ASN GO
Compartilhe

Dia de Campo de Guarinos tem apoio produtores que investem em genética na pecuária

Evento teve participação do Sebrae com a apresentação de resultados de experimentos em propriedade rural
Por Pedro Gomes, de Guarinos
ASN GO
Compartilhe
O evento contou com a participação de produtores e estudantes (Fotos Pedro Gomes)

Produtores rurais da Região do Vale do São Patrício e estudantes do IF Goiás, campus Ceres, participaram na quinta-feira (8) de um Dia de Campo na zona rural do município de Guarinos. O foco do encontro foi mostrar para a comunidade rural o experimento dos proprietários da Fazenda Sindi Caraíbas, os resultados positivos alcançados com o experimento da raça Sindi, originária do Paquistão que tem se adaptado às condições climáticas e às exigências da pecuária no Brasil. O trabalho conta com apoio do Sebrae Goiás.

A criação da raça foi iniciada na propriedade de 50 hectares há cerca de três anos e começou com apenas três fêmeas e atualmente já são mais de 70 cabeças de gado da espécie. A produtora Raquel Thomé Bastos destacou que a escolha estratégica pela raça Sindi em sua propriedade foi devido à rusticidade, docilidade e alta fertilidade dos animais.

A agropecuarista Raquel Thomé Bastos que atualmente está com 70 cabeças de gado da raça Sindi

Raquel explicou que ela e o esposo, Wildebram Ferreira Bastos, decidiram investir na multiplicação de fêmeas puras de origem (PO) e em cruzamentos com raças Nelore e Jersey. Eles buscavam maior produtividade tanto na carne quanto no leite. Desde o início da atividade, o trabalho na propriedade tem sido respaldado por técnicas avançadas, como a fertilização in vitro, viabilizada com o apoio técnico do Sebrae Goiás.

A agropecuarista falou da parceria nesses três anos com a instituição, por meio dos programas Sebraetec e Sebrae em Campo, o que assegurou acesso a consultorias fundamentais para os negócios, principalmente nas áreas de administração e gestão da propriedade. Isso possibilitou a utilização de ferramentas de reprodução assistida, com a seleção de matrizes de alto desempenho, o que acelerou o melhoramento genético do rebanho.

“O Sebrae foi fundamental para o sucesso dessa nossa atividade, pois viu o que a gente não conseguia ver. O apoio dos técnicos fez toda a diferença para nós. Com a realização desse Dia de Campo aqui na fazenda, o Sebrae está mais uma vez sendo do nosso lado, sendo o nosso braço direito, desta vez nos ajudando no sentido de inspirar outras pessoas a estruturarem a produção em suas propriedades”, ressaltou Raquel Bastos.

O gerente regional do Sebrae, André Moura, falou do sucesso da produção na propriedade

O gerente do Escritório Regional do Sebrae Goiás, André Moura, participou do Dia de Campo e garantiu que o experimento da raça Sindi na propriedade da Raquel já é um sucesso confirmado. “A prova disso é a qualidade do rebanho, atraindo compradores e consolidando a iniciativa como uma referência. Nós estamos aqui neste Dia de Campo atendendo ao convite dos próprios produtores rurais, um evento grandioso que tem a participação de diversas entidades técnicas, promovendo conhecimento, troca de experiências e celebrando os avanços alcançados”, pontuou André Moura.

O evento contou com palestras de especialistas sobre a produção pecuária

Palestras

A técnica de registro da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Mariana Alencar, que foi uma das palestrantes do evento, destacou o potencial da raça Sindi, que já está presente no Brasil há mais de 60 anos. Segundo a especialista, a raça possui dupla aptidão, podendo ser utilizada tanto para a produção de carne quanto de leite. “Ela desmama bezerros com 180 kg e produz de 5 a 6 kg de leite por dia”, afirmou.

Mariana ressaltou o crescimento da raça no país, com aumento anual superior a 15% nos últimos cinco anos. Ela também considerou acertada a escolha da Fazenda Sindi Caraíbas, pela raça, e destacou a rusticidade e a adaptação ao cerrado. “Foi um recurso genético interessante para carne e leite em sistema a pasto”, disse.

Mariana Alencar, da ABCZ, comentou sobre o potencial da raça Sindi

Em comparação ao Nelore, Mariana explicou que, embora os volumes populacionais sejam diferentes, o Sindi apresenta boa precocidade sexual e pode alcançar 21 a 22 arrobas aos 30 meses. Por fim, destacou a importância do manejo de pastagem. “O criador tem que ser agricultor de pasto, investir em genética e potencializar sua produção”, esclareceu.

Quem também proferiu palestra no Dia de Campo foi o médico veterinário Antônio Renato Pacheco, da Pacheco Consultoria de Goiânia, que destacou a importância do planejamento estratégico para quem deseja investir na pecuária. Segundo ele, é fundamental conhecer as condições reais da propriedade antes de iniciar qualquer atividade. “Muitas vezes a propriedade não tem aptidão para o que o produtor deseja, então é preciso fazer um diagnóstico prévio e direcionar as ações com base nisso”, explicou.

O médico veterinário Antônio Renato Pacheco destacou a importância do diagnóstico prévio na propriedade, que dá direcionamento ao produtor

O palestrante ressaltou que o sucesso de um empreendimento agropecuário depende de fatores como estrutura, fluxo de caixa, investimento inicial e planejamento de médio e longo prazo. Ele exemplificou a diferença entre começar com bezerras, o que demanda mais tempo e investimento, e adquirir bois magros para engorda, o que oferece retorno mais rápido. “É preciso montar essa indústria para ela funcionar e gerar lucro”, afirmou.

Sobre o projeto desenvolvido na fazenda visitada, Antônio Pacheco elogiou a iniciativa como um exemplo de ciência aplicada ao campo. Para ele, o Brasil tem evoluído graças à contribuição de instituições como a Embrapa, universidades, Sebrae, Senar e empresas privadas. “O agro brasileiro é ciência pura. O Brasil está condenado a dar certo, desde que os empresários façam a coisa certa”, concluiu.

Autoridades presentes

O prefeito de Guarinos, Jjunio Antônio Barbosa, o vice-prefeito, Flávio Junio Almeida Oliveira, e o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Walter Sales dos Santos, participaram do Dia de Campo. “Guarinos é uma cidade com forte vocação agropecuária, e é um prazer apoiar iniciativas como essa do doutor Wildebram com a raça Sindi. Sabemos que desenvolver uma genética nova é desafiador, mas é assim que fortalecemos o rebanho e a economia local”.

O gestor municipal disse que a prefeitura trabalhado para dar suporte ao produtor na recuperação das estradas após o período de chuvas, para garantir o escoamento da produção e o transporte de insumos. “Também temos contado com o apoio do Sebrae, que tem sido um parceiro importante no desenvolvimento do agronegócio, da cultura e do turismo em nosso município, que é rico em recursos ainda pouco explorados”, disse o prefeito.

Os gados da raça Sindi foram o destaque do Dia do Campo

O vice-prefeito aprovou a iniciativa do Dia do Campo. “É uma atitude louvável trazer esse evento para a nossa região, apresentando uma genética praticamente inédita por aqui, que é a do gado Sindi. Trata-se de uma raça dócil, que se adapta bem ao nosso solo e tem bom desenvolvimento mesmo sendo criada apenas a pasto, sem suplementação”, disse Flávio.

Já o secretário avaliou que a iniciativa é muito relevante para o município. “Trazer uma nova genética como a do gado Sindi representa desenvolvimento e geração de conhecimento. Nossa região é tradicionalmente voltada para o gado Nelore, mas apresentar essa nova raça à comunidade pode abrir novas possibilidades e contribuir significativamente para o avanço da pecuária local”, explicou.

O pecuarista Eduardo Henrique, dono da Fazenda Asa Branca, no Distrito Federal, vice-presidente da ABCZ, participou do evento e já cria a raça Sindi há 30 anos. “Minha escolha pela raça Sindi tem raízes familiares. Meu pai era paraibano e tinha relação próxima com um dos maiores criadores da raça no Brasil, o senhor Pompeu Borba. Foi através dessa amizade que recebemos os primeiros animais como presente e começamos a criação. A avaliação é extremamente positiva. No início, havia pouca procura, mas nos últimos 20 anos profissionalizamos a atividade e hoje posso afirmar com segurança: falta animal para atender à demanda dos compradores”, avaliou.

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106

Na Regional Norte | Porangatu: Agência Entremeios Comunicação / Pedro Gomes – (62) 99342-8991

Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn

  • guarinos
  • Sebrae em Campo
  • Sebraetec