Com a parceria entre Sebrae, Senar e governo de Goiás, foi lançado, na manhã desta terça-feira (28), no estande do Sebrae e Faeg/Senar na Tecnoshow Rio Verde, o Interleite Brasil 2023. O evento acontecerá pela segunda vez em Goiás, nos dias 2 e 3 de agosto, no Centro de Convenções de Goiânia, de forma híbrida, onde os participantes poderão acompanhar a programação presencialmente e on-line.
De acordo com o diretor superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, o evento possibilita o fortalecimento da cadeia produtiva de leite. “Acima de tudo, o objetivo é estruturar ainda mais a produção leiteira de Goiás, enxergando que nós temos diversos empreendedores que representam esse importante setor, com o Sebrae apoiando todo esse público. Essa é uma grande oportunidade de tornar o estado uma referência nacional, e, com isso, nossa expectativa é que a gente consiga fortalecer cada vez mais essas boas iniciativas e ações na nossa pecuária de leite”, frisou.
Marcelo Carvalho, CEO do Milkpoint Ventures, realizador do Interleite, fez uma apresentação mostrando dados e os eixos de discussão da edição 2023, que terá como tema “A estratégia de negócios chegando à produção de leite”. O objetivo é debater o que pode ser melhorado na atividade leiteira, as estratégias de negócio na produção primária, agricultura regenerativa, bioinsumos e geração de energia, e a sustentabilidade e rentabilidade das propriedades familiares.
“O leite está passando por uma transformação estrutural, existe uma saída muito grande de produtores, especialmente o pequeno produtor, que não tem acesso à tecnologia, enquanto os grandes têm feito crescer esse rendimento. Então temos um desafio muito grande nesse sentido. Outra preocupação é a criação de um ambiente de negócios favorável na relação com a indústria, e também com acesso a ferramentas de previsibilidade de preço, bem como a agenda ambiental”, salientou Marcelo Carvalho.
O superintendente do Senar Goiás, Dirceu Borges, destacou que é preciso identificar os gargalos para que a produção leiteira se torne maior e mais eficiente. “Essa é uma cadeia desafiadora, dados mostram que os custos aumentaram para o produtor, diminuindo a lucratividade. Por isso, eventos como o Interleite são necessários para o impulsionar o crescimento do setor”, disse.
O lançamento ainda contou com a presença do secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tiago Mendonça, que reforçou a importância de investimentos nos subprodutos do leite, que tem se mostrado altamente rentáveis, e que garantem a sustentabilidade da cadeia produtiva, aumentando os lucros do pequeno e grande produtor rural.
Também participou do evento o deputado estadual Lucas do Vale (MDB), que é representante da Região Sudoeste, e coordena a Frente Parlamentar do Agronegócio e da Infraestrutura na Assembleia Legislativa de Goiás.
SERVIÇO
Interleite Brasil 2023
2 e 3 de agosto
Centro de Convenções de Goiânia
Com 24 palestras e emissão de certificado
Informações: www.interleite.com.br
Informações para a imprensa
Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2263 / 99456-2491
Cobertura da Tecnoshow: Agência Entremeios Comunicação / Thierry Reis – (64) 99281-3304
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn