Neste sábado (30), mais de seis mil empresários de startups de todo País se encontraram virtualmente para participar de palestras, oficinas, demoday e conhecer cases de sucesso. A 6ª edição do Startup Day foi totalmente on-line e abordou soluções pós-crise provocada pela pandemia do novo coronavírus. Um dos convidados do evento, o fundador e CEO da Sympla, Rodrigo Cartacho, discutiu o tema “Cultura Sólida e Inovação em Ambiente de Extrema Incerteza”.
Rodrigo, que é empreendedor de nascença, já contabiliza sete empreendimentos diferentes na carreira. Após nove anos fora do Brasil, período em que abriu negócios na Espanha e na Hungria, retornou em 2012 para fundar a Sympla.
Antes mesmo de conseguir tanto destaque com sua empresa, morou fora do país, faliu outros negócios, apostou tudo e o resultado veio com o tempo e a perseverança. Ele acredita que todos do meio empreendedor têm que assumir riscos e juntar os ‘cacos’ quando tudo dá errado. No caso da Sympla, Rodrigo já tinha alguma expertise com eventos, o que ajudou o time de sócios no começo.
Rodrigo frisa que o momento é de soluções para o mercado. “A gente precisa entregar uma solução de inovação para os nossos clientes. O cliente precisa de uma plataforma que entregue o nosso produto adaptado ao momento”.
A Sympla precisou se reestruturar nos últimos 45 dias. “Lançamos um novo produto no mercado que integra toda a experiência, desde a compra à finalização do processo. A gente precisa ter a clareza de que todo o nosso ecossistema precisa se fortalecer junto. Inovar, hoje, é uma maneira da gente contribuir para o nosso ecossistema”, diz.
Rodrigo acredita que o momento é de reinvenção. “Infelizmente, é impossível prever o futuro. Precisamos nos reinventar dia após dia, e no presente. Quem trabalha na cadeia criativa dos eventos, precisa se adaptar ao formato on-line. Não é possível prever o retorno dos eventos presenciais, por isso, enxergue o novo formato, o on-line. O próprio conteúdo precisa ser readaptado para o formato do on-line. Não brigue contra o tradicional, mas foque no agora, e agora, o único formato possível é o on-line”, expõe.
Na edição de 2020, o evento contou ainda com diversos temas discutidos como: ecossistema, tecnologia e inovação, marketing e vendas, transformação digital, fomento e crédito.
Mais informações para imprensa
No Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2236 / 99456-2491
Na Ideorama Comunicação em Goiânia: Luiz Carlos Sarlo – (62) 9 9909-8818
