O artesanato goiano é rico, diverso e representa a cultura do estado. Para fechar o ano em grande estilo, artesãos que fazem parte do Programa de Artesanato do Sebrae Goiás tiveram a oportunidade de mostrar seus produtos, se conectar com um público nacional e internacional e fomentar a economia criativa e o turismo em Goiás. O Salão Nacional do Turismo aconteceu na Arena Mané Garrincha, em Brasília, nos dias 15, 16 e 17. Os artesãos foram ao evento acompanhados da gestora do programa, Daniela Caixeta.
Os 25 mil metros quadrados foram divididos em áreas destinadas ao Turismo de Natureza, Turismo Rural, Sol e Praia, Turismo Cultural e Turismo de Tendências. Outra área foi dedicada à produção associada ao turismo, como a agricultura e o artesanato. A novidade no Salão Nacional foi que pela primeira vez peças do acervo do Centro de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB Sebrae), que fica no Rio de Janeiro, ficaram expostas fora da sede.
O Sebrae foi um dos correalizadores desta 7ª edição, junto com o Ministério do Turismo (MTUR), Serviço Social do Comércio (Sesc) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Depois de um intervalo de 12 anos, o evento retornou com a grande vitrine dos destinos turísticos brasileiros, com o que há de melhor na cultura, história, gastronomia e belezas naturais do país.
O governo de Goiás, por meio da Agência Estadual de Turismo (Goiás Turismo), levou os principais atrativos turísticos do estado, com opções de roteiros, experiências e produtos turísticos. Ganharam destaque pesca nos lagos e no rio Araguaia; atividades de aventura, como trilhas de longo curso, rafting e rapel em cachoeiras; e o maior complexo hoteleiro do estado na maior estância hidrotermal do mundo, em Caldas Novas e Rio Quente. Painéis visuais, banners e cenografia atraíram os olhares dos visitantes para as belezas do estado.
Também foram apresentadas as principais manifestações culturais, como a Procissão do Fogaréu, Cavalhadas e a Romaria do Divino Pai Eterno. E houve degustação de produtos da gastronomia goiana, como vinhos, queijos, cachaças e castanhas. O famoso Empadão Goiano foi a atração da “Oficina Cozinha Show”. Já na área de manifestação cultural, o violeiro Almir Pessoa apresentou músicas do cancioneiro popular.
O turismo é o segundo maior gerador de empregos no Brasil, atrás somente da construção civil. No mês de outubro, por exemplo, o turismo brasileiro criou 20,7 mil empregos com carteira assinada.
* Com Assessoria da Goiás Turismo
Informações para a imprensa
Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2263 / 99456-2491
Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn