Ser um profissional da educação é uma jornada desafiadora e recompensadora que exige não apenas dedicação ao ensino, mas também atenção especial à própria saúde mental. Portanto, em um mundo repleto de desafios e incertezas, a resiliência é uma habilidade essencial. Esse foi o tema central de uma palestra ministrada em Bom Jesus de Goiás, na sexta-feira (23), para professores, coordenadores e diretores da rede municipal de ensino, pela consultora do Sebrae Rita de Cássia Martins.
Como o professor pode trabalhar as competências socioemocionais com estudantes através do “Emocionário”, que é uma solução da Educação Empreendedora. Uma coletânea de vídeos sobre as competências socioemocionais produzida pelo Sebrae Goiás, por meio do Programa Educação Empreendedora, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), para ser usada por escolas públicas e privadas que atuam com o ensino fundamental, anos iniciais e finais.
Rita disse ainda que uma mente saudável permite que os professores estejam mais presentes e engajados em sala de aula, isso porque quando a qualidade do ensino é aprimorada e os educadores estão emocionalmente equilibrados acontece uma conexão mais profunda com os alunos. “Vale ressaltar que antes de trabalhar as competências emocionais dos alunos é preciso saber como vocês estão emocionalmente”,
Além disso, a consultora também falou sobre as softs skills que são as habilidades voltadas para o comportamento, como a capacidade de interação social e inteligência emocional, ligadas diretamente à personalidade e à experiência de vida de um indivíduo.
Mas o ponto máximo da palestra foi os cuidados com a saúde mental, sendo uma forma de valorizar a própria vida e carreira. “Sentir-se bem consigo mesmo não apenas beneficia o indivíduo, mas também eleva a qualidade do trabalho desempenhado em sala de aula”, exaltou.
De acordo com a secretária de educação do município, Edilamar Oliveira, cerca de 80 profissionais da educação participaram do evento. “Ao reconhecer a importância do bem-estar emocional dos professores, estamos investindo não apenas em indivíduos saudáveis, mas também na construção de uma educação mais empática e sustentável”, concluiu.
Um próximo encontro vai acontecer em maio deste ano para que seja feita uma abordagem direta dos vídeos da coletânea “emocionário”.
Informações para a imprensa
Na Regional Sul | Caldas Novas: Agência Entremeios Comunicação / Tauana Schetini – (62) 99269-3604
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn