
Na tarde desta terça-feira (08), dentro da programação da Arena do Conhecimento, no estande do Sebrae Goiás e do Senar Goiás na Tecnoshow 2025, a economista Maria Tereza Umbelino, da BMV Global, trouxe à tona um tema estratégico e ainda pouco explorado: o mercado de ativos ambientais e seus instrumentos financeiros.
Diante de um público atento e diversificado formado por produtores rurais, empreendedores, consultores e estudantes, ela explicou por que o Brasil está no centro das atenções quando o assunto é mercado de carbono, pagamentos por serviços ambientais e finanças sustentáveis.
Os ativos ambientais são benefícios gerados por práticas de conservação e uso sustentável dos recursos naturais. Eles podem ser convertidos em instrumentos financeiros e comercializados, criando novas fontes de receita para produtores rurais, empresas e governos. “A importância é valorizar o trabalho de conservação, tanto dos produtores rurais, quanto do Brasil como um todo, utilizando esses ativos como instrumento de política sustentável”, reforçou a economista.
O exemplo mais conhecido, lembrou ela, é o crédito de carbono, mas o campo está se expandindo para outras formas de compensação ambiental, como os créditos de biodiversidade e os pagamentos por serviços ecossistêmicos.
Apesar do potencial, Maria Tereza alertou para a necessidade de um marco regulatório mais claro no país. “O Brasil precisa se posicionar em relação ao seu patrimônio natural, que tem valor. Agora é fundamental criar mecanismos de incentivo, melhorar a comunicação e, principalmente, ampliar a divulgação”, comentou.

Um dos destaques da palestra foi a abordagem prática sobre como o produtor rural pode se inserir nesse mercado. “Todas as propriedades que estão em conformidade ambiental já produzem serviços ecossistêmicos. Agora elas têm a chance de transformar isso em valor agregado e ampliar sua produção de forma sustentável”, explicou.
Nesse sentido, a atuação de instituições como o Sebrae tem sido fundamental. A instituição tem investido em programas de orientação e capacitação para que produtores e empreendedores compreendam o funcionamento desse sistema e se posicionem nesse novo mercado.
Encerrando sua apresentação, Maria Tereza destacou as principais tendências para os próximos anos. “O Brasil é líder no PIB Verde, é o país que mais exporta biodiversidade. Esse mercado está em expansão. O mundo já enxerga esse potencial. O que falta é o Brasil se apropriar dessa posição e entender que é o principal fornecedor desse tipo de ativo no cenário global”, finalizou.
SERVIÇO
Estande do Sebrae Goiás e Senar Goiás na Tecnoshow 2025
Local: Centro Tecnológico Comigo – Rodovia GO 174, km 252,5, s/nº, Zona Rural, Rio Verde
Até dia 11/04
Horário: 08h às 18h
Entrada Gratuita
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106
Na Regional Sudoeste | Rio Verde: Agência Entremeios Comunicação / Vivianne Oliveira (62) 98174-9881
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn