ASN GO Atualização
Compartilhe

Anapolitano Café movimenta Mercado Municipal de Anápolis: tradição, cultura e inovação

Espaço é administrado pelo casal Daniel e Iara, e sua história remete ao pai de Daniel e ao legado do produto na cidade. Negócio contou com apoio do Sebrae pelo Sebraetec.
Por Leidiana Batista, de Anápolis
ASN GO Atualização
Compartilhe
Espaço tornou-se importante para o café e a cultura, além de ser referência no Mercado Municipal (Fotos Leidiana Batista e Arquivo Pessoal)

O Mercado Municipal de Anápolis, um dos centros comerciais mais tradicionais da cidade, viu sua dinâmica mudar nos últimos anos. E muitas dessas transformações devem-se ao trabalho de revitalização realizado por Daniel Araújo Alves e sua esposa Iara Alexanya, proprietários do “Anapolitano Café”. Com visão arrojada e amor incondicional pela história de sua cidade, o casal tem revitalizado não apenas o café, mas toda a atmosfera comercial do mercado.

A trajetória do negócio começa em 2006, com a iniciativa do pai de Daniel, Tadeu Alves, que após adquirir um pequeno negócio de revenda de café artesanal fundou o Empório Café Tadeu. Após o falecimento do criador do comércio em 2021, Daniel assumiu o negócio e decidiu expandir sua paixão pelo café e pela história de Anápolis, criando o Anapolitano Café, uma cafeteria que se tornou um verdadeiro marco cultural e comercial para a cidade.

O casal Daniel e Iara, que administram o Anapolitano Café e o Café Tadeu

Mercado Municipal: o papel do Anapolitano Café

Antes da reforma do espaço, o Mercado Municipal de Anápolis enfrentava desafios como o baixo fluxo de visitantes e uma atmosfera que não atraía tantos clientes. Porém, com a chegada de Daniel e Iara, que trouxeram sua implementação de sua ideia de revitalização, tudo mudou. O espaço, que antes era um corredor isolado e pouco visitado, passou a ser um ponto de encontro vibrante, com clientes de todas as partes da cidade, que vêm não apenas pela qualidade do café, mas pela experiência única que o local oferece.

Comerciantes locais afirmam que o mercado é um ponto de marketing, e que isso é reflexo do trabalho do Daniel. Eles destacam a importância da reforma e como o Anapolitano Café tem contribuído para o aumento do fluxo de pessoas no mercado. A reforma não apenas trouxe um novo design para o local, mas também deu uma cara nova ao Mercado Municipal, o que atraiu mais visitantes e clientes.

“O nome Anapolitano foi inspirado no gentílico histórico: anapolitano se referia a quem se estabelecia na cidade, mesmo sem ter nascido nela”, explica Daniel. O empreendedor é historiador por formação e uniu sua paixão por História com o legado familiar, o que o fez trazer elementos históricos à cafeteria. “Esse nome tem tudo a ver com minha esposa, que é a principal administradora da cafeteria, pois ela tem origem no estado do Pará e escolheu Anápolis para viver, assim como muitos ‘‘anapolitanos’’ ou seja, ‘anapolinos de coração’”, completou.

História do Anapolitano Café remete ao Café Tadeu, negócio aberto pelo pai de Daniel

A cultura do café em Anápolis: uma história de família

Para Daniel, o Anapolitano Café não é apenas um negócio. É uma maneira de honrar o legado de seu pai e de resgatar a história da cidade, que já foi um importante centro de produção e exportação de café. O empreendedor diz trouxe para o café elementos que fazem referência à história de Anápolis e à sua história familiar.

A cafeteria é decorada com elementos que remetem à estação ferroviária da cidade, que é uma alusão ao transporte de café que, em outros tempos, fez parte do cotidiano dos anapolinos. Além disso, o destaque vai para o vitral que foi colocado no Empório Café Tadeu, uma homenagem ao seu pai, Tadeu, que aparece na peça de vidro em uma fotografia de 1998, torrando café na Fazenda Campininha, localizada em Minas Gerais, que pertence à família há mais de 100 anos.

Essa combinação de tradição e modernidade é o que torna o negócio único. Daniel e Iara têm como objetivo criar um espaço onde a cultura do produto e a história de Anápolis se entrelaçam, criando uma experiência enriquecedora para os clientes.

Espaço contou com o apoio do Sebrae para a mudanças e impulsionamento

O impacto do Sebrae

A reforma no espaço recebeu um importante apoio do Sebrae Goiás por meio do programa Sebraetec, que subsidia parte dos custos com consultoria especializada para microempresas. A instituição desempenhou um papel fundamental na modernização do espaço, com projetos que incluem marketing, a melhoria no design de interiores e a restauração de elementos históricos, como o balcão original da cafeteria. Este apoio é essencial para negócios locais como o Anapolitano Café, que podem se beneficiar de consultorias especializadas para seu crescimento.

A parceria com o Sebrae é um diferencial para os dois negócios, e permite que Daniel e outros empreendedores da cidade possam transformar suas ideias em projetos concretos, com apoio técnico e financeiro.

O Sebrae tem sido um aliado também de outros empreendedores locais, com consultoria especializada e recursos para ajudar micro e pequenos negócios a se consolidarem no mercado. Além disso, a instituição auxilia os empresários com orientações sobre financiamento e estratégias de crescimento.

Café Napolitano tornou-se referência para eventos culturais no Mercado Municipal

Ponto de encontro cultural em Anápolis

Além de ser um excelente ponto de café, o negócio tem se consolidado como um centro cultural em Anápolis. O espaço promove diversos eventos, como lançamentos de livros, apresentações musicais e festivais temáticos. “Nosso objetivo é não apenas servir um bom café, mas também criar um ambiente no qual a cultura anapolitana seja celebrada e compartilhada com todos os visitantes”, destaca o casal Daniel e Iara.

Em 2024, por exemplo, o café recebeu a visita do cantor Richardson Bastos, que fez uma apresentação no Dia dos Pais e também do Clube do Choro de Anápolis. Esses eventos são exemplos de como o Anapolitano Café tem se tornado um ponto de encontro para artistas locais, escritores e músicos, com incentivo a troca cultural e o fomento da cena artística da cidade.

Outro evento foi o lançamento do livro infantil As Coisas e a HQ Santa Ana das Antas, o que mostra como o espaço abraça as produções artísticas locais e se torna um ponto de conexão para diferentes manifestações culturais.

Perspectivas futuras

Com a base sólida que Daniel e Iara construíram no Anapolitano Café, o futuro do negócio é promissor. A visão de Daniel é expandir ainda mais a marca, sempre com sua essência: a conexão com a história de sua família, com a cultura local e com a qualidade excepcional do café. Ele pretende continuar com investimentos em revitalização do espaço e em novos projetos que unam tradição e modernidade, para proporcionar uma experiência memorável para todos que visitam o Anapolitano Café.

Em um futuro não muito distante, o empreendimento será não apenas um lugar para tomar um bom café, mas um símbolo de resiliência, empreendedorismo e da força da história de Anápolis.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106

Na Regional Centro-Leste | Anápolis: Agência Entremeios Comunicação / Leidiana Batista – (62) 9862-66155

Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn

  • Anápolis
  • Sebraetec