Na sexta-feira (6), o Instituto Federal de Goiás (IFG), campus Formosa, recebeu professores, empresários, representantes do Sebrae e estudantes durante o Café Empresarial. O evento, realizado com o objetivo de promover o diálogo entre a academia, o setor produtivo e a comunidade, destacou a importância de parcerias estratégicas para o desenvolvimento e crescimento do município.
O analista do Sebrae Jorge Luiz forneceu uma exposição detalhada sobre os produtos e serviços da instituição na região. Ele destacou iniciativas como o Sebraetec, o Empretec, o programa Sebrae na sua Empresa, e o Turismo 5.0.

“Este evento representa um marco na integração entre o Sebrae, instituições de ensino como o IFG de Campos Formosa e o mercado, representado pelas empresas. Essa parceria entre essas três esferas é fundamental para o desenvolvimento profissional dos alunos, fortalecendo suas habilidades e preparando-os para o mercado de trabalho”, afirmou.
Para o analista, a presença de empresários da região em um evento deste porte proporciona aos participantes a oportunidade de conhecer experiências reais do mercado e a história de sucesso dessas empresas. “Essa troca de conhecimento é essencial para fomentar a cultura empreendedora e estimular a inovação”, disse. Ainda segundo o analista, a iniciativa de promover este evento demonstra o “compromisso de todas as partes envolvidas em fortalecer o ecossistema de inovação local, impulsionando o desenvolvimento tecnológico do município”.

Kelin Fátima Chagas, gerente substituta da Regional Entorno do DF/Nordeste, reforçou o compromisso da instituição em apoiar iniciativas empreendedoras. “Essa troca de conhecimento foi fundamental para que os alunos compreendessem a importância do planejamento estratégico e da gestão profissionalizada para o sucesso de um negócio”, salientou.
Parceria fundamental
O professor Alécio Jr. Mattana, um dos organizadores do evento, enfatizou o papel do Núcleo Incubador do IFG na construção de relações sólidas com o setor empresarial local. Ele ressaltou a parceria com o Sebrae e o IEL, responsáveis viabilizar o empreendedorismo e dar oportunidades aos acadêmicos em Formosa através de ações propositivas.

“A parceria com o Sebrae tem sido fundamental para conectarmos a comunidade empresarial e os alunos. Apesar de o IEL não estar presente fisicamente hoje aqui neste evento, temos sua colaboração no programa de melhorias, além de outros projetos que desenvolvemos em conjunto”, disse.

O professor Diogo Rodrigues, coordenador do núcleo da incubadora do IF Goiano, enfatizou a importância da parceria entre o instituto e o Sebrae. Ele destacou o trabalho realizado para capacitar os estudantes, unindo teoria e prática para promover a educação empreendedora. “Através de vários projetos de inovação e tecnologia, trabalhados no IFG, mostramos aos acadêmicos que o empreendedorismo é também uma ferramenta de transformação social e tecnológica”.
Por videoconferência, a diretora do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) em Goiás falou sobre o projeto que visa aproximar empresas e estudantes por meio de estágios.
Cases de sucesso
Ao longo do evento, o analista Jorge Luiz apresentou um painel com empresários e cases de sucesso. Entre eles estavam representantes das empresas Geocampo, Germinax e Shimitzu. As diretoras das empresas Geocampo e Germinax, Bárbara Naves e Natália de Carvalho, destacaram como ampliaram a visão de negócios e a capacidade de atendimento de suas empresas.

Natália contou que, com o apoio de consultores e colaboradores experientes, consegue expandir as operações. “Hoje, somos referência em análises laboratoriais, mas isso só foi possível com muito aprendizado e resiliência. Nosso trabalho é contribuir para o avanço da agricultura, sempre buscando inovação”, destacou.
Bárbara e Natália, além de irmãs, são parceiras nos negócios e no empreendedorismo, além de serem parceiras do Sebrae Goiás. As empresárias, além de compartilharem suas experiências empreendedoras, destacaram a importância de conscientizar os produtores sobre análises técnicas no agronegócio.

Tadeu Shimitzu, fundador da Shimitzu Fertilizantes, reforçou o compromisso da empresa com a sustentabilidade e inovação. Ele incentivou estudantes e empresários a valorizarem o tempo e investirem em ações que realmente agreguem valor. “Não se distraiam com coisas que não somam. Não percam seu tempo com coisas que realmente não agregam valores. O foco é essencial no mundo do empreendedorismo e agronegócio”, salientou.
O empresário destacou sua missão de desenvolver tecnologias sustentáveis para o agronegócio. Ele enfatizou a importância de promover soluções biológicas e sustentáveis, que reduzam a poluição ambiental e aumentem a produtividade de forma sustentável. “A sustentabilidade é o futuro do agronegócio. Trabalhamos para oferecer tecnologias que melhorem a produtividade, sempre com responsabilidade ambiental”, afirmou.
A cerimônia foi finalizada com a entrega de certificados às empresas parceiras, como a 7LM, Germinax Laboratório e Sementes AKSO Construtora, Geo Campo, reconhecidas por contribuírem com a qualificação técnica e com o desenvolvimento do município.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106
Na Regional Entorno do DF/Nordeste | Posse: Agência Entremeios Comunicação / Renato Feitosa – (61) 99947-1248
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn