Em três dias, evento cumpriu missão de colocar a prata como um dos atrativos do roteiro de uma das cidades turísticas mais conhecidas do Centro-Oeste do Brasil
Mais de 2,5 mil pessoas passaram pela 2ª Expo Joias de Pirenópolis, realizada neste último final de semana, na Pousada dos Pireneus. Foram três dias de evento – 25 a 27 de novembro –, em que os artesãos joalheiros da cidade puderam negociar suas criações e também dar visibilidade a um estilo de produção de peças reconhecido por Indicação Geográfica (IG) e que vem ganhando o mercado nacional e internacional. O Sebrae Goiás foi um dos realizadores da exposição, em apoio à Associação Cultural e Ecológica dos Artesãos em Prata de Pirenópolis (Aceapp) e à Associação da Cultura Artesanal de Pirenópolis (Acap).
O analista técnico do Sebrae Goiás João Luiz Prestes Rabelo, que também é gestor estadual de Indicação Geográfica da entidade, ressaltou que foram dias de muita troca de informações e negócios gerados. “Foi uma oportunidade de demonstrar o talento e a exclusividade que temos das joias em prata feitas em Pirenópolis. Muitas conexões foram feitas com compradores, com empresas parceiras e com o poder público”, disse.
João Luiz revelou que nos próximos dias será feito um levantamento com cada um dos expositores do volume de vendas gerado no evento, mas adiantou que é possível dizer que foi representativo, embora o ponto alto também tenha sido a divulgação dada ao trabalho de cada um, através de uma ampla cobertura feita pela imprensa de Goiânia e Brasília.
O analista informou alguns projetos que nascem a partir da 2ª Expo Joias, levantados em conversas com os artesãos: a importância de se investir em capacitação e ajudá-los a ter ferramentas de gestão e de marketing e conhecimentos financeiros para que o negócio siga saudável e, com isso, dê a visibilidade do tamanho do talento que cada um já tem.
Também existe um processo que culminou na IG reconhecida pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi) que busca incluir definitivamente a prata no circuito turístico do destino que é Pirenópolis, já muito procurado dentro e fora do país. “Estou satisfeito porque os artesãos se dedicaram, fizeram questão de contar suas histórias, explicar suas técnicas. Temos muito que fazer daqui para frente, mas a semente a gente plantou e agora é hora de consolidar o projeto”, comentou João Luiz.
O presidente da Aceapp, Ronisvon Mendes de Morais, classificou a 2ª Expo Joias como algo importantíssimo para Pirenópolis, que representou vendas – no caso dele acima da média – e deu visibilidade à arte produzida na cidade. Ele destacou o compromisso feito pelo prefeito Nivaldo Melo, de incluir a exposição no calendário oficial de eventos de Pirenópolis. Segundo Roni, essa era uma luta antiga da categoria. “Além disso, tivemos um reconhecimento muito grande dos visitantes, que adoraram o que viram, pois aqui tem muita diversidade. Vamos alavancar voos mais altos”, disse. Ele também falou do apoio dado pelo Sebrae aos artesãos joalheiros. “Estamos muito agradecidos. Tenho certeza que a entidade seguirá ao nosso lado, são parceiros há muitos anos, desde o começo para conseguir a Indicação Geográfica. Acredito que sem o Sebrae isso tudo não teria acontecido.”
Valorização
Amazona Fernandez, do Ateliê da Filigrama, ressaltou que a Expo Joias valoriza os artesãos, evidenciando as técnicas individuais que formam o Estilo Pirenópolis de se criar joias em prata. Segundo ela, nesse contexto a IG tem um papel fundamental, pois dá credibilidade ao trabalho de cada um, reforça que cada peça tem uma assinatura única e mostra que é um produto de qualidade, que dura muito tempo, passando de mãe para filha, por exemplo.
Amazona também disse que a exposição serve para estimular os jovens a serem artesãos, impedindo a extinção da técnica que fez as peças de Pirenópolis se tornaram famosas internacionalmente. A artesã é exemplo daquilo que defende: ela aprendeu a arte com o pai, Royer Fernandez, que por sua vez foi ensinado pelo tio. Seu marido, Márcio Barbosa, também artesão, desenvolveu seu estilo a partir de ensinamentos do professor Pel.
-
Informações para a imprensa
Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2236 / 2252 / 99456-2491
Na Regional Centro-Leste | Anápolis: Marcos Vieira / Agência Entremeios Comunicação – (62) 98124-7487
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn