O Sebrae Goiás marcou presença na abertura da Ficomex – Feira Internacional de Comércio Exterior, realizada pela ACIEG em parceria com a Federação das Associações Empreendedoras, Comerciais, Industriais, Serviços, Tecnologia, Turismo e do Terceiro Setor do Estado de Goiás (Faciest), nesta quinta-feira (04). O evento segue até o dia 06, no Centro de Convenções.
Estiveram presentes na abertura o presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae Goiás, José Mário Schreiner, e o diretor Superintendente, Antônio Carlos de Souza Lima Neto. A cerimônia contou ainda com a participação do governador Ronaldo Caiado, do vice-governador Daniel Vilela, do presidente da Assembleia Legislativa, Bruno Peixoto, do prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, além de autoridades de outros estados e representantes de instituições nacionais e internacionais. A Ficomex 2025 também recebeu representantes de embaixadas de 23 países e parceiros comerciais de mais de 100 localidades.

O governador Ronaldo Caiado ressaltou a importância da feira para Goiás, que se consolida como referência em comércio exterior:
“Temos mais de 100 embaixadas representadas, mostrando todo o potencial do estado de Goiás, que tem produção, tecnologia e capacidade competitiva para avançar no cenário internacional. Goiás mostra seu dinamismo, com um empresariado extremamente arrojado”, destacou.
O presidente da Acieg, Rubens Filetti, reforçou que “Goiás é um hub de conexão no Brasil inteiro e, neste momento de tarifaço, é importante abrir diálogo sobre os três pilares discutidos pela Ficomex: política pública, negócios e educação”. Já o prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, celebrou o fato de a capital receber um evento dessa magnitude, que a partir desta edição será realizado de forma alternada no Brasil e em outros países. “A indústria e o comércio goiano passam por um grande momento, e a feira une produtores, compradores e toda a cadeia para o mundo inteiro”, afirmou.
O cantor e empresário Gusttavo Lima, embaixador da Ficomex 2025, também destacou Goiás como referência mundial em empreendedorismo e negócios. Para ele, “é importante construir um caminho mais justo para superar dificuldades e apoiar empresários locais”. O artista recebeu do Sebrae Goiás um kit do projeto Goiás Original, que valoriza experiências autênticas do estado.

Ao final da cerimônia, a diretoria executiva do Sebrae Goiás, representada pelo diretor Superintendente Antônio Carlos de Souza Lima Neto, foi homenageada com a Comenda Ficomex – Erivan Bueno, em reconhecimento aos serviços prestados ao comércio exterior e à internacionalização de empresas brasileiras. O presidente do CDE, José Mário Schreiner, também recebeu a honraria, com destaque por sua atuação à frente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Goiás.

-

Internacionalização dos pequenos negócios
Durante a Ficomex 2025, o Sebrae Goiás tem participação estratégica voltada à internacionalização de micro e pequenas empresas. Nos três dias de evento, o estande da instituição funciona como ponto de apoio e orientação para empreendedores, oferecendo atendimento especializado e apoio técnico da Regional Central.
Além disso, o público pode conhecer os produtos do projeto Goiás Original e o programa Move+Vendas, que conecta empresas a novos mercados por meio de rodadas de negócios, fortalecendo a competitividade e a inserção internacional dos pequenos negócios.

Nesta edição, o Sebrae Goiás está subsidiando a participação de 17 empresas goianas, garantindo apoio na montagem de estandes individuais. Os empreendedores selecionados terão a oportunidade de expor produtos e serviços, ampliar sua rede de contatos e prospectar negócios com compradores internacionais, fortalecendo a presença de Goiás no mercado global.
-
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106
Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178

