, por fim, o Comitê de Compliance e Auditoria deixa de ter um representante da SEDI e passa a ter um do Sebrae Nacional. A análise de alteração na composição dos comitês temáticos se deu em atendimento às solicitações feitas pela AGPE e pelo Sebrae Nacional na 9ª reunião ordinária do conselho, realizada em 28/09/2023.

Em sua apresentação do relatório anual de auditoria interna, o auditor Éder José destacou o cumprimento de 100% das metas definidas para a gestão e o relacionamento com órgãos de governança, além da realização de 97,64% da previsão o orçamento da unidade para as ações de 2023. Foram 5 iniciativas de treinamento e capacitação e 76% de cumprimento dos planos de ação relacionados à mitigação de riscos. Chamou a atenção da conselheira Gilvany Isaac (Sebrae Nacional) o fato de o Sebrae Goiás já ter alcançado 96% das atividades planejadas dentro do plano anual, o que coloca a regional em uma posição de destaque no cenário nacional.

Apresentado pela Gerente da Unidade de Finanças, Veronice Costa, o relatório bimestral dos convênios de parceria, cooperação técnica e financeira foi aprovado com números satisfatórios. Todos com execução dentro do previsto e com excelente feedback dos parceiros envolvidos quanto à relevância das ações, como o exemplo do convênio com a FECOMÉRCIO, referenciado pelo conselheiro Marcelo Baiocchi (FECOMÉRCIO).

Com relação às ações do relatório semestral de ouvidoria apresentadas pela ouvidora Leonora Azevedo foram destacadas: a atualização do Código de Ética do Sebrae, com repasses à casa, em parceria com a Unidade de Comunicação, Marketing e Eventos; a agilidade na estruturação da nova Comissão de Ética do Sebrae Goiás para 2024, tendo recebido elogios da conselheira Gilvany Isaac; além do número de 100% de conclusão de todas as manifestações protocoladas, com média de tempo de 5 dias para as respostas.

O Diretor Superintendente do Sebrae Goiás apresentou o vídeo com os eventos e ações realizadas no mês de março, com ênfase nos resultados excelentes do DELAS – Mulher de Negócios, realizado em parceria com o Grupo Jaime Câmara, e convidou os conselheiros para prestigiarem o Prêmio Prefeitura Empreendedora, que será realizado no próximo dia 04 de abril, no Castro’s Park Hotel. Neste momento o conselheiro Márcio Luís (FACIEG) sugeriu que o evento DELAS compusesse o calendário anual de eventos do Sebrae Goiás pela sua excelente repercussão, programação e organização. A conselheira Gilvany reforçou que esta foi uma ação de muita relevância para a rede e em alinhamento com a estratégia nacional de estruturação de uma Unidade de Empreendedorismo Feminino e foi seguida pela conselheira Rosana Rocha (CEF), que aproveitou a oportunidade para sensibilizar seus pares para a responsabilidade de as instituições parceiras incluírem cada vez mais mulheres em posições de liderança e representatividade.

Por fim foram homenageados e presenteados com uma obra de arte de Vinícius Fagundes Bárbara os aniversariantes do mês: conselheiros Adriano da Rocha Lima (SEDI), Fabrício de Oliveira (AGPE), Márcio Luís (FACIEG) e Valdir Ribeiro (FCDL).

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463

Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178

Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.

Siga-nos em nossas redes sociais: InstagramFacebookTwitterYouTube e LinkedIn

  • CDE
  • Conselho Deliberativo Estadual
  • Reunião do CDE