Estão abertas as inscrições para o Laboratório de Roteiros Audiovisuais da 22ª edição do Festival Goiânia Mostra Curtas. Roteiristas, diretores, estudantes, profissionais de audiovisual que residam em Goiás poderão receber consultorias de profissionais experientes da área. A iniciativa é uma realização do Icumam Cultural e Instituto, do Governo do estado de Goiás e Secretaria de Estado de Cultura de Goiás por meio do Programa Goyazes, 2020, e conta com apoio do Sebrae Goiás e outras instituições.
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia 06 de julho, pelo site oficial do festival. Serão ofertadas seis vagas ao todo, sendo três para cada um dos laboratórios oferecidos: Roteiro de Ficção (curta ou longa-metragem) e Roteiro de Documentário (curta ou longa-metragem).
O principal objetivo do Laboratório, segundo a organização, é reconhecer e qualificar roteiros originais ainda não produzidos, contribuindo com seu desenvolvimento, garantindo sua visibilidade e criando oportunidades para eventual realização.

“Visamos promover um laboratório em nível mais avançado para aquelas pessoas que já possuem um argumento ou roteiro, que buscam essa consultoria mais direcionada”, enfatiza a diretora-geral da Goiânia Mostra Curtas, Maria Abdalla. Segundo ela, o festival vai além da exibição e divulgação de filmes, pois consiste também em formação de plateia, se fazendo importante ainda na valorização do roteiro como produto e a capacitação do setor audiovisual. Além disso, o Icumam visa estimular a diversidade, compondo uma seleção plural de roteiros.
A seleção será feita pelas tutoras do Laboratório de Roteiros Audiovisuais, por meio da análise da proposta das inscrições e dos argumentos enviados no ato da inscrição. As inscrições são gratuitas e os projetos selecionados receberão consultorias individuais, durante o festival, da roteirista Ana Julia Travia e da roteirista Luana Rocha.
Segundo a tutora Ana Julia Travia, a escolha será feita a partir da análise dos materiais enviados pelos selecionados. “Primeiro, observaremos quais são as singularidades de cada projeto e a partir disso haverá uma orientação para o saneamento de possíveis fragilidades”, afirma. Além disso, haverá discussões sobre as experiências da tutora, a fim de familiarizar os realizadores com as realidades de salas de roteiros e de alternativas para o desenvolvimento de projetos mais autorais.
A tutora Luana Rocha explica ainda que, com base na premissa da Mostra serão escolhidos três projetos com duas horas de consultoria cada. “O objetivo é desenvolver a narrativa, seja para a produção ou para editais e laboratórios nacionais/internacionais. A intenção é ainda contribuir com uma análise profissional do roteiro para identificar pontos a melhorar, permitindo que se saiba exatamente o que fazer para aperfeiçoar a trama e levá-la a um patamar profissional”, diz.
Conheça mais as profissionais:

Ana Julia Travia – Roteirista e diretora
É formada no Curso Superior do Audiovisual pela ECA, USP. Ana Julia montou os curta-metragens “Peripatético” (2017) que foi vencedor do prêmio do júri no 50º Festival de Brasília e “Você tem olhos tristes” (2020), vencedor de melhor montagem no 48º Festival de Gramado. Como roteirista, Ana Julia venceu o prêmio Diadorim de bolsa de estudos do Projeto Paradiso em 2019 . Foi assistente de roteiro na Gullane, em 2018, na série “Ninguém tá Olhando”, vencedora de melhor comédia do EMMY Internacional em 2020. Foi colaboradora de roteiro na série “Rota 66 – A Polícia que Mata” na Boutique Filmes no primeiro semestre de 2021. Em 2022, trabalhou no roteiro e na equipe de direção na série “A História Delas” da IntroPictures para a StarPlus, prevista para estrear no final de 2023. No momento está distribuindo o seu segundo curta de ficção, “Cartas de Amor” e trabalhando na equipe de direção de uma série da O2 para a HBOMAX.
Luana Rocha – Roteirista e documentarista

Coordenadora de roteiro de não-ficção da produtora A Fábrica (RJ). Finalizou uma série documental para Netflix e atualmente está desenvolvendo uma série para a HBO. Desenvolveu a pesquisa do doc Chico Rei Entre Nós, vencedor da Mostra SP. É facilitadora da oficina “Pesquisa como Elemento Narrativo na Construção do Roteiro”, que passou pelo CineBH, Lab Negras Narrativas e Lab Narrativas Negras e Amazônicas. Estudou documentário na Escuela Internacional de Cine y TV (Cuba).
Goiânia Mostra Curtas
O festival Goiânia Mostra Curtas existe há mais de 20 anos e tem como objetivo fortalecer o circuito de eventos de audiovisual no Brasil, oferecendo visibilidade para obras nacionais e promovendo o intercâmbio entre produtores locais e nacionais. Segundo a organização, o festival busca ainda a valorização da representatividade e da regionalidade como linguagem, colocando em evidência a diversidade social, política, étnica e cultural brasileira. O evento possui quatro pilares principais: democratização do acesso ao audiovisual; qualificação profissional; estímulo à produção; e formação de plateias para o cinema nacional.
As curadorias das Mostras Competitivas são feitas pelos profissionais: Rafael de Almeida (Curta Mostra Brasil), Fábio Rodrigues Filho (Curta Mostra Goiás), Cesar Cabral (Curta Mostra Animação), Gabriela Romeu (21ª Mostrinha). A Curta Mostra Especial é uma mostra não competitiva de curadoria própria. Os curadores são: Lorenna Rocha e Luis Fernando Moura.
A Goiânia Mostra Curtas tem patrocínio da Rodonaves Transportes, apoio institucional ainda da Prefeitura de Goiânia por meio da Lei de Incentivo à Cultura de Goiânia, e apoio do Projeto Paradiso Multiplica. Em breve serão divulgados os filmes selecionados.
Serviço
Icumam Cultural e Instituto
Sites: producao@icumam.com.br
www.goianiamostracurtas.com.br
Instagram: @goianiamostracurtas
Contatos: (62) 99972-7101 (WhatsApp)/ (62) 3218-3779