ASN GO
Compartilhe

Conecta Norte impulsiona rede de atendimento ao empreendedorismo no Norte de Goiás

Iniciativa da instituição reúne agentes da Sala do Empreendedor em Porangatu para capacitação, troca de experiências e fortalecimento da rede de apoio aos pequenos negócios
Por Pedro Gomes, de Porangatu
ASN GO
Compartilhe
Evento reuniu colaboradores que atuam nas Salas do Empreendedor da região (Fotos Pedro Gomes)

Com o compromisso de aprimorar o atendimento aos pequenos empreendedores, fortalecer a rede de apoio nos municípios do Norte Goiano e preparar o time do Sebrae Goiás para a equipe alcançar os melhores resultados, a instituição realizou na terça-feira (17), em Porangatu, o evento Conecta Norte. A programação foi exposta na Agência Sebrae do município, reunindo os colaboradores que atuam diretamente nas Salas do Empreendedor das cidades da região vinculadas ao Escritório Regional.

O evento teve como objetivo capacitar os agentes locais, fomentar o intercâmbio de experiências e alinhar estratégias que contribuam para o desenvolvimento dos pequenos negócios. Durante todo o dia, os participantes tiveram acesso a conteúdos voltados à melhoria da comunicação, qualificação do atendimento e implantação de boas práticas e reconhecimento institucional.

A jornada incluiu momentos interativos, oficinas e palestras com enfoque prático. Pela manhã, os participantes do Conecta Norte foram convidados a refletir sobre o papel estratégico do atendimento nas Salas do Empreendedor, durante a palestra ministrada pela consultora Adriane Pires e o consultor Rubens Lima. Ambos destacaram que o agente de atendimento é muito mais do que um prestador de serviço: ele é a ponte entre o empreendedor e seus sonhos, alguém capaz de encantar o empreendedor e influenciar diretamente o sucesso de quem busca apoio para crescer.

Adriane Pires reforçou que o agente precisa estar bem preparado, qualificado e motivado para oferecer um atendimento que vá além do básico, entregando soluções eficazes, acolhimento humano e o melhor que o Sebrae tem a oferecer. “Esse profissional tem a missão de abrilhantar o atendimento, motivar e apresentar caminhos possíveis para que o empreendedor concretize seus propósitos”.

No período da tarde, a teoria deu lugar à prática: Adriane conduziu uma oficina voltada à configuração e uso estratégico do WhatsApp Business no atendimento ao público. Com foco total em resultados, os participantes colocaram a mão na massa para aprender a criar mensagens automáticas de saudação, programar respostas de ausência, utilizar etiquetas de organização e ativar respostas rápidas.

O objetivo da oficina foi mostrar como a ferramenta pode ser uma grande aliada na rotina de quem atua nas Salas do Empreendedor, promovendo uma comunicação digital mais eficiente, ágil e personalizada. A oficina foi pensada para facilitar o dia a dia dos atendentes, otimizando o relacionamento com o público e ampliando a capacidade de resposta diante da demanda crescente por informações e orientação.

Participantes tiveram a oportunidade de adquirirem conhecimento e trocar experiências durante as atividades do evento

Integração e participação

Para a atendente Kawany Ghabryelle, da Sala do Empreendedor de Alto Horizonte, que está na função há pouco mais de dois meses, o evento permitiu a interação e a troca de experiências entre os colaboradores e foi fundamental para a aquisição de novos conhecimentos. Ela compartilhou suas impressões sobre a capacitação e destacou a importância da iniciativa para os profissionais que atuam diretamente com os pequenos negócios.

A colaboradora disse que foi a primeira vez que ela participou de evento regional do Sebrae e demonstrou muito entusiasmo com o ambiente colaborativo e com a oportunidade de ampliar capacidade profissional. “Aqui conseguimos ver de perto como é a atuação de outros atendentes e ainda interagir com colegas que normalmente só conhecemos pelo WhatsApp. Hoje estamos tendo a oportunidade de conhecer pessoalmente outras pessoas que atuam na mesma função, trocar experiências e tirar dúvidas. Isso faz toda a diferença”.

Segundo Kawany, os conteúdos apresentados foram relevantes e a forma como os trabalhos foram conduzidos, além de facilitar o entendimento, estimulou a participação de todos participantes. “As palestras foram fantásticas, muito animadas. Os palestrantes são simpáticos e trouxeram uma energia boa e contagiante, ao mesmo tempo em que conseguiam interagir com a gente de forma leve e envolvente”, concluiu.

O gerente da Regional Norte do Sebrae Goiás, André Moura, reafirmou a importância do Selo Sebrae de Referência em Atendimento

Em busca do Selo Sebrae

Durante o evento, o gerente da Regional Norte do Sebrae Goiás, André Moura, destacou a importância do encontro como ferramenta estratégica de qualificação das equipes que atuam nas Salas do Empreendedor da Região Norte do estado. Segundo ele, a iniciativa reuniu representantes de 11 municípios com o objetivo de promover a troca de experiências e a preparação para um dos principais instrumentos de avaliação do serviço prestado ao empreendedor: o Selo de Referência em Atendimento do Sebrae.

“Trouxemos para este evento equipes de cidades que possuem a Sala do Empreendedor. A proposta é fortalecer a capacitação e aprimorar a qualidade do atendimento. Este é um momento de compartilhar boas práticas, revisar abordagens e melhorar o ambiente de negócios local”, explicou André Moura.

Ao comentar sobre a premiação, o gerente regional reforçou o papel da instituição na valorização das salas que mantêm convênios de cooperação. “O Selo Sebrae reconhece as salas que se destacam no atendimento ao empreendedor. É uma premiação que envolve o atendente e o gestor municipal, com troféus e homenagens, valorizando o esforço conjunto por um atendimento mais qualificado e autônomo” completou.

Em relação aos resultados da última edição, André lembrou que três cidades da região foram premiadas. “No ano passado, Porangatu e São Miguel do Araguaia receberam o Selo Bronze, enquanto Minaçu conquistou o Selo Prata. Este ano, a meta é alcançar o Selo Ouro”, concluiu.

A agente de desenvolvimento Aparecida Juvêncio Siqueira, mais conhecida como Cida, participou do Conecta Norte em Porangatu com o entusiasmo de quem já alcançou uma conquista significativa, mas que não pretende parar por aí. Responsável pela Sala do Empreendedor de Minaçu, ela comemorou o Selo Prata de 2024 e já projeta novos avanços para este ano. “Acredito que esse é um momento importante para dar visibilidade às ações de empreendedorismo em Minaçu. É a oportunidade de mostrar que a cidade está ativa, que a Sala do Empreendedor cumpre seu papel, está aberta e atuante”, afirmou Cida.

Os participantes do Conecta Norte

Ela destacou que, além do atendimento direto às micro e pequenas empresas, a Sala de Minaçu desenvolve ações externas voltadas ao fortalecimento da cultura empreendedora local. “Atuamos especialmente com os microempreendedores individuais nas capacitações e no acesso aos serviços em parceria com o Sebrae. Entre nossas ações fora da sala, temos projetos como o ‘Dia Delas’, realizado em março, no mês da mulher, e o ‘Dia Deles’, que estamos organizando novamente para celebrar o mês das micro e pequenas empresas”.

Sobre a conquista do selo, Cida ressaltou o impacto simbólico e prático do reconhecimento para o município e para a equipe. “Foi maravilhoso conquistar o Selo Prata. É um reconhecimento pelo serviço prestado, pelos esforços empenhados. Mas, acima de tudo, é poder levar o nome de Minaçu para um espaço de destaque entre tantas cidades. No ano passado, 87 salas foram premiadas, e Minaçu esteve entre elas, em uma categoria de grande relevância” enfatizou.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106

Na Regional Norte | Porangatu: Agência Entremeios Comunicação / Pedro Gomes – (62) 99342-8991

Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn

  • Porantagu
  • Regional Norte
  • Sala do Empreendedor