O Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae Goiás (CDE) realizou, na quinta-feira, 24 de abril, a 4ª Reunião Ordinária de 2025. Conduzida pelo presidente do CDE, José Mário Schreiner, a reunião contou com a participação de 13 conselheiros e diretores.

O encontro teve início com a aprovação da ata da 3ª Reunião Ordinária, realizada no dia 27 de março. Em seguida, o presidente comunicou aos conselheiros a realização do Encontro Nacional de Conselheiros e Conselheiras do Sistema Sebrae de 2025, marcado para o dia 28 de abril, em Brasília. Na ocasião, haverá também uma agenda específica, no dia 29, com os conselheiros representantes das instituições financeiras nos CDEs, com foco na apresentação de estratégias voltadas à ampliação do acesso ao crédito para os pequenos negócios.

Continuamente, foi apresentado o Relatório de Gestão Anual do Sebrae Goiás, referente ao exercício de 2024. O documento foi exposto pelo gerente da Unidade de Gestão Estratégica, Francisco Lima, destacando o alcance dos resultados da instituição. Um dos pontos de destaque do relatório apresentado foi o Net Promoter Score (NPS), que é o índice de recomendação do Sebrae Goiás: em uma escala de 0 a 100, a instituição atingiu 88,34 pontos em 2024, o que é considerado como nível de excelência conforme parâmetros internacionais. Francisco também ressaltou como conquistas de 2024 a criação do Comitê de ESG, que diz respeito às ações ambientais, sociais e de governança do Sebrae Goiás, bem como a obtenção do selo Great Place to Work (GPTW).

A conselheira fiscal, Lorena Cury, que participou da reunião do CDE representando o Conselho Fiscal (CF), realizou a leitura do parecer recomendando a aprovação das demonstrações contábeis e da prestação de contas referentes ao exercício encerrado em 31 de dezembro de 2024, corroborado pelo relatório da Auditoria Independente conduzida pela Ernst & Young que aprovou sem ressalvas os relatórios contábeis. Amparados na recomendação do Conselho Fiscal, os conselheiros aprovaram por unanimidade o Relatório de Gestão Anual de 2024.
Na sequência, o gerente da Unidade de Gestão Estratégica também apresentou o Relatório Trimestral de Monitoramento do Orçamento. O documento abordou um panorama detalhado da execução orçamentária no primeiro trimestre de 2025, evidenciando os níveis de utilização dos recursos em diferentes frentes de atuação. Além disso, Francisco evidenciou aos conselheiros um comparativo entre as receitas e despesas do mesmo período no ano anterior.
No que lhe diz respeito, o auditor interno do Sebrae Goiás, Éder José, apresentou o Relatório Trimestral de Auditoria Interna, destacando as principais ações realizadas de janeiro a março de 2025, os processos auditados e os encaminhamentos adotados a partir das recomendações emitidas. De acordo com o auditor, o Sebrae Goiás já possui planejamentos de diversos trabalhos visando a realização de auditorias internas, fiscalizações promovidas por órgãos de controle e auditorias independentes previstas para os próximos trimestres do ano.

Conduzido pela gerente da Unidade de Gestão Corporativa, Thamara Almeida, o Relatório Trimestral de Compliance e Integridade Corporativa foi apresentado ao Conselho. O documento trouxe informações sobre as atividades desenvolvidas no âmbito do programa de integridade, como ações de sensibilização, acompanhamento de riscos e evolução dos indicadores de conformidade. De acordo com a gerente de Gestão Corporativa, como destaque do período tem-se o fato de que o Sebrae Goiás aderiu à totalidade das políticas sistêmicas sugeridas e que está sendo procurado por outras Unidades Federativas para benchmarking com foco no tratamento dos planos de ação da instituição.

Complementando o bloco de integridade, a relatora do Comitê de Compliance e Auditoria, Rosana Rocha, apresentou a conclusão do parecer do Comitê, referente ao Programa de Integridade Corporativa e à Auditoria Interna no primeiro trimestre. O parecer reforçou a maturidade no processo de governança corporativa do Sebrae Goiás, especialmente quanto aos controles internos.
Por sua vez, o diretor superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos, apresentou o Relatório Trimestral de Órgãos Colegiados de Instituições Públicas ou Privadas. Neste primeiro trimestre de 2025, o diretor de administração e finanças do Sebrae Goiás, João Carlos Gouveia, representou a instituição no Conselho Temático de Infraestrutura da FIEG (COINFRA). Já o diretor técnico, Marcelo Lessa, e as analistas Mara Cristina e Priscila Vilarinho compõem a Governança do Polo Sebrae de Turismo de Experiência.

Como um dos atos finais da reunião, o diretor superintendente, Antônio Carlos, apresentou ao CDE as deliberações da Diretoria Executiva. O diretor comunicou aos participantes a realização de ações em todo o estado para celebrar a Semana do Microempreendedor Individual, que acontece em maio e que, na instituição, foi expendida para todo o mês: o mês do MEI.
O superintendente reforçou, também, que no primeiro trimestre o Sebrae Goiás tem se mantido com o segundo melhor NPS de todo o Brasil. Ao fim do encontro, os integrantes da reunião aplaudiram os aniversariantes do mês: o conselheiro Cláudio Carvalho e o diretor Marcelo Lessa.


