Em Goiás, o Sebrae conta com 12 agências de atendimento, mantém convênios com 95 Salas do Empreendedor e com 11 pontos de Atendimento com Parceiro (PAP). A partir desse mês, outros nove municípios serão contemplados pela “Caravana Empreender Com Você”, uma ação que prevê estender os serviços da instituição, alcançando todas as regiões do Estado.
A primeira cidade atendida foi Edéia (120 km de Goiânia). Com população de 12.559 habitantes (IBGE/2021) e 304 empresas ativas (IBGE/2020), o município montou uma grande estrutura na Praça do Coreto para receber a ação do Sebrae. A iniciativa teve a parceria da prefeitura local, Câmara de Vereadores, FAEG Jovem e do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do município.
A Caravana também contou com a participação do coral do Projeto Culturaliza e com a apresentação da peça teatral ‘A Loja – Um show de Atendimento’. A peça teve como objetivo mostrar de forma lúdica, divertida e criativa várias situações que acontecem no dia a dia das empresas. Foram abordados temas como qualidade no atendimento, como fidelizar o cliente, como adequar o atendimento de acordo com o perfil do cliente, postura do vendedor, as vantagens de ser um vendedor proativo, conhecimento técnico dos produtos e serviços, capacidade de se comunicar e como as empresas podem lucrar mais com vendedores qualificados.
A presidente da Câmara Municipal, Gillene Fernardes, ressaltou a importância do evento para as pessoas que pretendem ter um negócio, mas vivem em situação informal, ou para aqueles que precisam melhorar seus empreendimentos já formalizados. Ela lembrou que houve a aprovação recente de uma lei para dar um tratamento diferenciado aos donos de pequenos negócios, inclusive com a abertura da Sala do Empreendedor. Gillene, que é proprietária de um salão de festas, também aproveitou a oportunidade para buscar orientação para gerir o seu estabelecimento.
Já a vereadora Talita Lemes, que é responsável por organizar uma feira de artesanato algumas vezes ao ano, ao perceber a vontade das mulheres feirantes de participarem da Caravana, conseguiu mobilizar 15 barracas para o evento, uma oportunidade para vender alimentos e produtos artesanais. “Muitas ficaram interessadas em entender o que é ser um microempreendedor individual. E o Sebrae veio trazer esse tipo de informação”, frisou.
Segundo o coordenador da Regional Sudoeste do Sebrae, Adriano Gonçalves, Edéia é uma cidade bem planejada e cuidada pela administração municipal. “Proporcionamos toda uma estrutura de consultorias, treinamentos e oficinas, orientando potenciais empreendedores”, ressaltou. A equipe de consultores do Sebrae também teve a missão de visitar o comércio local a fim de entender o que o empresário necessitava. “Fizemos o convite para que os donos de negócios participassem do evento e da peça teatral ‘A Loja”, completa o gerente.
Ampliar mercado
O proprietário da Sampaio Gás, Paulo Henrique Alves, foi um dos empresários atendidos pela Caravana. Ele queria melhorar a agilizar a entrega do produto. Depois de ser orientado pelo consultor do Sebrae, ele decidiu que irá utilizar um carro-móvel plotado com o nome da empresa. “Dessa forma, é possível ter uma entrega com mais rapidez e ainda fazer a divulgação da empresa”, explicou.
Bruna Pires, da Gotas de Vida, empresa de óleos essenciais voltados para o bem-estar e saúde, avaliou como positiva a experiência de falar com um consultor. Ela foi orientada a participar de oficinas, movimentar as redes sociais e controlar o fluxo de caixa. “Por meio da Caravana pude ter um maior contato com o empreendedorismo, já que eu abri o MEI faz um mês. Então estou engatinhado”, avaliou.
Guilherme Cirilo de Figueiredo também procurou atendimento, em nome do irmão, Judson Cirilo de Figueiredo, que quer montar uma pequena indústria de molhos de pimenta, pimenta em conserva e geleia de frutas. Como Judson estava na fazenda, Guilherme não perdeu a chance de conversar com o consultor Josimar Fernandes de Lima, que orientou que a empresa precisa também de um Selo de Inspeção Municipal (SIM) para que o local seja aprovado de acordo com as regras da Vigilância Sanitária, assim como a rotulagem e o estudo de tempo de prateleira (que determina o tempo de validade do produto). “Mostramos também os benefícios do registro da marca, da identidade visual, do marketing em redes sociais, e outros produtos que o Sebrae possui no portfólio que proporciona mais segurança ao empreendedor”, explicou o consultor.
Informações sobre como formalizar o negócio, qual o melhor modelo de empresa, como emitir notas foram algumas dúvidas de Guilherme. “Com os consultores aqui na caravana, foi mais fácil ter uma ideia do passo a passo que é preciso seguir para que a empresa dê certo. Isso é importante para nós do interior, porque teríamos que nos deslocar para Rio Verde para obter essas primeiras informações”, contou Guilherme.
Mobilização de empreendedores
Outra empresária presente foi Elisângela Fernandes, que fornece marmitex e pizza. Ela, inclusive, quer abrir um restaurante e, por isso, foi procurar um consultor para obter mais conhecimento. “Nossa meta é ter um estabelecimento e precisamos de uma coisa mais firme e sólida. Fui informada que é necessário ter capital de giro. Preciso planejar o que vender no mês para ter rendimento e conseguir pagar meus funcionários, gás, energia e aluguel”, disse.
Mais um usuário participante foi João Marques Pires, que possui uma empresa de alimentação a Central Lanches e Pizzaria 2 há quase 30 anos em Edéia. Apesar da experiência obtida durante anos de trabalho no mesmo tipo de comércio, ele teve, em 2015, uma consultoria do Sebrae e fez o curso “Sei controlar meu dinheiro”. Ele guarda até hoje as apostilas e pratica o que aprendeu. “Tenho controle 100% do que acontece na minha empresa. O fluxo de caixa, o estoque, o que está vendendo mais, o que não adianta colocar na prateleira, os boletos a pagar”, ressaltou.
Ele contou com orgulho que treina cada funcionário que entra na empresa. “Graças a esse curso, eu passei pela pandemia sem me endividar porque eu sabia direitinho o que podia gastar e como manter o negócio sem fechar as portas”, explicou. Ele reforçou que todos os comerciantes deveriam procurar pelo Sebrae para ter orientação porque, segundo ele, informação correta é o que mantém negócios.
Até o mês de novembro, a ‘Caravana Empreender Com Você’ percorrerá os municípios de Campinorte, Bom Jesus, Matrinchã, Vila Boa, Anápolis, Abadiânia, Goiânia e Hidrolândia.
*Colaborou Adrianne Vitoreli
Informações para a imprensa
Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2263 / 99456-2491
Na Regional Sudoeste | Rio Verde: Valério Delfino / Agência Entremeios Comunicação – (64) 99211-9284
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn