ASN GO Atualização
Compartilhe

Curso ‘Aprender a Empreender Social’ no Distrito de São Jorge ensina a fortalecer negócios de forma sustentável

Ação foi realizada na sede do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, no município de Alto Paraíso de Goiás
Por Renato Feitosa, Alto Paraíso de Goiás
ASN GO Atualização
Compartilhe
O curso foi uma parceria do Sebrae Goiás com a ParqueTur (Fotos Renato Feitosa)

O Sebrae Goiás promoveu, de 02 a 04/09, na sede do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, ao curso “Aprender a Empreender Social”, iniciativa voltada a fomentar o desenvolvimento de pequenos negócios com impacto social na comunidade do distrito de São Jorge, em Alto Paraíso de Goiás, no Nordeste Goiano.

Com duração de três dias, o programa ofereceu mentoria e capacitação prática sobre mercado, gestão e marketing, auxiliando empreendedores locais a compreenderem conceitos fundamentais para estruturar e fortalecer suas atividades.

A abertura contou com a participação da psicóloga e consultora de gestão, marketing, vendas e empreendedorismo Simone Bezzam, que conduziu a primeira oficina com foco na análise de mercado e no comportamento do consumidor. Durante a fala, Simone destacou a importância da observação do cenário competitivo e do entendimento das necessidades do cliente como pilares para a sustentabilidade dos negócios.

“Não dá mais para empreender sem observar o que está ao redor. É fundamental conhecer o mercado, identificar clientes potenciais e compreender com clareza quais necessidades estamos atendendo”, ressaltou a consultora.

Além dos conceitos de mercado, estrutura e componentes, os encontros abordaram princípios de marketing, projeção e acompanhamento de resultados, gerenciamento do fluxo de caixa e fundamentos do empreendedorismo, sempre com uma linguagem acessível e voltada para a realidade local.

Segundo Simone Bezzam, mesmo empreendedores informais podem aplicar métodos de controle e organização simples que facilitam a administração do negócio. “Muitos ainda não têm CNPJ, mas é essencial iniciar uma rotina de controle, mesmo que básica. Isso faz diferença na hora de planejar o crescimento”, disse.

Aprender a Empreender Social fornece capacitações para melhoria dos negócios nas comunidades

O curso “Aprender a Empreender Social” é uma iniciativa do Sebrae em parceria com a ParqueTur, reforçando o compromisso conjunto de fomentar o empreendedorismo sustentável na região da Chapada dos Veadeiros. A ação contou ainda com o apoio local para garantir que empreendedores da Vila de São Jorge pudessem acessar conhecimento, desenvolver seus projetos e alinhar suas atividades às vocações turísticas e ambientais do território.

A capacitação integra os esforços do Sebrae em valorizar o empreendedorismo social e oferecer ferramentas para que comunidades locais possam se desenvolver de forma sustentável, aliando geração de renda à preservação cultural e ambiental.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106

Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178

Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn

  • Aprender a empreender
  • Distrito de São Jorge
  • Regional Entorno do DF/Nordeste