
Em uma semana que se comemora o Dia do Churrasco, nesta quinta-feira (24), nada melhor que uma carne com qualidade para marcar um encontro com os amigos. Com a relevância que a carne brasileira tem, conforme demonstrou em 2024 a rede americana CNN, que considerou o churrasco do país um dos melhores do mundo, os estabelecimentos comerciais que trabalham com esse tipo de produto tem procurado se especializar cada vez mais e oferecer uma experiência única na compra da carne ideal para as necessidades do cliente.
Um bom exemplo dessa qualidade está na loja Oficina da Carne, em Aragarças, em que a proprietária Fabiana Silva dos Santos diz que os detalhes fazem a diferença de seu atendimento. “Nossos produtos são embalados a vácuo para manter por mais tempo o sabor da carne e suas propriedades. Também temos nossa caixa personalizada para dar mais conforto ao nosso cliente para transportar sua carne”, explicou Fabiana. A proprietária lembra ainda participou do Empretec e diz que o Sebrae tem feito toda diferença em seu empreendimento já que não tem formação administrativa.

“Fiz o Empretec pelo Sebrae de Barra do Garças, no Mato Grosso. O Sebrae é sempre um impulso. Você participar de alguma palestra ou formação, principalmente pra mim que não tenho a área administrativa e financeira, e isso faz toda a diferença no desenvolvimento da sua empresa”, diz.
Fabiana recorda ainda que fez um curso de atendimento ao público também no Sebrae, só que em Aragarças. “Nesse curso, inclusive, levei metade da minha equipe para participar. Também participei de um curso de Inteligência Artificial e do programa Start Sebrae. Estou sempre em busca de conhecimento para inovar nos processos da minha empresa”, afirma.
Recomeço
Há 31 anos em Aragarças, a Oficina da Carne começou com a pai de Fabiana, o Leonésio, conhecido na cidade por Léo. Porém, por falta de mão de obra e a oportunidade de abrir novos investimentos, o açougue se manteve fechado por um ano.
Foi quando Fabiana, há oito anos, resolveu retomar o negócio da família e reabrir a Oficina da Carne. “Esse foi o momento mais desafiador do meu empreendimento. Recomeçar. Tive que retomar a confiança da clientela, porque, quando estava fechado, os clientes procuraram outros lugares para comprar, mas hoje conquistei meu espaço e já tenho uma clientela fidelizada”, finalizou.

A empreendedora ressalta também que o Sebrae auxiliou para que ela enxergasse melhor seu negócio. “Com esses cursos e consultorias pude visualizar de uma maneira mais clara meu empreendimento. Ainda mais no meu caso que o açougue é um negócio de família que a gente mesmo não sabe dar valor na estrutura que tem. Eu sempre digo que a palavra empreendedor, empreendedora, é nova. Porque os meus pais, eles sempre se apresentavam e sempre foram apresentados como comerciantes. Então, é assim que eu me enxergava, como comerciante. E, na verdade, não tem isso. Todo mundo é empresário, tem as mesmas responsabilidades fiscais e financeiras e movimentamos a nossa economia local. O Sebrae fez eu entender a importância do meu estabelecimento para a minha cidade”, comenta.
Fabiana destaca que seu empreendimento entrega qualidade e um atendimento personalizado para seus clientes e que isso faz toda a diferença. Esse modo inovador e preocupado com a satisfação do cliente é um dos conselhos que a empreendedora dá para as pessoas que pretendem investir em algum negócio, além de entender o operacional da sua empresa. “No início, é primordial que você esteja na operação, que você conheça e saiba como funciona. O início realmente é desafiador e difícil, então tem que ter perseverança. Não adianta querer resultado imediato. Tem que ter paciência”, explica.
Instagram: @oficinadacarnegoias
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106
Na Regional Oeste | São Luís de Montes Belos: Agência Entremeios Comunicação / Carla Gomes – (64) 99900-8603
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn