
No triênio 2023 a 2025, devem ser registrados no Brasil cerca de 700 mil novos casos de câncer. Até 2029, a doença deverá ser a maior causa de morte no país. Para discutir sobre prevenção ao câncer, a atuação do profissional de nutrição na oncologia, os desafios metabólicos e estratégias nutricionais na prática clínica, entre outros assuntos, foi realizado em Goiânia, no sábado (16) e domingo (17), a 4ª edição do Meeting Nutrição & Oncologia. O encontro aconteceu no auditório do Colégio Agostiniano, no Setor Aeroporto, e atraiu cerca de 400 participantes, entre nutricionistas que atuam em diversas áreas, médicos oncologistas e endocrinologistas, enfermeiros e estudantes de Nutrição.
O evento teve o apoio estratégico do Sebrae Goiás, o que reforça o papel de apoiar setores da saúde e bem-estar com alto potencial de crescimento. De acordo com a analista técnica da Regional Central da instituição (Goiânia) Rhaiane Martinelli, a nutrição oncológica, além de sua relevância na saúde, também representa um campo de inovação e empreendedorismo, com oportunidades que vão desde clínicas especializadas até produtos e serviços voltados para a qualidade de vida dos pacientes. “Nosso objetivo é estimular o desenvolvimento de soluções inovadoras, fortalecer empreendedores e consolidar o setor de saúde e bem-estar como um eixo de geração de valor econômico e social”, afirmou.

O Meeting contou com palestras e mesas redondas que discutiram não só a parte técnica de nutrição, como também o papel do Microbioma e Microbiota e a relação com o câncer, além de como impulsionar a carreira de um profissional por meio Personal Branding; como utilizar a Inteligência Artificial a favor da profissão; posicionamento nas redes sociais; mercado de trabalho; e equilíbrio entre vida profissional, pessoal e saúde mental do nutricionista. No local, os participantes também puderam experimentar diversos produtos alimentícios, conhecer novos equipamentos usados para aferir a condição metabólica dos pacientes, pós-graduação em um espaço destinado aos estandes.
A especialista em Nutrição Oncológica Alice Pinho, que atua há 30 anos na profissão, ministrou uma palestra com o tema ‘Passo a passo para se tornar Referência em Nutrição Oncológica’. Ela contou que a especialidade foi regulamentada e reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) no Brasil em 2021 e possui prova de títulos. “Me sinto feliz com essa regulamentação e orgulhosa que tanta gente esteja interessada no tema porque os pacientes com câncer precisam muito da gente. Ser nutricionista oncológico não é apenas prescrever dieta, mas ocupar um espaço técnico, ético e humano em uma das áreas mais complexas e estigmatizadas da nutrição clínica”, explicou.

Alice Pinho citou sete pilares para que o profissional de nutrição oncológica tenha e se torne uma referência no segmento em que a demanda só cresce. O primeiro é ter uma formação sólida, uma especialização, uma base científica inquestionável para construir uma autoridade. “Um paciente oncológico tomando um fitoterápico e em fase de quimioterapia ou imunoterapia pode ter uma interação medicamentosa e isso aumentar a toxicidade ou diminuir respostas de tratamento. Quando falamos de câncer posso colocar o meu paciente em risco de morte”, enfatizou.
O segundo passo é posicionamento e comunicação profissional. Para a especialista, o profissional tem que estruturar uma comunicação, como sites e redes sociais, e de forma sólida levar informação coerente com bom senso e equilíbrio. Alice exemplifica com a própria experiência. “Moro nos Estados Unidos e na época da pandemia da Covid-19 eu já usava as redes sociais e tive a oportunidade de atender meus pacientes de forma on-line. Na época, tive uma fila de espera de três meses de pacientes não só brasileiros que moravam em várias partes do mundo que queriam uma consulta comigo”, lembra.
Ter uma mentalidade empreendedora é o terceiro passo. Segundo Alice, as universidades não preparam os alunos para empreender, para vender um serviço, construir produtos, para planejar e fazer gestão financeira da carreira e do próprio negócio. É preciso ter objetivos financeiros com metas a curto, médio e longo prazo. Uma dica que a palestrante deu foi que os profissionais busquem o Sebrae que, além de diversos cursos on-line gratuitos (como em gestão de pessoas, gestão financeira, empreendedorismo, marketing, Inteligência Artificial), ele acompanha o nutricionista como microempreendedor, na criação do CNPJ, sobre impostos e tudo que se precisa quando está no início de carreira.

O quinto pilar citado é o planejamento estratégico de carreira. Com o mercado da nutrição cada vez mais nichado, o profissional da nutrição oncológica, a exemplo dos médicos oncologistas, vão precisar se especializar em um tipo de nutrição oncológica (como o de mama ou gastrointestinal), conforme o tipo de câncer, já que os tratamentos são bem diferenciados.
O sexto pilar é o network. Para Alice, a participação em congressos, cursos e encontros como o Meeting de Nutrição & Oncologia é necessária para a profissão. “Porque nutri que pega na mão de nutri cresce, como diz a idealizadora desse evento, Marcela de Paula”, analisa a especialista, que reforça que um profissional sempre tem um conhecimento ou algum contato para passar ou alguma parceria interessante e assim por diante.
E o último pilar é a atualização constante. “Existe a pirâmide de Glasser que mostra que quanto mais você ensina, estuda e compartilha os seus ensinamentos para os outros, é o melhor. Isso porque conhecimento é para ser compartilhado, não guardado”, ressalta Alice. Dessa forma, de acordo com a palestrante, a nutrição oncológica cresce e se fortalece.
Ser referência em nutrição oncológica exige três aspectos: preparo, planejamento e posicionamento. É uma jornada que precisa de paciência, mas todo mundo é capaz de se tornar referência na área que quiser, conforme explica a especialista. “E nós também temos um papel muito importante na prevenção do câncer. Qualquer nutricionista que esteja aqui tem um papel na prevenção primária. Mesmo você que trabalhe na nutrição esportiva, na estética ou outra área tem um papel importantíssimo que é ajudar o seu paciente a se prevenir contra o câncer”, finalizou.

As nutricionistas Juliana Alves de Oliveira e Adriana Costa Roriz foram algumas participantes do Meeting de Nutrição & Oncologia com o apoio do Sebrae Goiás. Elas participaram em julho de um bootcamp (curso intensivo e prático, focado no desenvolvimento de habilidades específicas, com o objetivo de preparar profissionais rapidamente para o mercado de trabalho) na instituição e fazem parte do grupo acompanhado pela instituição.
Para Juliana, a importância de participar de um evento específico como esse é se manter atualizada com a ciência não só para quem atua na área da oncologia, mas para qualquer área da nutrição. “O conteúdo proposto está em alta e vim para aprender mais sobre o que tenho estudado, como a microbiota, e me surpreendeu essa grande relação com as doenças oncológicas. Dessa forma, entendemos porque a Nutrição é considerada a medicina do futuro”, afirmou. Juliana avaliou o bootcamp que participou como nota 10 e disse ainda que aguarda o 2.0 porque o primeiro já foi um divisor de águas. “Não imaginava que o treinamento seria tão rico, que inclui teoria e prática. Fiquei surpresa de quanto abre a nossa cabeça em relação ao empreendedorismo, ao mercado, às possibilidades que temos para buscar sucesso nessa jornada”, ressaltou.

Nutricionista de crianças e adolescentes, Adriana Costa Roriz disse que participou do encontro para aprender mais sobre prevenção e na troca de conhecimento entre os profissionais e palestrantes. “Conversando com um ou com outro, além do networking, você está aprendendo também”, analisou. Em relação ao bootcamp, a nutricionista disse que foi maravilhoso. “Proporcionou não só conhecimento técnico, mostrou como os empreendedores podem se desenvolver mais. Também conheci várias pessoas, fiz amizades e conheci pessoas que já tiveram experiência de mercado.”
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106
Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn
