
Na sala iluminada da Escola de Negócios do Sebrae Goiás, os olhos atentos de Elizabeth Dias dos Santos, 76 anos, brilham diante da tela do celular. Enfermeira aposentada, pós-graduada em saúde pública, ela confessa que sempre teve receio de usar aplicativos bancários, fazer compras online ou chamar um carro por aplicativo. Ela e outras 13 pessoas com mais de 60 anos participaram, na noite desta quarta-feira, 16, da segunda turma do curso “Conectados 60+: Compras e Serviços Digitais na Palma da Mão”.
O curso, oferecido gratuitamente pelo Sebrae Goiás, nasceu da percepção de que a geração que cresceu nos anos 1950 e 1960 não acompanhou o ritmo acelerado da transformação digital e com os conhecimentos práticos da aula, eles aprendem a usar os smartphones com mais segurança e independência. Durante o encontro, os participantes mergulham em temas que vão muito além do básico.

Aprendem a configurar senhas fortes e medidas de segurança, instalar e utilizar aplicativos como Uber, iFood e bancos digitais, realizar compras online com confiança, organizar fotos e arquivos no celular e se comunicar por meio de WhatsApp e redes sociais. “A ideia é dar liberdade e confiança para que esse público utilize a tecnologia sem medo”, afirma o professor Leonardo Alves Moreira de Mello. Ele destaca que o curso também ensina a identificar golpes virtuais, um dos maiores temores entre os 60+, e a usar ferramentas digitais para facilitar o dia a dia.
O ambiente na sala de aula é marcado por descobertas e trocas. Cada clique no celular representa uma vitória contra o medo da tecnologia. “Eles chegam inseguros, mas saem confiantes. É bonito ver como se empoderam ao perceber que podem, sim, dominar o celular e se virar sozinhos”, comenta Leonardo. Para muitos, como Elizabeth, o aprendizado significa não depender mais de filhos ou netos para tarefas simples, mas essenciais. “Agora consigo entrar em sites, fazer compras e usar aplicativos com segurança”, celebra.

Mais do que ensinar a usar aplicativos, o Conectados 60+ promove autoestima e protagonismo. “É gostoso ver o engajamento. Coisas que parecem fáceis para nós, para eles são desafios. Mas quando vencem, é uma conquista enorme”, observa o analista da Escola de Negócios do Sebrae Goiás, José Herberton de Lima. O Sebrae Goiás pretende expandir a iniciativa, avaliando os resultados e a satisfação dos participantes. “É um curso gratuito e exclusivo para esse público, e nossa intenção é oferecer novas turmas, sempre com professores preparados para atender às necessidades específicas dos alunos 60+”, conclui.
“Valeu muito a pena. O professor é ótimo, nota 1.000. Ele tem uma didática que transmite segurança e liberdade para que a gente possa aprender. Estou mais independente e não preciso depender sempre dos filhos ou netos que nem sempre estão por perto”, diz Elizabeth. Para ela, participar da segunda turma do curso Conectados 60+ significa aprender tecnologia e conquistar autonomia e segurança em cada toque no celular.
Segundo o analista da Escola, a iniciativa nasceu da percepção de que muitos idosos ainda enfrentam barreiras para acompanhar o ritmo acelerado da transformação digital. “É uma inclusão digital. Eles cresceram em outra época e não tiveram contato com essa tecnologia desde cedo. Hoje, precisam dessa mobilidade e autonomia para o dia a dia”, afirma.

A primeira turma foi um projeto piloto com 10 alunos e essa segunda turma já ampliou para 14, demonstrando a adesão e relevância da proposta. O sucesso da iniciativa mostra que inclusão digital não trata apenas sobre tecnologia, mas sobre dignidade, independência e qualidade de vida. Para Elizabeth, cada aprendizado é uma porta aberta para um mundo novo. E para o Sebrae, cada aluno é prova de que nunca é tarde para se conectar.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106
Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178
Acesse aqui o Site do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn
