ASN GO Atualização
Compartilhe

A melhor idade para empreender

Cerca de 70 servidores públicos efetivos da GCM prestes a se aposentar aprendem sobre empreendedorismo na maturidade
Por Adrianne Vitoreli, de Goiânia
ASN GO Atualização
Compartilhe

Continuar trabalhando depois da aposentadoria pode trazer diversos benefícios para a saúde mental, como manter a mente ativa, aumentar a autoestima, ter um propósito na vida e manter o convívio social. Pensando no futuro dos servidores efetivos da Guarda Civil Metropolitana (GCM) de Goiânia que estão prestes a se aposentar, a Agência da Guarda Civil Metropolitana de Goiânia (AGCMG), que tem na presidência Wellington Paranhos, por meio da Divisão de Saúde da instituição, promove e incentiva o empreendedorismo para quem já prestou mais de 30 anos de trabalho na corporação. Nesta quarta-feira (22), cerca de 70 servidores participaram de uma palestra no auditório do Sebrae, em Goiânia, com tema “Empreendedorismo na maturidade: transformando experiência em um negócio lucrativo”.

Thiago Rocha de Faria, coordenador da Divisão de Saúde da GCM: visão empreendedora

Thiago Rocha de Faria, coordenador da Divisão de Saúde da GCM, explica que a ideia de promover o empreendedorismo para esse grupo foi pensando no bem-estar físico e mental a partir de dados que o departamento tem de colegas que estão inativos e desenvolveram vários problemas de saúde. “Queremos possibilitar aos servidores que vão se aposentar em breve uma visão empreendedora como alternativa para quem não quer ficar ocioso. E para ter o próprio negócio e dar certo é preciso conhecimento”, enfatizou.

Para o coordenador, a parceria com o Sebrae Goiás tem como objetivo despertar o empreendedorismo e capacitar quem tiver interesse para outras oportunidades no mercado. “O ostracismo pode ser muito difícil, e recomeçar, empreender em algum segmento, realizar o sonho de ser um empresário e continuar produtivo na pós-aposentadoria é um caminho possível”, avaliou Thiago. A GCM possui atualmente 1.200 servidores, e daqui três anos mais um grupo terá direito ao benefício.

A analista do Sebrae Larissa Rodrigues conta que a palestra é o começo dessa parceria com a GCM. A intenção para 2024 é traçar uma agenda de capacitações para que esses potenciais empreendedores iniciem suas jornadas, se formalizem e obtenham conhecimentos sobre o cenário empreendedor, estratégias de negócios e melhores práticas, tenham acesso a conteúdos relevantes como gestão, marketing e vendas e inovação, entre outros, e façam networking entre si para estabelecimento de contatos e de possíveis parcerias.

“Essa iniciativa vem ao encontro da nossa missão, que é fomentar o empreendedorismo e preparar o empreendedor para ter sucesso nos negócios. E os empresários de micro e pequenas empresas são os que vão dar empregabilidade, gerar renda e emprego e fortalecer a economia local”, ressaltou Larissa.

A consultora Angelita Bento da Silva mostrou que manter-se ativo traz renda e saúde

A palestra foi ministrada pela consultora Angelita Bento da Silva, que mostrou aos participantes que empreender na maturidade é um diferencial, já que essas pessoas possuem experiência, trabalham em equipe e sabem escolher o nicho de atuação com mais assertividade. “E empreender é uma maneira de ter mais uma renda, se sentir útil, poder tornar seu sonho realidade através de atividades planejadas, fazer o que sabe e gosta”, afirmou.

Entre as competências empreendedoras a serem desenvolvidas, a palestrante citou busca pela oportunidade/iniciativa; persistência, comprometimento, exigência de qualidade e eficiência; correr riscos calculados; estabelecimento de metas; busca de informações; planejamento e monitoramento sistemáticos, persuasão e rede de contatos; e independência e autoconfiança. “Em resumo, escolher o tipo de empresa que se deseja, buscar conhecimento, aprender com quem já tem experiência, administrar a rotina e não ter medo de arriscar”, pontuou.

Ilgon Pires de Souza, 59, coordenador de Guarda Ambiental da GCM, que comanda a pasta que toma conta dos parques, completa 30 anos de trabalho e vai dar entrada na aposentadoria no início de 2024. Ele é tecnólogo em gestão ambiental, gestor em segurança pública, instrutor de tiro na Guarda Civil e especializado em armazéns. A ideia dele, após ter o benefício, é descansar um período e em seguida pretender montar um negócio em que tenha flexibilidade de horário. “A expectativa aqui é ter conhecimento, uma luz para nortear o meu futuro como empreendedor, seja nas áreas que tenho formação ou quem sabe em outro segmento”, contou o servidor.

Ilgon Pires de Souza, da GCM, já pensa no que fazer logo que se aposentar

Informações para a imprensa

Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2263 / 99456-2491

Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178

Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn

  • aposentadoria
  • empreendedorismo na maturidade
  • GCM
  • Goiânia
  • Guarda Civil Metropolitana
  • maturidade
  • melhor idade
  • palestra