ASN GO
Compartilhe

Como se preparar para superar este momento de crise?

Atendimento será feito de forma online ou central de atendimento
Por Dener Rafael, de Goianésia
ASN GO
Compartilhe

      Neste momento de crise mundial devido à pandemia provocada pelo novo coronavírus o Sebrae tem se mostrado o grande parceiro do empreendedor brasileiro, inclusive orientando-os de como devem se preparar para superar este momento de crise.

      Uma boa estratégia para as micro e pequenas empresas que estão com pouco movimento ou que estão sendo obrigadas a fecharem as portas para evitar aglomeração, é direcionar esse tempo livre para capacitar empresários e equipes. “São mais de 100 cursos gratuitos na plataforma www.ead.sebrae.com.br Os cursos podem ser escolhidos por áreas de interesse, abrangem diversas táticas de gestão e objetiva a melhoria de serviços e atendimento, bem como visa fortalecer a empresa e auxiliar no seu crescimento sustentável. Além de gratuitos, ofertam material exclusivo e emitem certificação”, alerta a analista Eliene Campos do Sebrae Goiás, Regional Noroeste.

      Outras medidas indicadas pelo Sebrae para minimizar os impactos aos pequenos negócios é fazer uma previsão das despesas da empresa para os próximos 60 ou 90 dias. Assim será possível priorizar aquelas fundamentais para a operação do negócio. “É importante também procurar ajustar suas despesas de acordo com a situação, evitando qualquer despesa que não seja extremamente necessária e negociando um aumento nos prazos de pagamento dos seus compromissos com fornecedores e instituições financeiras”, orienta Eliene.

      Adotar medidas que permitam aumentar faturamento também é de suma importância, como, fazer promoções de produtos que estão há muito tempo em estoque, oferecer serviços de entrega para manter o nível de compra dos clientes, diversificar e ampliar as formas de pagamento, ou até mesmo implementar uma estratégia de marketing digital, com o uso das redes sociais. Ressalta-se aqui também, a importância em fazer a gestão do fluxo de caixa da empresa para não corre o risco de não ter dinheiro para pagar seus compromissos.

Informações para a imprensa:

No Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2236 / 2252 / 99456-2491

Na Ideorama Comunicação em Anápolis: Dener Rafael – (62) 98124-7487