
Com o compromisso de aprimorar o atendimento aos pequenos empreendedores, fortalecer a rede de apoio nos municípios do Norte Goiano e preparar o time do Sebrae Goiás para a equipe alcançar os melhores resultados, a instituição realizou na terça-feira (17), em Porangatu, o evento Conecta Norte. A programação foi exposta na Agência Sebrae do município, reunindo os colaboradores que atuam diretamente nas Salas do Empreendedor das cidades da região vinculadas ao Escritório Regional.
O evento teve como objetivo capacitar os agentes locais, fomentar o intercâmbio de experiências e alinhar estratégias que contribuam para o desenvolvimento dos pequenos negócios. Durante todo o dia, os participantes tiveram acesso a conteúdos voltados à melhoria da comunicação, qualificação do atendimento e implantação de boas práticas e reconhecimento institucional.
A jornada incluiu momentos interativos, oficinas e palestras com enfoque prático. Pela manhã, os participantes do Conecta Norte foram convidados a refletir sobre o papel estratégico do atendimento nas Salas do Empreendedor, durante a palestra ministrada pela consultora Adriane Pires e o consultor Rubens Lima. Ambos destacaram que o agente de atendimento é muito mais do que um prestador de serviço: ele é a ponte entre o empreendedor e seus sonhos, alguém capaz de encantar o empreendedor e influenciar diretamente o sucesso de quem busca apoio para crescer.
Adriane Pires reforçou que o agente precisa estar bem preparado, qualificado e motivado para oferecer um atendimento que vá além do básico, entregando soluções eficazes, acolhimento humano e o melhor que o Sebrae tem a oferecer. “Esse profissional tem a missão de abrilhantar o atendimento, motivar e apresentar caminhos possíveis para que o empreendedor concretize seus propósitos”.
No período da tarde, a teoria deu lugar à prática: Adriane conduziu uma oficina voltada à configuração e uso estratégico do WhatsApp Business no atendimento ao público. Com foco total em resultados, os participantes colocaram a mão na massa para aprender a criar mensagens automáticas de saudação, programar respostas de ausência, utilizar etiquetas de organização e ativar respostas rápidas.
O objetivo da oficina foi mostrar como a ferramenta pode ser uma grande aliada na rotina de quem atua nas Salas do Empreendedor, promovendo uma comunicação digital mais eficiente, ágil e personalizada. A oficina foi pensada para facilitar o dia a dia dos atendentes, otimizando o relacionamento com o público e ampliando a capacidade de resposta diante da demanda crescente por informações e orientação.

Integração e participação
Para a atendente Kawany Ghabryelle, da Sala do Empreendedor de Alto Horizonte, que está na função há pouco mais de dois meses, o evento permitiu a interação e a troca de experiências entre os colaboradores e foi fundamental para a aquisição de novos conhecimentos. Ela compartilhou suas impressões sobre a capacitação e destacou a importância da iniciativa para os profissionais que atuam diretamente com os pequenos negócios.
A colaboradora disse que foi a primeira vez que ela participou de evento regional do Sebrae e demonstrou muito entusiasmo com o ambiente colaborativo e com a oportunidade de ampliar capacidade profissional. “Aqui conseguimos ver de perto como é a atuação de outros atendentes e ainda interagir com colegas que normalmente só conhecemos pelo WhatsApp. Hoje estamos tendo a oportunidade de conhecer pessoalmente outras pessoas que atuam na mesma função, trocar experiências e tirar dúvidas. Isso faz toda a diferença”.
Segundo Kawany, os conteúdos apresentados foram relevantes e a forma como os trabalhos foram conduzidos, além de facilitar o entendimento, estimulou a participação de todos participantes. “As palestras foram fantásticas, muito animadas. Os palestrantes são simpáticos e trouxeram uma energia boa e contagiante, ao mesmo tempo em que conseguiam interagir com a gente de forma leve e envolvente”, concluiu.

Em busca do Selo Sebrae
Durante o evento, o gerente da Regional Norte do Sebrae Goiás, André Moura, destacou a importância do encontro como ferramenta estratégica de qualificação das equipes que atuam nas Salas do Empreendedor da Região Norte do estado. Segundo ele, a iniciativa reuniu representantes de 11 municípios com o objetivo de promover a troca de experiências e a preparação para um dos principais instrumentos de avaliação do serviço prestado ao empreendedor: o Selo de Referência em Atendimento do Sebrae.
“Trouxemos para este evento equipes de cidades que possuem a Sala do Empreendedor. A proposta é fortalecer a capacitação e aprimorar a qualidade do atendimento. Este é um momento de compartilhar boas práticas, revisar abordagens e melhorar o ambiente de negócios local”, explicou André Moura.
Ao comentar sobre a premiação, o gerente regional reforçou o papel da instituição na valorização das salas que mantêm convênios de cooperação. “O Selo Sebrae reconhece as salas que se destacam no atendimento ao empreendedor. É uma premiação que envolve o atendente e o gestor municipal, com troféus e homenagens, valorizando o esforço conjunto por um atendimento mais qualificado e autônomo” completou.
Em relação aos resultados da última edição, André lembrou que três cidades da região foram premiadas. “No ano passado, Porangatu e São Miguel do Araguaia receberam o Selo Bronze, enquanto Minaçu conquistou o Selo Prata. Este ano, a meta é alcançar o Selo Ouro”, concluiu.
A agente de desenvolvimento Aparecida Juvêncio Siqueira, mais conhecida como Cida, participou do Conecta Norte em Porangatu com o entusiasmo de quem já alcançou uma conquista significativa, mas que não pretende parar por aí. Responsável pela Sala do Empreendedor de Minaçu, ela comemorou o Selo Prata de 2024 e já projeta novos avanços para este ano. “Acredito que esse é um momento importante para dar visibilidade às ações de empreendedorismo em Minaçu. É a oportunidade de mostrar que a cidade está ativa, que a Sala do Empreendedor cumpre seu papel, está aberta e atuante”, afirmou Cida.

Ela destacou que, além do atendimento direto às micro e pequenas empresas, a Sala de Minaçu desenvolve ações externas voltadas ao fortalecimento da cultura empreendedora local. “Atuamos especialmente com os microempreendedores individuais nas capacitações e no acesso aos serviços em parceria com o Sebrae. Entre nossas ações fora da sala, temos projetos como o ‘Dia Delas’, realizado em março, no mês da mulher, e o ‘Dia Deles’, que estamos organizando novamente para celebrar o mês das micro e pequenas empresas”.
Sobre a conquista do selo, Cida ressaltou o impacto simbólico e prático do reconhecimento para o município e para a equipe. “Foi maravilhoso conquistar o Selo Prata. É um reconhecimento pelo serviço prestado, pelos esforços empenhados. Mas, acima de tudo, é poder levar o nome de Minaçu para um espaço de destaque entre tantas cidades. No ano passado, 87 salas foram premiadas, e Minaçu esteve entre elas, em uma categoria de grande relevância” enfatizou.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106
Na Regional Norte | Porangatu: Agência Entremeios Comunicação / Pedro Gomes – (62) 99342-8991
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn
