ASN GO
Compartilhe

Da arte urbana às grandes fachadas: o grafite como caminho de desenvolvimento profissional e cultural

Convidado a integrar uma ação do Sebrae Goiás, Ramon Andrade teve uma de suas imagens usadas na capa do caderno que faz parte do Kit 2026 da instituição
Por Camila Melo, de Luziânia
ASN GO
Compartilhe

Natural de Luziânia (GO), Ramon Andrade, conhecido artisticamente como Ramon Phanton, construiu ao longo de mais de uma década uma trajetória marcada pela persistência, criatividade e pela transformação da arte urbana em um caminho sólido de desenvolvimento profissional. Sua história é um exemplo de como o talento aliado à dedicação pode gerar oportunidades, ampliar horizontes e fortalecer a identidade cultural de uma região.

Com o amadurecimento profissional, Ramon passou a expandir sua produção para além dos muros. A arte urbana abriu portas para a arte digital, pintura em tela e o desenvolvimento de produtos autorais, como camisetas e itens personalizados. Em 2024, estruturou a comercialização desses produtos por meio de uma loja virtual, em parceria com amigos, ampliando suas fontes de renda e fortalecendo sua marca artística.

Apesar da diversificação, o grafite segue como seu principal foco. A arte urbana proporcionou experiências antes inimagináveis, como viagens nacionais e internacionais e a participação em projetos de grande escala. Um dos marcos mais recentes de sua carreira foi a realização de uma pintura na lateral de um prédio de cinco andares em São Paulo, viabilizada por meio de um edital público, uma meta pessoal que simboliza o reconhecimento de sua trajetória. Com raízes firmes em Luziânia, cidade para onde se mudou ainda criança, Ramon faz questão de levar o nome do município e do Entorno do Distrito Federal por onde passa. Para ele, sua trajetória também é uma forma de mostrar o potencial artístico da região, rica em manifestações culturais e talentos que merecem visibilidade e incentivo.

O artista Ramon Phanton e as criações feitas para o KIT anual do Sebrae Goiás (Fotos: Camila Melo)

A relação com o Sebrae surge como mais um reconhecimento dessa caminhada. Convidado a integrar uma ação institucional, uma de suas artes ilustra o caderno quer faz parte do KIT 2026 do Sebrae Goiás. Ramon destaca a surpresa e a importância desse momento para sua trajetória como artista urbano. “Foi uma surpresa muito grande receber esse convite. Às vezes a gente não tem noção do alcance do próprio trabalho, e quando uma instituição como o Sebrae reconhece e valoriza a arte urbana, isso mostra que o que a gente constrói nas ruas também é visto como algo profissional e relevante. Saber que meu trabalho, que nasce em Luziânia, pode circular por todo o estado de Goiás é muito significativo e me deixa muito feliz”, afirma.

Trajetória artística

Hoje, com cerca de 13 anos de trajetória artística, Ramon segue construindo sua carreira passo a passo, ampliando sua presença no cenário regional e nacional, e reforçando a importância da cultura, da arte urbana e do empreendedorismo criativo como vetores de transformação social e econômica.

Ramon desenha desde a infância e sempre esteve conectado à cultura hip-hop e ao grafite. Em 2013, teve seu primeiro contato efetivo com a pintura nas ruas, ao iniciar parcerias com a artista local Raquel Bravo. No começo, atuava como auxiliar, contribuindo com preenchimentos e detalhes, enquanto aprendia na prática as técnicas do grafite. Foi nesse processo que nasceu o interesse em aprofundar-se na arte urbana.

Na época, Ramon cursava Engenharia Civil, conciliando estudos, trabalho e, nos finais de semana, a pintura nas ruas. Esse período de transição durou até o final de 2015, quando decidiu trancar o curso e encerrar sua atuação na área da construção civil para se dedicar integralmente ao grafite. A decisão marcou um ponto de virada em sua vida profissional e pessoal.

Ainda em 2015, Ramon viveu sua primeira experiência fora do estado, ao participar de um evento de grafite em Aracaju (SE). A vivência ampliou sua visão sobre o alcance da arte urbana e fortaleceu sua escolha profissional. Já em 2016, começaram a surgir os primeiros convites remunerados para pinturas, quando ele passou a enxergar o grafite também como um mercado de trabalho.

Com uma trajetórioa de 13 anos, Ramon Phanton reforça a importância da cultura, da arte urbana e do empreendedorismo criativo como vetores de transformação social e econômica

Em 2018, Ramon foi aprovado no vestibular para o curso de Artes Visuais em uma universidade pública, retomando um sonho que havia sido interrompido. Paralelamente aos estudos, seguiu participando de eventos e ampliando sua atuação artística. Nesse mesmo período, teve sua primeira experiência internacional, participando de um evento no Chile, o que consolidou ainda mais sua trajetória no cenário artístico.

Hoje, com cerca de 13 anos de trajetória artística, Ramon segue construindo sua carreira passo a passo, ampliando sua presença no cenário regional e nacional, e reforçando a importância da cultura, da arte urbana e do empreendedorismo criativo como vetores de transformação social e econômica.

-

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106

Na Regional Entorno do DF/Nordeste | Luziânia: Agência Entremeios Comunicação / Camila Melo (61) 9151-5974

Acesse aqui o Site do Sebrae Goiás.

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn
.

  • Arte Urbana
  • Grafite
  • Sebrae Goiás